O trauma de sofrer um assalto na ótica da Gestalt-terapia

O trauma de sofrer um assalto na ótica da Gestalt-terapia

Você já passou pela experiência de sofrer um assalto ou conhece alguém que passou por essa situação? Provavelmente sim. Confira então essas informações.

Sofrer um assalto e o Estresse Pós-Traumático

As consequências desse tipo de situação pode ser o que chamamos de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), a pessoa fica com medo de vivenciar novamente essa experiência negativa que a colocou em uma situação de vulnerabilidade. 

Vamos imaginar a seguinte situação, você está voltando do trabalho, o dia foi extremamente cansativo, e de repente você é abordado por um assaltante que coloca uma arma em sua cabeça e pede todos os seus pertences. 

A sua reação mais imediata é proteger seus bens, entretanto sua vida está em jogo e por mais que tudo que você conquistou tenha importância, sua vida com certeza vale muito mais, e no fim dessa situação você entrega seus bens e fica se perguntando o que poderia ter feito para não perder seus pertences, ou o que você deveria ter feito para evitar essa situação. .

Olhando todo esse contexto, vamos tentar entendê-lo por partes. 

O sentimento de perda

Primeiro, a importância dos seus bens, você lutou para ter o seu celular, notebook e dinheiro, foram meses trabalhando para conquistar suas coisas e do nada isso é tirado de você, o sentimento de perda claramente será grande, algo foi literalmente roubado de você, e lidar com esse sentimento de perda não é nada fácil. 

Na Gestalt-terapia situações intoleráveis não são expressadas, o organismo cria suas defesas – que é a evitação do contato com situações que remetam ao acontecimento, em nosso caso, o assalto. 

O evitar essas situações faz com que a pessoa não queira sair de casa, tenha medo de motoqueiros ou pessoas que andam de forma suspeita, por exemplo, pois a pessoa não conseguiu assimilar o assalto. 

O ato de reviver o evento traumático

A pessoa acaba revivendo várias vezes aquele evento traumático, isso o impede de viver o presente e ter perspectiva de futuro. 

O querer ter se defendido, reviver o momento na tentativa de mudar o passado gera a paralisação e desencadeia o TEPT.

Nem todas as pessoas conseguem passar por uma situação dessas de sofrer um assalto e continuar seguindo em frente, muitos têm um grande sofrimento psíquico. 

A importância da terapia

A terapia auxilia a pessoa que sofreu esse trauma oferecendo meios para que ela lide com esse sentimento de raiva e impotência.

É importante ter um espaço no qual se possa falar e ser escutado.

Do mesmo jeito que um copo cheio para caber mais água precisa ser esvaziado, a pessoa também precisa se esvaziar de tudo o que aconteceu, para que possa ressignificar todo esse trauma. 

Muitas vezes nós por vivermos situações traumáticas e lidarmos com mais facilidade, acabamos criticando a outra pessoa, diminuindo seu sofrimento e julgando que isso que acontece a outra pessoa nada mais é que pura “frescura”. 

Cada um tem sua vivência e seu modo de ser no mundo, cada um assimila situações traumáticas ao seu modo. 

Cada um passa por situações de um jeito.

Portanto, respeitar o sentimento de cada um é extremamente necessário, olhar com sensibilidade para essa situação e indicar os meios para que ela venha a encontrar o tratamento correto irá contribuir para reintegração dessa pessoa em sua rotina.   

 

Bibliografia: 

Perls, F.S (1947/2002). Ego e fome e a agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. São Paulo: Summus

Perls, F.S (1973/88). A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. Rio de Janeiro: LTC

Últimos posts por Fernanda Santana de Souza (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.