Redução do Turnover: Dicas para você que trabalha no setor de recursos humanos

Redução do Turnover: Dicas para você que trabalha no setor de recursos humanos

O temido Turnover 

O Turnover é um dos indicadores mais importantes dentro da área de Recursos Humanos, isso porque ele controla a movimentação de entrada e saída nos quadros da empresa o que, por sua vez, torna-o também um dos mais complexos.

Partindo desta perspectiva, entende-se que a missão do RH é desenvolver ações capazes de reter profissionais que possuem habilidades, perfis e necessidades diferentes, e mantê-los motivados a continuar na organização. 

Os principais motivos da ocorrência do Turnover estão relacionados a:

  • Desmotivação com remuneração,
  • Líderes autoritários,
  • Falta de benefícios e oportunidades. 

Saúde organizacional como investimento estratégico

As ações isoladas dentro das empresas não surtem mais efeitos e para manter o desempenho constante dos funcionários, faz-se necessário investir na saúde organizacional como ação estratégica. 

A saúde organizacional está relacionada ao bem-estar dos colaboradores de uma maneira geral, cuidando do desenvolvimento das equipes, desempenho e performance, qualidade de vida, educação corporativa, políticas de incentivo, ou seja, toda e qualquer ação de melhoria dentro do ambiente profissional.

Benefícios não funcionais 

Dizem que o trabalho é a nossa segunda casa, mas eu diria que é a nossa primeira, uma vez que passamos a maior parte do dia no trabalho, e para que possamos ser mais produtivos precisamos de um ambiente laboral adequado. 

O erro geralmente ocorre quando as empresas, pensam em investir em benefícios em que o funcionário consegue acessar somente fora do expediente, tais como: parcerias com academia, instituições de ensino, cultura, lazer e planos de saúde.  

Uma vez que passamos a maior parte do tempo trabalhando, se torna cansativo e desgastante sair do trabalho e realizar um curso ou até mesmo ir para a academia e aos finais de semana precisamos dividir o tempo entre as pendências pessoais e o descanso. 

Desta forma, seguem algumas estratégias que podem ser adotadas dentro da organização:

Educação corporativa 

Como citado anteriormente, realizar um curso pós o expediente pode ser desgastante. O ideal é que as empresas invistam em uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento dentro do ambiente corporativo, com plataformas e-learning, programas de mentoria, treinamento com foco em reskilling e upskilling.

Automação de processos 

Muitas vezes os funcionários saem da empresa por sentirem que suas habilidades não estão sendo aproveitadas, passando a maior parte do tempo realizando atividades repetitivas. A automação pode facilitar a rotina de um departamento, dando a oportunidade ao colaborador de focar em projetos estratégicos.

Plano de carreira bem estruturado 

A maioria das empresas possuem um plano de carreira, mas pecam na criação de métricas, fazendo com que o colaborador fique perdido em como avançar na carreira dentro da organização. Além disso, um plano de carreira deverá estar devidamente alinhado com um plano de cargos e salários.

Escola de líderes

Já ouviu a frase: “As pessoas pedem demissão de seus chefes e não das empresas”? Pois é, a maioria dos desligamentos estão relacionados a dificuldades com a gestão. O desenvolvimento de líderes capacita os colaboradores para exercerem um cargo de liderança, trabalhando os aspectos técnicos e comportamentais.

Lylian Santos e Silva 

Psicóloga e Palestrante | Especialista em Saúde Mental 

Coautora do livro Heróis da Saúde

Redes Sociais 

Instagram: @psicologa_lyliansilva 

Facebook: @psicologalyliansilva 

Referências 

  1. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. Editora Atlas 11 ed. 2020. 
  2. LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. Editora Atlas 1999. 
  3. TAVARES, S. (2001). Vinculações dos indivíduos às organizações. In J.M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano. Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGrawHill.
Lylian Santos e Silva
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