Como lidar com situações conflituosas sob o olhar da Gestalt-Terapia

Como lidar com situações conflituosas sob o olhar da Gestalt-Terapia

Um pouco sobre situações conflituosas

Ao longo da vida o indivíduo pode passar por diversas situações conflituosas em várias áreas, como na afetividade, na sexualidade, na vida profissional, na vida familiar, nos relacionamentos sociais, dentre outros.

Todavia, torna-se salutar perceber como estas situações se organizam, se o indivíduo vive muitas situações conflituosas, bem como o consumo de energia que o indivíduo “gasta” nas ditas situações.

Pode-se falar que a sociedade constrói ideais de perfeição, no sentido em que as pessoas buscam um modelo ideal que por várias vezes não está em sintonia com suas reais necessidades e suas potencialidades como um todo.

O indivíduo é muitas vezes “tolhido” no sentido de realizar suas potencialidades, ficando também limitado em sua criatividade. Para a Gestalt-terapia, somos voltados à autorealização, porém surgem conflitos quando a pessoa não encontra na sociedade ou no meio um terreno fértil que as faça brotar como indivíduos autênticos.

Para Perls; Hefferline; Goodman (1997) os conteúdos da sociedade são introjetados nos indivíduos sem que haja oportunidade de assimilação saudável, passando este a embotar suas emoções e perder sua vitalidade.

O indivíduo consome de maneira excessiva a energia vital em situações conflituosas podendo, por vezes, ficar muito voltado ao passado ou a um futuro incerto, que também pode ser gerador de ansiedade. Falta a ele o autocontato com o aqui e agora, com o presente.

Assim, o indivíduo vai vivendo com estas situações inacabadas em busca de uma autoregulação organísmica e do equilíbrio em suas emoções como um todo. Diversos sintomas também podem surgir destas vivências, como:

  • Taquicardia,
  • Mãos geladas,
  • Ansiedade,
  • Fobias em geral.

As situações conflituosas mais comuns

Aqui vale destacar algumas situações conflituosas que são bastante comuns, incluindo o momento atual da Pandemia:

  • Dificuldades na vida profissional;
  • Dificuldades na vida familiar;
  • Situações traumáticas não elaboradas em várias áreas da vida;
  • Dificuldades de relacionamento;
  • Timidez excessiva;
  • Dificuldades na afetividade;
  • Doenças físicas que vêm acompanhadas de desconforto psicológico;
  • Medo exagerado de morrer;
  • Dificuldades de adaptação a novas rotinas;
  • Baixa autoestima em várias áreas da vida;
  • Dificuldades na vida de casal;
  • Dificuldades para lidar com a maternidade;
  • Dificuldade de lidar com a ansiedade;
  • Etc.

Como posso utilizar meus recursos para lidar com uma situação conflituosa?

Na Gestalt-terapia é muito utilizado o termo situações inacabadas, que se referem a situações no passado (traumáticas ou difíceis), onde o indivíduo não obteve uma resolução satisfatória para a mesma. O que está “inacabado”, “não-resolvido” pode aparecer através de sintomas como ansiedade e também como uma depressão, por exemplo. Como em muitos momentos pode não estar claro para a pessoa a situação conflituosa, ela pode viver “empacada” em suas experiências, sem dar-se conta de si.

Em um primeiro momento é importante o indivíduo passar por um processo de awareness (tomada de consciência) para que possa ir adiante. É como se o indivíduo vivesse um impasse, onde almeja o crescimento, mas resiste à mudança. Neste primeiro momento ele se dá conta de sua situação conflituosa num processo de awareness e vai trazendo para a psicoterapia sentimentos, pensamentos, sensações corporais e crenças. A pessoa passa a se experimentar e explorar sua história e vivências, a partir da tomada de consciência e do apoio obtido na terapia.

O indivíduo pode trabalhar suas emoções e expressá-las, trabalhar com a imaginação, com fantasias e perceber mais profundamente suas potencialidades. A partir de então, olhando sua verdade existencial, pode refletir os prós e contras de suas estratégias e recursos de enfrentamento para a situação vivida, buscando uma resolução eficiente.

Um exemplo seria uma pessoa que se apresenta com uma timidez excessiva em seu local de trabalho. Ao dar-se conta de suas emoções, experimentar e explorar seus sentimentos e potencialidades, pode perceber que existe outra maneira de expressar-se diante dos demais, tendo em vista ter percebido o que a aflige no ambiente, como as pessoas satisfazem suas necessidades, se há espaço para a mesma satisfazer suas necessidades em equilíbrio com este meio ou não.

Através do autocontato profundo e autodiálogo, num processo de awareness, vai se percebendo e adquirindo autosuporte, podendo utilizar-se de seus recursos da maneira que lhe é possível, cada vez mais consciente de si.

Vale ressaltar que o fechamento de algumas situações inacabadas pode nunca ser totalmente alcançado. Uma pessoa pode ter vulnerabilidades em uma área específica, todavia ela pode assimilar o que foi aprendido, podendo procurar o melhor ajustamento criativo que, segundo Frazão (1999), é a capacidade do indivíduo de interagir com o ambiente na fronteira de contato, adaptando, sempre que necessário, a demanda das necessidades às possibilidades de atendimento do ambiente.

A partir de então, pode seguir adiante com uma abertura para novas experiências.

A psicoterapia como apoio

Segundo Zinker, a vida criativa requer esforço árduo. Os resultados, produtos do trabalho podem ser ou não gratificantes, e mesmo quando não o são, a pessoa ainda tira proveito do processo em andamento.

Em um processo de psicoterapia o indivíduo pode ser ajudado no autodiálogo, onde identifica mensagens negativas que diz para si e é estimulado a construir frases positivas para substituí-las. Também é encorajado a perceber como ele usa os apoios disponíveis, tais como família e amigos, por exemplo. O apoio na relação terapêutica também é de suma importância para lidar com situações conflituosas. Pode-se dizer que o apoio saudável é uma posição de interdependência em que uma pessoa é apoiada em uma situação.

É de suma importância como a pessoa pode cooperar com o ambiente para que haja um apoio mútuo, satisfazendo suas reais necessidades na medida também em que as equilibra com as necessidades do meio.

A psicoterapia é forte aliada no momento em que o indivíduo está vivenciando situações conflituosas, tendo em vista que ele passa por um processo de maior consciência de si, percebendo seu autosuporte e maneiras mais criativas e atualizadas para elaborar tais situações. Um processo único, aonde cada um vai encontrando a sua maneira de “fechar” situações que o afligem, podendo viver novas experiências a partir deste novo aprendizado.

 

Referências Bibliográficas:

Processo criativo em Gestalt-terapia/ Joseph Zinker; (tradução de Maria Silva Mourão Netto).- 2.ed.-São Paulo: Summus,2007.Título original: Creative process in Gestalt therapy.

Técnicas em Gestalt: aconselhamento e psicoterapia/Phil Joyce, CharlotteSills; tradução de Vera Joscelyne.-Petrópolis:Vozes, 2016.

Rayssa Mazza de Castro Alencar
Últimos posts por Rayssa Mazza de Castro Alencar (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.