É possível aprender muitas das habilidades requeridas no mercado de trabalho em faculdades, cursos e livros. No entanto, outras habilidades não se adquirem dessa mesma forma. É o caso das soft skills.
Essas habilidades estão mais direcionadas à inteligência emocional do indivíduo. Trata-se de competências mais subjetivas e que fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho em uma organização.
Quer saber quais são elas? Acompanhe este texto e conheça cinco soft skills que são admiradas pelo mundo profissional. Confira!
1. Capacidade de ouvir e sentir o próximo
Muitas pessoas não se dão bem em seu trabalho simplesmente por não saberem ouvir os outros. A habilidade da empatia está naquele que sabe se colocar na condição de seu colega de trabalho ou cliente.
Trata-se da disposição para compreender quais são as demandas de outra pessoa. A empatia, portanto, é uma qualidade fundamental para quem quer ser capaz de antecipar os desejos e desvendar as entrelinhas do que a outra pessoa está comunicando.
2. Ser responsável
A habilidade de ser responsável é uma das soft skills mais exigidas no mercado. Afinal, a credibilidade e a imagem da empresa estão diretamente vinculadas a essa característica.
Portanto, os funcionários da organização devem prezar pelo compromisso que firmaram. Eles devem responder pelos seus atos e ser atenciosos no caso de algo sair do previsto, antecipando atrasos e quebras de contrato.
3. Comunicação
Quem sabe se comunicar ganha destaque no mercado de trabalho. O motivo disso é que uma pessoa que tem a habilidade da comunicação cria uma ligação forte com os outros.
Comunicar-se é conversar com todo mundo, desde o porteiro do prédio até o chefe do setor da empresa. Quem possui essa competência consegue manter boa conexão com as pessoas.
4. Flexibilidade
O mercado de trabalho quer indivíduos cada vez mais flexíveis por causa da necessidade de dar conta das mudanças frequentes no dia a dia. E quem trabalha com flexibilidade está disposto a superar os desafios e com isso saber se destacar em cenários de crise.
Ter flexibilidade está, inclusive, ligado à criatividade. Em outras palavras, ser flexível é também elaborar novas soluções a partir de várias referências e contextos. Quem possui essa capacidade certamente está à frente de pessoas acomodadas e ultrapassadas.
5. Ética
Existe uma série de atitudes no ambiente profissional que são indispensáveis. Uma delas é a ética. Não falar mal de seus antigos chefes ou de qualquer outro colega ou departamento é uma regra fundamental.
O indivíduo que se comporta dessa maneira é sempre visto com bons olhos pelas empresas porque ele possui integridade suficiente para que se confiem a ele os negócios e práticas da organização.
Esses são os principais soft skills que enchem os olhos das empresas. Se você quiser confirmar se possui essas características ou tentar desenvolvê-las, é interessante que procure uma terapia cognitivocomportamental. Esse tipo de tratamento é importante para aprimorar habilidades pessoais e abandonar vícios de conduta.
Referências:
Ramos, Martinelli. “SOFT SKILLS E O MERCADO DE TRABALHO: A INTELIGÊNCIA NEM TANTO ARTIFICIAL NA TI.” Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação-Unisul Virtual (2019).
Soares, Amanda Ponce, et al. “GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: IMPORTÂNCIA DOS SOFT SKILLS NO DESENVOLVIMENTO DE SUA CARREIRA–ESTUDO DE CASO.” III SITEF-Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v. 3, n. 1, 2019). 2019.
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