Desenvolvimento pessoalEstilo de vida

Resoluções de Fim de Ano: 5 dicas para lidar melhor com as metas!

Quando chegam as festividades de fim de ano, o que isso nos remete? Festas, presentes, comemorações, e também o famoso momento de traçar as metas para o ano novo que vem: novos objetivos, projetos, alcançar aquele emprego desejado, entre outros. São as chamadas Resoluções de Fim de Ano!

Pode acontecer de ser pequenas listas, como também vários objetivos, não importa: chega esse momento e vem essa sensação de que vai dar certo agora.

Mas o que muda exatamente do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro? O que muda para começar algo na quarta, ao invés de segunda-feira? Qual é a diferença entre um dia para o outro, o que há de tão especial nisso?

Bem, essas datas têm muita relação com rituais de passagem, que são momentos culturais que envolvem realizar alguma celebração ou reflexão sobre isso. Datas como Natal ou Fim de Ano vêm com essa sensação de um novo começo, pois como alguns ciclos têm um começo, meio e fim, para surgir novos, essas datas acabam se destacando para fazermos exatamente isso: fechar uma etapa para começar uma nova.

Mas já pensou que não existe data certa para alcançar suas metas? E como realmente fazer com que as metas sejam alcançadas?

Veja algumas dicas que podem ajudar você a alcançar as metas que você deseja, desapegando um pouco da ideia de que precisa fazer isso apenas na virada do ano, ou quando vier o primeiro dia da semana. Vamos lá!

Primeira dica: ser generoso com você e com o seu tempo.

Cada pessoa pode ter um tempo de desenvolvimento, sendo assim, ninguém é igual a ninguém. Por isso, é necessário respeitar o seu tempo para alcançar algo.

Dessa forma, se alguém tem uma meta parecida com a sua e, em pouco tempo, já a alcançou e você não, isso não significa que você não vai conseguir – significa que cada um consegue no seu tempo e na sua maneira.

Outra questão importante é gerenciar as suas metas: fazer várias promessas sem saber por onde começar, e muitas vezes começando pela mais difícil, pode desanimá-lo. Tentar iniciar pela meta mais simples pode ser uma boa ideia para você já ver um resultado e continuar motivado para outras metas, cada uma no seu tempo.

Segunda dica: pequenas metas para chegar na principal.

Você já viu um corredor que alcança uma maior distância em pouco tempo? Será que ele aprendeu a correr assim de um dia para a noite, sem precisar de horas de treino, de dedicação, de começar a praticar um quilômetro, para depois conseguir correr mais? Assim precisamos olhar para muitas metas.

Planejar pequenas metas e como realizá-las, a partir de pequenas conquistas, será mais fácil de alcançar com êxito o seu principal objetivo.

Assim, quando for colocar em prática as suas metas, é interessante pensar que vai ser um processo, mas que em cada degrau, você vai chegar onde precisa. Assim o caminho pode ficar mais tranquilo.

Terceira dica: comemore essas pequenas conquistas!

A partir das pequenas metas que você criou, conseguiu concluir alguma? É legal comemorar por você, pois é a sua conquista!

Por isso, sendo importante pra você, celebre, fique feliz, pois de pequenas conquistas, virão as grandes. Levou dedicação, esforço, e elas merecem ser valorizadas.

Quarta dica: fazer por você!

Veja se o que quer realizar é importante para si mesmo, e não seja uma “moda” no momento ou algo que os outros prezam por realizar. Essa meta tem que fazer sentido pra você, e não para o outro. Assim, pode fazer muito mais fundamento para realizá-lo quando estiver relacionado a sua personalidade e autoconhecimento.

Quinta dica: não precisa esperar o melhor dia para começar – Transforme as Resoluções de Fim de Ano em Resoluções de Ano Todo!

Como diria um ditado já conhecido, “antes feito do que perfeito”. Não é um dia que fará diferença para sua meta, e sim começá-la e colocá-la em sua rotina. Não precisa esperar segunda-feira para começar aquela atividade física que você tanto tem vontade, por exemplo. Pode começar hoje, sendo ela bem planejada.

Assim, o mais importante sobre as metas é que elas podem começar quando você quiser, sem precisar esperar o momento certo para isso, pois todos os dias são, exatamente, o momento certo para cuidar e fazer o melhor para o seu desenvolvimento e evolução.

Você sabia que um psicólogo pode te auxiliar nesse desenvolvimento? Conheça os profissionais credenciados no Psicologia Viva agora mesmo!

____________________

REFERÊNCIAS

https://open.spotify.com/episode/3FnK9r6NR9j6lUXLRNtCPO?si=UYyo8S4JT7eTgRo0DzMqeQ

https://open.spotify.com/episode/1oJhrmDoRNczSuJOFFPKJK?si=YdbV2ZxnSwiJtxHTMSFsKw

https://open.spotify.com/episode/0McqeI8iwIHcqK2y1fF26N?si=c30wHIChQrmmHq-YiTOf-g

Psicologia Viva

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar