5 sinais de que alguém possui a síndrome do impostor

5 sinais de que alguém possui a síndrome do impostor

Você já conheceu alguém altamente habilidoso e empenhado, mas que não consegue reconhecer a própria capacidade? Essa pessoa demonstra muita humildade e vive se apoiando em frases do tipo: “eu tive muita sorte”, “só pode ter sido o destino”, “foi Deus que preparou” ou “eu não sou tão bom quanto as pessoas pensam”. Isso pode não se tratar de falsa modéstia e esconder um problema bem mais sério: a síndrome do impostor.

Esse é um quadro muito mais comum do que parece e pode, inclusive, afetar seu desenvolvimentopessoal e profissional. Acompanhe este post e saiba o que é a síndrome do impostor, quais os sinais de que alguém possui essa desordem e como se libertar do problema. Não deixe de ler!

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é uma desordem psicológica que pode afetar pessoas bem-sucedidas de diversas áreas de atuação. Quem possui esse problema não consegue reconhecer suas realizações pessoais e profissionais como fruto de sua capacidade e de seu esforço. Ao contrário disso, credita suas conquistas a outros fatores, como sorte, ajuda de terceiros ou até intervenção divina.

A pessoa com síndrome do impostor experimenta um misto de sentimentos que envolve insegurança, baixa autoestima, complexo de inferioridade, perfeccionismo, apreensão e, principalmente, medo de ser descoberta e exposta, isso porque acredita plenamente que é uma fraude e que sua incompetência será evidenciada a qualquer momento.

Uma das causas possíveis para esse padrão disfuncional de pensamento é o excesso de cobrança do núcleo familiar, desde a infância. Pais que exigem excelente desempenho e são muito críticos em relação às falhas dos filhos podem contribuir para a falta de autoconfiança e para o sentimento de desvalorização das habilidades.

Essa síndrome acarreta um sentimento constante de inadequação, mesmo diante de elogios e reconhecimento externo, e pode evoluir para outros transtornos como ansiedade generalizada e depressão.

Quais sinais indicam essa síndrome?

Diante do medo de serem desmascaradas e apontadas como um fracasso, as pessoas que se sentem impostoras elaboram uma série de mecanismos de defesa para lidar com o sentimento de insegurança e inadequação. Veja agora cinco sinais que indicam a síndrome do impostor.

1. Esforço exagerado

Quando falamos em esforço exagerado, não estamos nos referindo apenas à dedicação e ao trabalho duro, mas à obsessão por mostrar resultados que justifiquem o sucesso e eliminem qualquer tipo de dúvida em relação à capacidade da pessoa.

2. Autodepreciação

Excesso de autocobrança, intolerância às próprias falhas e necessidade de agradar a todos são alguns dos traços das pessoas que se consideram impostoras. Acreditam que não são boas o bastante e que não merecem o sucesso que têm.

3. Medo de exposição

Por medo de ser descoberto, avaliado e julgado, o indivíduo com síndrome do impostor tenta passar despercebido, prefere a discrição e evita exposições. São pessoas que sofrem em silêncio e raramente dividem suas apreensões com alguém, justamente por terem receio de que os outros venham a concordar com sua incapacidade.

4. Procrastinação

As pessoas com essa desordem têm o hábito de adiar tarefas e compromissos, isso porque são perfeccionistas e têm medo de que o resultado de seu trabalho seja insatisfatório e criticado por outros.

5. Autossabotagem

O suposto impostor enxerga o fracasso como algo inevitável e, impulsionado pela alta carga de ansiedade, começa a agir de forma a minar suas próprias conquistas.

Como se libertar desse problema?

Para se libertar da síndrome do impostor, o primeiro passo é reconhecer que esse problema tem prejudicado sua vida e buscar aconselhamento com um bom psicólogo.

Com a ajuda de um profissional qualificado, você conseguirá ter mais autoconhecimento, o que é fundamental para identificar os pensamentos disfuncionais que estão coibindo a sua evolução e a valorização das suas potencialidades.

O acompanhamento psicológico vai ajudar a descobrir quais são seus pontos fortes e talentos para fortalecê-los, assim como respeitar suas falhas e limitações, reformular o pensamento e compreender que ninguém é perfeito.

Aproveite que agora você sabe o que é a síndrome do impostor e, se esse problema estiver afetando sua vida, não hesite: procure ajuda.

Se você gostou do tema abordado neste post, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas atualizações.

—————–
Referência
KAUATI, A. “Síndrome do Impostor.” Enciclopédia da Conscienciologia.(8ª ed., pp. 9.960 a 9.964), Foz do Iguaçu: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) & Associação Internacional Editares (2013).
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.