Como promover a saúde emocional dos seus filhos

saude emocional dos filhos
Como promover a saúde emocional dos seus filhos

As crianças são o nosso futuro e promover a saúde emocional infantil é função de todos.

O lar familiar é, na maioria dos casos, o lugar onde acontece as primeiras interações sociais das uma criança. As fases infantis são períodos de desenvolvimentos físicos, emocionais e cognitivos.

Em cada uma das fases tudo é novo e a criança passa por um processo de adaptação até se sentir segura para ir para a próxima fase.

Crianças que não possuem vínculos seguros nos primeiros anos têm um risco maior de desenvolverem significativos problemas mentais, transtornos de conduta e dificuldades de aprendizagem.

Pais, além de priorizar a saúde física, devem estar atentos para a saúde mental dos seus pequenos também. Aqui vai algumas dicas de como promover a saúde emocional do seus filhos:

Pais cuidem da sua saúde mental

Para proporcionar um ambiente saudável e seguro para as crianças é preciso que os pais estejam em dia com sua saúde mental.

É natural que no ambiente familiar aconteçam algumas situações problemáticas e a forma como os adultos reagem a essas situações faz toda a diferença no clima familiar.

Lembrem-se, a família é um espelho para a criança, se você tem dificuldades em lidar com problemas ou com o estresse diário, acalme-se e reflita antes de qualquer atitude que traga alguma experiência ruim para os seus filhos.

É importante pontuar que ninguém nasce pai ou mãe, esses papeis são construídos de acordo com seu contexto e história de vida. Se você tem dificuldades em exercê-los procure orientação psicológica!

Valide os sentimentos do seu filho

Faz parte da educação familiar ensinar as crianças a expressarem suas emoções de forma auto regulada. É normal que a criança se frustre quando seus desejos não são atendidos, e mais normal ainda é que ela se sinta triste e chore com isso, acolher a criança nesse momento é muito importante para o seu desenvolvimento emocional.

Não a peça para engolir o choro e nem desmereça o que a levou a chorar. Permita que a criança se expresse e ofereça sua presença para caso ela queira falar sobre isso.

Não minta ou esconda seus sentimentos, pais são seres humanos e faz parte da vida passar por momentos de tristeza, raiva, estresse e impaciência.

Seja sincero e aprenda a expressar esses sentimentos de forma que as crianças compreendam que esses sentimentos existem e que eles passam também. Assim como em momentos felizes, os celebre-os e compartilhe com os pequenos.

Chame sua criança interna para brincar com seu filho

Crianças gostam de brincar, criar, inventar, descobrir! Resgate memórias da sua infância e divida esses momentos com seus filhos.

Pais, criem o hábito de sempre dedicar tempo para fazer o que as crianças gostam e os estimulem a ser criança, a infância é um direito delas!

Lucyla Keisa de Carvalho Silva
Últimos posts por Lucyla Keisa de Carvalho Silva (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.