CarreiraDesenvolvimento pessoal

Faça seu tempo render mais com essas dicas imperdíveis

Um dos maiores desafios da vida moderna trata-se da gestão do tempo. Temos muitas atividades para realizar, compromissos a cumprir e imprevistos a superar. Nem sempre conseguimos realizar as tarefas no momento em que desejamos. Acumulamos muitas tarefas e desafios.

Então, precisamos nos reorganizar.

Uma adequada gestão do tempo pode nos trazer a sensação de que somos pessoas produtivas. Você chega ao final do dia com aquela sensação de “missão cumprida”.

Isso faz com que você renove seu ânimo para enfrentar os desafios do dia seguinte com boa disposição. Você tem conseguido cumprir com os seus principais compromissos ou sente-se esgotado? Você está com algo atrasado e com aquela sensação de que não vai conseguir dar conta de tudo que você precisa fazer?

Esses costumam ser sinais de que você pode aprimorar sua gestão do tempo para ter uma vida mais plena e tranquila.

Desenvolver novos hábitos costuma ser um grande desafio. A seguir, você encontra uma série de dicas práticas que podem facilitar esse processo de renovação dos seus velhos hábitos para que você inicie um novo ciclo cheio de realizações em sua vida.                                                                                                                                                    

O planejamento é fundamental 

Para dar conta de suas atividades e manter um bom nível de qualidade de vida, experimente as seguintes dicas:

  • Faça um planejamento escrito das tarefas que pretende realizar no seu dia incluindo aquelas de rotina (comer, dormir, tomar banho, etc).
  • Tenha, no máximo, 5 prioridades a serem cumpridas por dia. De preferência, organize-se com 3 metas diárias.

Quando surgir um imprevisto, consulte sua agenda para verificar quais são suas prioridades antes de decidir como resolver algo que não estava no seu planejamento. Além disso, preste atenção no seu ambiente. Procure fazer suas tarefas em um ambiente que facilite você ficar concentrado nelas. Por exemplo, estude em um ambiente silencioso.

Comece o quanto antes

Adiar o início de uma atividade estratégica pode atrapalhar o bom aproveitamento do seu tempo. Parar de procrastinar é fundamental.

Comece dando o menor passo possível na direção daquilo que você tem como objetivo. Por exemplo, se seu objetivo for emagrecer, um pequeno passo seria já começar a fazer uma lista com os alimentos saudáveis que você precisa comprar.

Persista no seu foco

Quando você sentir que está faltando ânimo para terminar ou continuar alguma tarefa, lembre-se que, para manter-se fazendo uma atividade difícil ou chata, você pode pegar um papel e listar nele os benefícios que terá ao cumprir sua meta. Deixe esse papel visível e retome a leitura dele quando vier um desânimo.

Comemore as pequenas conquistas

Pense em se dar pequenas recompensas como fazer um passeio legal depois de terminar uma tarefa chata. O importante é que a recompensa seja algo que te interesse de verdade. Assim, o seu esforço de finalizar a tarefa e cumprir seu objetivo será justamente recompensado.

Além disso, lembre-se de fazer intervalos quando a tarefa for longa e de se recompensar a cada etapa cumprida.

Automatize

Em um mundo cada vez mais moderno, podemos aproveitar a tecnologia a nosso favor. Por exemplo, você já experimentou programar o seu despertador de forma fixa para não ter que configurá-lo toda noite antes de dormir?

Outra possibilidade é colocar suas contas fixas para pagamento em débito automático, caso você se sinta confortável com essa opção. Será que não existem outras formas de você evitar retrabalho?

Utilize as suas fontes de apoio 

A ideia de pedir ajuda para alguém pode parecer simples na teoria, mas é difícil de implementar para algumas pessoas. Será que você está dividindo bem seus compromissos com outras pessoas?

Não tem nada que você poderia delegar para outra pessoa? Será que outras pessoas gostariam de lhe ajudar ou saberiam fazer o que você faz de uma maneira mais eficiente? Experimente delegar tarefas que possuem baixo impacto negativo caso não sejam executadas como você esperava.                                                                                                                                          

Analise a sua própria forma de gerir o tempo

Para acompanhar como você toma as decisões sobre o seu tempo, é fundamental ter um registro de como foi o seu dia.

Antes de dormir, retome suas anotações e analise em que momentos você poderia ter aproveitado melhor seu tempo.

  • O que fez com que você se distraísse?
  • O que demorou mais do que o esperado para você fazer?
  • Quais foram os tipos de imprevistos que aconteceram?
  • Será que esses acontecimentos podem vir a se repetir?

Se sim, você pode incluí-los no seu futuro planejamento para que não haja novos imprevistos semelhantes.

Refletir continua sendo importante

Às vezes, ficamos com a impressão de que reservar um tempo para pensar na nossa própria forma de agir vai atrasar a realização de outras tarefas que também consideramos importantes.

No entanto, permitir-se ter um momento para reavaliar sua trajetória facilita que sejam encontradas novas alternativas para antigos problemas. Será que não existem aplicativos que poderiam lhe ajudar a organizar suas tarefas e seu tempo?

Busque uma fonte de inspiração

Para o aprimoramento da nossa capacidade de gerir o tempo, existem diversos aspectos que precisam ser considerados tais como nossos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Além disso, o contexto em que nos inserimos possui papel relevante na construção de uma nova rotina. Das pessoas próximas a você, quem possui uma gestão do tempo que você admira? Quem seria essa pessoa que consegue conciliar vários compromissos e ter uma vida saudável e satisfatória? E se você pudesse se inspirar nessa pessoa e conversar com ela sobre esse assunto?

Qualidade de vida

Uma boa gestão do tempo torna nossos esforços mais eficazes, pois permite que façamos mais atividades e de uma forma melhor utilizando menos tempo. O que você faria se tivesse mais tempo livre?

Você cuidaria mais da sua saúde? Aproveitaria mais o tempo com a sua família? Iniciaria um hobby? Viajaria mais?

Ter mais tempo livre abre infinitas possibilidades de realização pessoal.

Algumas vezes, desejamos uma mudança, mas não sabemos muito bem como começar. Se a gestão do tempo é um tema que te interessa, saiba que a psicologia possui diversas ferramentas práticas para que você desenvolva essa habilidade.

Com apoio e orientação profissional, você se sentirá confiante para fazer as mudanças desejadas. Assim, sua vida será muito mais produtiva e agradável.                                                                       

Gabriela Ballardin Geara
Últimos posts por Gabriela Ballardin Geara (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar