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É permitida a realização de consultas psicológicas ou atendimentos psicológicos de forma online
O novo termo usado é consulta psicológica ou atendimento psicológico, por ser prática exclusiva do psicólogo.
O que é atendimento psicológico ou consulta psicológica?
Entende-se por consulta ou atendimento psicológico “o conjunto sistemático de procedimentos, por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas do qual se presta um serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos individuais e grupais”, o que inclui a psicoterapia.
*Agora o número de sessões passou a ser ilimitado.
Você também pode assistir o nosso Webinar falando da nova resolução aprovada pelo CFP.
Consultas e atendimentos psicológicos de diversos tipos de maneira síncrona e assíncrona estão permitidos.
Atendimento síncrono
Psicólogo(a) e paciente se comunicam em tempo real, seja por chat ou por videoconferência
Atendimento assíncrono
Psicólogo (a) e paciente não interagem ao mesmo tempo, como no caso da terapia por email.
O processo seletivo pode ser feito através das tecnologias de comunicação.
A supervisão técnica de psicólogos pode ser feita de forma online
É possível utilizar instrumentos psicológicos devidamente regulamentados
É possível utilizar instrumentos psicológicos devidamente regulamentados e com parecer favorável do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI) para a aplicação online, com padronização e normatização específica para tal finalidade.
O psicólogo não pode realizar atendimentos fora do país, é necessário que o IP (documento de identificação da internet) seja Brasileiro.
Também é vetado o atendimento online em situações de violência e violação de direitos, deve-se encaminhar para o presencial.
Situações em que o estado mental do indivíduo esteja alterado e represente risco atual e significativo de morte ou injúria para o paciente ou para terceiros.
Exemplos: Risco de suicídio, ou elevada agitação psicomotora /agressividade.
Desastre é quando um evento ocorre (acidentes, catástrofes) causando algum dano (humano, material ou ambiental).
Nesses casos não é indicado o atendimento psicológico via internet.
O psicólogo é responsável pela segurança e sigilo durante a consulta
Se o paciente gravar e divulgar o material da consulta, o psicólogo será responsável pela quebra do sigilo dos dados, correndo o risco de sofrer medidas disciplinares por parte do CRP.
É de total responsabilidade do psicólogo a escolha das ferramentas que serão usadas para a execução da consulta, criptografia de dados e armazenamento dos documentos.
É importante que todos os dados do paciente sejam armazenados de forma segura.
Por isso, salvar arquivos no seu próprio computador sem criptografia pode ser perigoso.
Como diminuir os riscos e realizar atendimentos de forma segura?
Plataformas como do Psicologia Viva proporcionam sigilo e segurança por terem tecnologias e selos de segurança que garantem a privacidade dos dados.
Exemplos de selos de segurança - Não atenda em plataformas que não possuem
Registro documental das sessões através de prontuário de atendimento do paciente (pode ser feito físico, mas a sugestão é ser feita de forma eletrônica).
Guarda de documentos elaborados (laudo, atestado, etc) conforme resolução específica.
Para o atendimento online é possível enviar o documento para o paciente de forma digital desde que tenha uma assinatura com certificação digital.
Ficha de avaliação inicial (anamnese).
Contrato de prestação de serviço entre psicólogo e paciente.
Contrato de atendimento (se o paciente não assinar o termo a consulta não estará habilitada).
Para pacientes brasileiros que vivem fora do país o atendimento é permitido, desde que seja feito um contrato específico para o expatriado deixando claro que quaisquer desavenças serão resolvidas no Brasil segundo a legislação Brasileira.
Também é fundamental nesse caso a certificação digital da assinatura do contrato.
Para menores de 18 anos é necessário o termo de autorização para o atendimento psicológico online de menores assinado por pelo menos um dos responsáveis, se possível os dois.
Como ter acesso a uma assinatura digital?
Existem plataformas como o Psicologia Viva, que disponibilizam a possibilidade da assinatura digital mediante a contrato sem necessidade de um token físico.
Todo profissional de psicologia que pretenda atender pelos meios de tecnologia de comunicação e informação precisará se cadastrar no CFP e obter a aprovação para a prática através do site:
https://e-psi.cfp.org.br/
Tutorial do CFP de como se cadastrar no e-psi
Para a aprovação é necessário:
Estar com a inscrição do CRP ativa
Estar com o pagamento das anuidades em dia, inclusive de anos anteriores
Não pode ter pendências ou processos éticos, técnicos ou administrativos
Preencher a proposta de prestação de serviços psicológicos no e-psi, fundamentando sua proposta de serviços
Aceitar o termo de orientação e declaração para prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias de comunicação e informação, no e-psi.
Estar no Brasil e possuir IP brasileiro
O psicólogo irá realizar atendimentos estando fisicamente no Brasil.
Ter domínio de estratégias terapêuticas adequadas para o ambiente online
É preciso se preparar para o atendimento online, pesquisar, estudar ou fazer um curso.
Realizar o registro documental das sessões e guardar as cópias dos documentos elaborados
Na hora do cadastro do site e-psi é necessário fundamentar a sua proposta de serviço
Nesse texto será avaliado se o psicólogo tem domínio técnico e teórico para exercer o atendimento online.
Se o psicólogo sabe relacionar a prática psicológica com a tecnologia.
O intuito dessa fundamentação é justamente saber quais ferramentas e técnicas serão utilizadas pelos profissionais em seu atendimento online.
Vale lembrar que se o conselho regional reprovar seu cadastro, devido a algo que não ficou claro ou por falta de informação, você receberá orientações para refazer a proposta de serviços.
Caso haja discordância sobre o parecer do CRP o psicólogo poderá recorrer da decisão junto ao CFP.
*TICs é a sigla que o CFP usa para prestação de serviços psicológicos através de tecnologias de comunicação e informação, ou seja, o atendimento psicológico online por meio de tecnologias.
Prática fundamentada pela ciência
Respeito à Legislação do país (Marco civil da internet)
Respeito aos parâmetros éticos da profissão
Quer começar a atender online? Comece pela maior plataforma de atendimento psicológico online da América Latina:
Faça tudo pela nossa plataforma
Sistema de agendamento e pagamento virtual integrado, fácil e simples de usar.
Segurança em primeiro lugar
Possuímos diversos selos de segurança, os dados da sessão são encriptados e armazenados em sigilo.
Deixe a parte técnica e chata com a gente!
O Psicólogo irá se preocupar mais com a qualidade do atendimento e menos com a infraestrutura.
Está difícil crescer sozinho(a)?
Temos especialistas em atendimento online que irão lhe ajudar a construir uma carreira sólida.
Temos visto muitos psicólogos e estudantes com dúvidas sobre a nova resolução. Desenvolvemos esse guia totalmente fundamentado na Resolução nª 11/18 do CFP sobre atendimento online.
Compartilhe esse guia para que mais pessoas tenham conhecimento e disseminem informações verdadeiras.
Se você tiver qualquer dúvida, também pode contar com nossa ajuda, basta enviá-la para contato@blog.psicologiaviva.com.br.
Iremos responder todas as suas dúvidas!
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