Desenvolvimento pessoal

O Self nosso de cada dia: a importância da autoestima

A necessidade de autoestima

A necessidade de autoestima é inerente a todo ser humano e seu processo inicia-se desde a infância até a maturidade. A autoestima é ensinada pela comunidade em que vivemos, desenvolvendo-se num contexto social.

Autoestima e personalidade

Autoestima é um dos principais construtos da personalidade. Está alicerçada na imagem (o mais real possível) que a pessoa tem de si mesma – esta imagem é construída e embasada a partir da percepção de como é vista pelas demais pessoas do seu contexto relacional – e como a pessoa se sente e percebe (como realmente é).

O conceito que uma pessoa tem de seu self (que é o autoconceito que a pessoa tem de si mesma, baseada em experiências passadas, estímulos presentes e expectativas futuras) surge das interações com os outros e reflete as características, expectativas e avaliações dos demais.

Neste sentido, o self é uma estrutura essencialmente social, sendo, portanto, desenvolvido na experiência das interações sociais.

Self real x Self ideal

A diferença entre a “imagem de si” (self real) e o “desejado” (self ideal) em um indivíduo levará ao índice de autoestima. Bem como as pessoas que são expostas a ambientes gratificantes em que o próprio sujeito e suas ações são valorizados, haverá uma autoestima real e positiva que denominados no senso comum de autoestima elevada.

Assim, em uma autoestima real e positiva temos um ser seguro e confiante, que visa momentos de felicidade, reconhece suas qualidades/defeitos, não considera-se superior (nem inferior) aos demais, flexível, aberto e compreensivo, apresentando capacidade de superar seus fracassos, estabelecendo relações saudáveis com os demais, sendo crítico, construtivo e coerente consigo e com os outros.

Do contrário, quando as pessoas perdem de vista seu potencial inerente, tornam-se retraídas, rígidas e defensivas, sentindo-se ameaçadas, ansiosas, desconfortáveis e inquietas. Em algum momento, podem perceber que não sabem realmente quem são e o que querem ser.

Então, ao possuirmos autoestima mais positivas e reais, favorecemos nossas relações interpessoais.

A importância das atitudes positivas

Atitudes positivas tomadas cotidianamente podem fortalecer a autoestima, dentre elas podemos citar:

  • Aprender a falar não;
  • Impor limites nas suas relações interpessoais;
  • Evitar relacionamentos abusivos/destrutivos;
  • Ter pensamentos positivos;
  • Ter um hobby;
  • Cultivar amizades;
  • Fazer planejamentos;
  • Cuidar de si mesmo;
  • Não se deixar influenciar por críticas alheias;
  • Aprender com os erros;
  • Entre outros.

O conceito de autoestima

Então, para finalizarmos, podemos conceituar a autoestima como: a avaliação que o sujeito faz de si, ou o valor que o indivíduo atribui a si mesmo. E esta valoração está associada também com o modo como os outros o avaliam.

Relaciona-se ao apreço (estima, amor) que cada qual sente por si mesmo, ou seja, autoestima tem a ver com aquilo que o sujeito fala, pensa, espera de si mesmo relacionando-se com comportamentos, afetos e ideias que o indivíduo terá sobre si e o mundo a sua volta.

Entretanto, para a Psicologia o homem é um ser social e em constante construção. Sujeito de sua própria história e autor de suas transformações. Desta maneira, ensinar os indivíduos a observar seu contexto físico e social, bem como si mesmo, gera autoconhecimento, que constitui condições importantes para que a autoestima real e positiva se desenvolva e se mantenha.

Observe-se! Conheça-se! Valorize-se! Lembrando que a autoestima é de fundamental importância para o indivíduo relacionar-se com os demais na sociedade.

Naiara Antunes de Sousa Dias

Psicóloga Clínica

Naiara Antunes de Sousa Dias

Ei, seja bem-vindo (a) ao meu perfil! Atuo como psicóloga há sete anos. Trabalho com a abordagem Humanista que foca no cliente e visa dar suporte para suas conquistas e desenvolvimento das potencialidades. Tendo como conduta a escuta clínica não-diretiva, prezando pela fala, experiência e autonomia do indivíduo. Experiência na área clínica (individual/grupal), autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, casais entre outros. Público atendido: adultos e casais. Para maiores informações e esclarecimentos estou à disposição: (94)9 9969-4747. Até mais!
Naiara Antunes de Sousa Dias

Últimos posts por Naiara Antunes de Sousa Dias (exibir todos)

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Muito bom os artigos. Sou psicóloga clínica e sempre os indico para meus pacientes. É um espaço muito importante para os que querem “pescar” as informações sérias e seguras no “mar” de conteúdos duvidosos da internet.

    Continuem com o trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar