Caminhos para o cuidado em saúde mental de pessoas LGBT+

Caminhos para o cuidado em saúde mental de pessoas LGBT+

O Ministério da Saúde lançou um documento sobre a Política Nacional de Saúde Integral de LGBT (2013), relacionando a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero com o processo de sofrimento e adoecimento decorrente do preconceito e do estigma social

Esse estigma é determinante de uma desigualdade social onde alguns grupos sociais são desvalorizados e outros valorizados de forma discriminatória, “vinculando o estigma às características culturais e aos sistemas de poder, definindo grupos e/ou indivíduos que passam a ser socialmente excluídos” (PARKER, 2012).

No Brasil, temos vivido um período de instabilidade política e social, onde algumas conquistas da população LGBT+ vêm sendo ameaçadas pela onda de conservadorismo, o que contribui muito para o aumento de vivências de sofrimento, transtornos de ansiedade e depressão e, até mesmo, risco de suicídio

Estresse de minorias

Entendemos como minorias o grupo que, quando comparado a um outro grupo, apresenta uma série de prejuízos em decorrência do estigma que lhe é associado. São os estresses advindos de uma vida inteira de não-aceitação, rejeição, discriminação, estigma e violência.

Há diferença entre estressores cotidianos e estressores específicos. Os cotidianos não dependem de uma posição de vulnerabilidade social, são todo evento que afeta o organismo, mas que não está relacionado à sua condição de minoria. Já os estressores específicos do grupo que estamos abordando aqui, pessoas LGBT+, estão relacionados à dificuldades de lidar com a própria sexualidade (podendo levar à homofobia internalizada), ao desenvolvimento de expectativas de rejeição e à ocultação da orientação sexual (Meyer, 2003).

O estresse crônico de fingir ser algo que não se é, conflitos familiares e toda a homotransfobia afetam e podem dificultar que a pessoa se sinta confortável com o seu existir. Isso contribui para a maior vulnerabilidade em relação à saúde física e mental, se comparados com a população cis e heterossexual.

Fatores de proteção

As redes de apoio social e afetivo possibilitam a ressignificação de situações dolorosas e promovem a construção conjunta de soluções e empoderamento de grupos sociais. 

São mantidas por laços afetivos – tem a ver com as relações que a pessoa estabelece ao longo da vida. Essas relações podem influenciar de forma significativa o seu desenvolvimento e bem-estar pessoal. 

De acordo com The Trevor Project, para um jovem LGBT+, só a existência de um adulto próximo que o aceite e acolha diminui em 40% a chance de uma tentativa de suicídio. 

A qualidade da relação familiar também pode ser um fator a contribuir para a saúde mental de pessoas LGBT+, pois a aceitação familiar está relacionada a maiores níveis de autoestima e suporte social, e está negativamente ligada à depressão, abuso de substâncias e ideação suicida. 

O apoio da própria comunidade LGBT+ também é essencial para essas pessoas: os sentimentos de proximidade a um grupo estão associados a níveis mais altos de bem-estar  e menores prejuízos na saúde mental, pois a pessoa se vê representada e acolhida por outras, tendendo a se reconhecer com mais conforto.

Para além dos suportes externos, também é preciso abordar os fatores de ordem individual, que podem funcionar como fatores de risco ou de proteção: características da identidade de minoria, valência e importância da orientação sexual.

Mantenha sua agenda sempre cheia!

Algumas consequências da exposição à homofobia social e cultural

Você já percebeu que em nossa sociedade a tendência é ver a heterossexualidade como norma para as pessoas em geral, como a forma certa de viver a sexualidade? 

Adrienne Rich, a partir dos anos 80, passou a chamar de “heterossexualidade compulsória” essa ideia ou sensação de que ser heterossexual é o “certo”. Desde cedo temos contato com a ideia de que relacionamentos entre homens e mulheres são o destino mais possível e esperado. 

Este modo de encarar a sexualidade nega e invisibiliza outras possibilidades e formas de vivê-la, encaixa tudo o que desvia da heterossexualidade como vivência marginalizada, estabelecendo um sistema de violência a todos os LGBT+. 

A falta de acolhimento e validação em relação à orientação sexual de uma pessoa pode gerar um não reconhecimento ou negação da própria imagem e forma de ser, que pode acarretar comprometimento na autoestima e qualidade de vida.

Por isso, é muito importante que esse assunto seja cada vez mais destabulizado, que possamos oferecer cada vez mais espaço para escuta e acolhimento. Devemos estar atentos ao sinais de sofrimento intenso nas pessoas que nos rodeiam e procurar ajuda profissional se for preciso! 

Encontre um psicólogo


Referências Bibliográficas:

  1. MANN, C. G. Saúde Mental da População LGBTQIA+: lutando contra estigmas e preconceitos. CENAT. Disponível em https://blog.cenatcursos.com.br/saude-mental-da-populacao-lgbtqia-lutando-contra-estigmas-e-preconceitos/#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20documento,preconceito%20e%20do%20estigma%20social. Acesso em 15 fev. 2021.
  2. Petry AR. Meyer, DEE. Transexualidade e heteronormatividade: algumas questões para a pesquisa. Textos &Contextos. 2011 [acesso em 15 fevereiro 2021]; 10 (1):193-198. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7375/6434
  3. Parker, R. Intersecções entre estigma, preconceito e Discriminação. In: Monteiro, S. e Vilella, W. (organizadores). 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2012.
  4. PAVELTCHUK, Fernanda de Oliveira; BORSA, Juliane Callegaro. A teoria do estresse de minoria em lésbicas, gays e bissexuais. Rev. SPAGESP,  Ribeirão Preto ,  v. 21, n. 2, p. 41-54, dez.  2020 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702020000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  fev.  2021.
  5. RICH, A. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas – Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, 27 nov. 2012. Acesso em 15 fevereiro 2021. Disponível em https://www.cchla.ufrn.br/bagoas/v04n05art01_rich.pdf
Marine Moreth Moreira
Últimos posts por Marine Moreth Moreira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.