O temido Turnover
O Turnover é um dos indicadores mais importantes dentro da área de Recursos Humanos, isso porque ele controla a movimentação de entrada e saída nos quadros da empresa o que, por sua vez, torna-o também um dos mais complexos.
Partindo desta perspectiva, entende-se que a missão do RH é desenvolver ações capazes de reter profissionais que possuem habilidades, perfis e necessidades diferentes, e mantê-los motivados a continuar na organização.
Os principais motivos da ocorrência do Turnover estão relacionados a:
- Desmotivação com remuneração,
- Líderes autoritários,
- Falta de benefícios e oportunidades.
Saúde organizacional como investimento estratégico
As ações isoladas dentro das empresas não surtem mais efeitos e para manter o desempenho constante dos funcionários, faz-se necessário investir na saúde organizacional como ação estratégica.
A saúde organizacional está relacionada ao bem-estar dos colaboradores de uma maneira geral, cuidando do desenvolvimento das equipes, desempenho e performance, qualidade de vida, educação corporativa, políticas de incentivo, ou seja, toda e qualquer ação de melhoria dentro do ambiente profissional.
Benefícios não funcionais
Dizem que o trabalho é a nossa segunda casa, mas eu diria que é a nossa primeira, uma vez que passamos a maior parte do dia no trabalho, e para que possamos ser mais produtivos precisamos de um ambiente laboral adequado.
O erro geralmente ocorre quando as empresas, pensam em investir em benefícios em que o funcionário consegue acessar somente fora do expediente, tais como: parcerias com academia, instituições de ensino, cultura, lazer e planos de saúde.
Uma vez que passamos a maior parte do tempo trabalhando, se torna cansativo e desgastante sair do trabalho e realizar um curso ou até mesmo ir para a academia e aos finais de semana precisamos dividir o tempo entre as pendências pessoais e o descanso.
Desta forma, seguem algumas estratégias que podem ser adotadas dentro da organização:
Educação corporativa
Como citado anteriormente, realizar um curso pós o expediente pode ser desgastante. O ideal é que as empresas invistam em uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento dentro do ambiente corporativo, com plataformas e-learning, programas de mentoria, treinamento com foco em reskilling e upskilling.
Automação de processos
Muitas vezes os funcionários saem da empresa por sentirem que suas habilidades não estão sendo aproveitadas, passando a maior parte do tempo realizando atividades repetitivas. A automação pode facilitar a rotina de um departamento, dando a oportunidade ao colaborador de focar em projetos estratégicos.
Plano de carreira bem estruturado
A maioria das empresas possuem um plano de carreira, mas pecam na criação de métricas, fazendo com que o colaborador fique perdido em como avançar na carreira dentro da organização. Além disso, um plano de carreira deverá estar devidamente alinhado com um plano de cargos e salários.
Escola de líderes
Já ouviu a frase: “As pessoas pedem demissão de seus chefes e não das empresas”? Pois é, a maioria dos desligamentos estão relacionados a dificuldades com a gestão. O desenvolvimento de líderes capacita os colaboradores para exercerem um cargo de liderança, trabalhando os aspectos técnicos e comportamentais.
Psicóloga e Palestrante | Especialista em Saúde Mental
Coautora do livro Heróis da Saúde
Redes Sociais
Instagram: @psicologa_lyliansilva
Facebook: @psicologalyliansilva
Referências
- CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. Editora Atlas 11 ed. 2020.
- LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. Editora Atlas 1999.
- TAVARES, S. (2001). Vinculações dos indivíduos às organizações. In J.M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano. Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGrawHill.
* Coautora do livro "Heróis da Saúde".
-> Redes Sociais:
Instagram: @psicologa_lyliansilva
Facebook: @psicologalyliansilva
- Por que saúde geriátrica é importante? - 18 de agosto de 2022
- Inteligência emocional - 18 de julho de 2022
- Amor e relacionamentos - 3 de junho de 2022