Quais são as soft skills mais exigidas no mercado de trabalho?

um grupo de pessoas trabalhando juntas em uma mesa grande. No meio há um mapa com várias soft skills escritas
Quais são as soft skills mais exigidas no mercado de trabalho?

É possível aprender muitas das habilidades requeridas no mercado de trabalho em faculdades, cursos e livros. No entanto, outras habilidades não se adquirem dessa mesma forma. É o caso das soft skills.

Essas habilidades estão mais direcionadas à inteligência emocional do indivíduo. Trata-se de competências mais subjetivas e que fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho em uma organização.

Quer saber quais são elas? Acompanhe este texto e conheça cinco soft skills que são admiradas pelo mundo profissional. Confira!

1. Capacidade de ouvir e sentir o próximo

Muitas pessoas não se dão bem em seu trabalho simplesmente por não saberem ouvir os outros. A habilidade da empatia está naquele que sabe se colocar na condição de seu colega de trabalho ou cliente.

Trata-se da disposição para compreender quais são as demandas de outra pessoa. A empatia, portanto, é uma qualidade fundamental para quem quer ser capaz de antecipar os desejos e desvendar as entrelinhas do que a outra pessoa está comunicando.

2. Ser responsável

A habilidade de ser responsável é uma das soft skills mais exigidas no mercado. Afinal, a credibilidade e a imagem da empresa estão diretamente vinculadas a essa característica.

Portanto, os funcionários da organização devem prezar pelo compromisso que firmaram. Eles devem responder pelos seus atos e ser atenciosos no caso de algo sair do previsto, antecipando atrasos e quebras de contrato.

3. Comunicação

Quem sabe se comunicar ganha destaque no mercado de trabalho. O motivo disso é que uma pessoa que tem a habilidade da comunicação cria uma ligação forte com os outros.

Comunicar-se é conversar com todo mundo, desde o porteiro do prédio até o chefe do setor da empresa. Quem possui essa competência consegue manter boa conexão com as pessoas.

4. Flexibilidade

O mercado de trabalho quer indivíduos cada vez mais flexíveis por causa da necessidade de dar conta das mudanças frequentes no dia a dia. E quem trabalha com flexibilidade está disposto a superar os desafios e com isso saber se destacar em cenários de crise.

Ter flexibilidade está, inclusive, ligado à criatividade. Em outras palavras, ser flexível é também elaborar novas soluções a partir de várias referências e contextos. Quem possui essa capacidade certamente está à frente de pessoas acomodadas e ultrapassadas.

5. Ética

Existe uma série de atitudes no ambiente profissional que são indispensáveis. Uma delas é a ética. Não falar mal de seus antigos chefes ou de qualquer outro colega ou departamento é uma regra fundamental.

O indivíduo que se comporta dessa maneira é sempre visto com bons olhos pelas empresas porque ele possui integridade suficiente para que se confiem a ele os negócios e práticas da organização.

Esses são os principais soft skills que enchem os olhos das empresas. Se você quiser confirmar se possui essas características ou tentar desenvolvê-las, é interessante que procure uma terapia cognitivocomportamental. Esse tipo de tratamento é importante para aprimorar habilidades pessoais e abandonar vícios de conduta.

 

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira


Referências:

Ramos, Martinelli. “SOFT SKILLS E O MERCADO DE TRABALHO: A INTELIGÊNCIA NEM TANTO ARTIFICIAL NA TI.” Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação-Unisul Virtual (2019).

Soares, Amanda Ponce, et al. “GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: IMPORTÂNCIA DOS SOFT SKILLS NO DESENVOLVIMENTO DE SUA CARREIRA–ESTUDO DE CASO.” III SITEF-Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v. 3, n. 1, 2019). 2019.

Psicologia Viva
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