Sonhos no processo de luto

Sonhos no processo de luto

Você já teve algum sonho que te deixou com um sentimento gostoso, triste, ou com dúvidas? Acredito que sua resposta foi “Sim”.

Você sabia que os sonhos que temos durante o nosso sono têm mais importância do que pensamos? Sonhos são as construções mais íntimas nosso interior. Eles possuem conteúdo diretamente ligado ao íntimo de cada um. Muitas vezes são questões tão íntimas que nem o próprio sonhador consegue saber delas com facilidade.

Uma frase bem importante de Freud sobre os sonhos é:

“A interpretação de sonhos é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente”.

A questão é que todos os sonhos possuem um sentido, uma importância para quem está sonhando. O sonho não é algo banal. Algumas vezes pode-se pensar que sim, porque parecem ser “loucos” ou parecem não ter “nada a ver”.

Pode ser difícil entender o conteúdo deles, pois os sonhos não se manifestam de uma maneira lógica. Algumas vezes começam com uma cena, e do nada muda pra uma outra que parece não ter nenhum tipo de ligação com a anterior. Por isso, podem parecer não fazer sentido, e por este motivo você provavelmente acaba deixando de lado seus sonhos. No entanto, em sua maioria, as informações contidas nos sonhos estão relacionadas a questões do seu emocional. Os conteúdos gerados em seus sonhos são expressivos e particulares.  

As imagens e falas contidas nos sonhos mostram conteúdos que precisam ser observados pelo sonhador, algumas vezes esse conteúdo pode ainda ser algo que o sonhador desconhece, como por exemplo, no processo de luto, uma pessoa diz que está conseguindo lidar bem com a situação, porém ela começa a evitar conversas e a ter pensamentos sobre esse momento, pensando que a melhor forma de lidar é negando esses pensamentos. 

Sonhos e o luto 

Começar a sonhar com situações sobre esse momento, faz com que se pense no luto e, consequentemente, comece-se a perceber a dor, a dificuldade que se está passando. Algo que por não pensar e conversar a respeito, achando que essa é a maneira de lidar bem, mas que começa aparecer conteúdos em seus sonhos, para que se entre realmente em contato com esse luto.

O luto é um momento delicado na vida de uma pessoa, pois ele diz respeito a uma perda significativa. Alguns podem ter a tendência de não lidar com questões que causam dor, preferindo “colocar para debaixo do tapete”, mas isso significa que o luto foi elaborado? Que essa situação não vai causar alguma dor?

A resposta é: não.

A situação continua lá. Ela não foi elaborada. Essa perda continua causando dor até que o enlutado decida elaborar sua perda. E muitas vezes esses conteúdos reprimidos vêm à tona, para que a pessoa consiga se perceber.

Os sonhos, em sua maioria, são usados para te conduzir para um autoconhecimento. Esse conhecimento é capaz de transformar uma pessoa em um ser mais desenvolvido e consciente de si mesmo. Eles podem ajudar também a auxiliá-lo em determinadas situações que aconteceram em sua vida, como foi citado acima, em um processo de elaboração de luto.

Quando se sonha com o ente que faleceu, em sonhos assim você pode ter um sentimento de bem-estar ou de tristeza, e é importante refletir sobre cada um deles.

O que será que fez com que você se sentisse bem ao sonhar com aquela pessoa? 

Ou por que você ficou triste com o sonho que a pessoa falecida estava presente? O que esse sonho representa para você neste momento? Que sentimento ele despertou em você?

Algumas vezes o sentimento de tristeza pode ser relacionada à negação desse momento, pois você pode pensar que é mais fácil não pensar no que aconteceu, mas no seu íntimo você sabe que não é a melhor opção, pois está tendo sonhos relacionados a esse luto. E se você sonha com a pessoa que faleceu é uma maneira de entrar em contato com essa realidade.

Você já pensou sobre o que está envolvido em sua perda?

Outro ponto importante é pensar além do fato de não ter mais a pessoa por perto, o que mais pode estar sendo difícil nesse momento, o que essa pessoa representava para você, que com a ausência dela é difícil de manter? 

Essa é uma questão importante de começar a perceber, pois uma parte sua esteva projetada na relação com a pessoa que você perdeu, e o processo de luto é o memento para fazer um retorno a si. Por exemplo: com aquela pessoa você se sentia mais seguro(a), e quando ela faleceu sua autoconfiança fica abalada, mas era uma parte sua que você projetou na presença daquela pessoa.

A sua autoconfiança é um processo interno, tem que vir de você. E esse também vai ser o momento de trabalhar essa questão em você. No luto, muitas vezes lidamos com a ausência da pessoa que perdemos, e também com as questões emocionais que emergem com essa perda.

Lidar com o processo de luto de uma pessoa que amamos é difícil, porém é necessário conseguir elaborar essa perda. E como dito, os sonhos podem nos mostrar imagens daquilo que mais precisa de atenção e ponderação em determinado momento.

A particularidade dos sonhos

É importante ressaltar que o conteúdo apresentados nos sonhos varia de pessoa para pessoa, e a maneira de analisar e refletir sobre os sonhos é particular para cada um.

Por conta disso a análise de sonhos é muito particular, e não tem como generalizar o significado de sonhar com algo específico, pois cada sonhador tem seus conteúdos, suas histórias, seus sentimentos. Ou seja, seu sonho serve apenas para você, não quer dizer que o seu sonho sirva para outra pessoa.

Espero que o post tenha te ajudado. Comece a perceber mais seus sonhos, eles podem muito te auxiliar!

Gostou do tema desse post ? Tem interesse em iniciar o conhecimento sobre si? Lembre-se, você pode começar quando desejar.

Se você deseja se aprofundar mais sobre o processo de luto, recomendo que você participe do programa Eu Luto: Elaborando a perda.

Criei o programa com objetivo de ajudar pessoas que estão por um processo de luto, e também com a intenção de conscientizar sobre o por que é importante elaborar uma perda. 

O programa não substitui nenhum acompanhamento psicológico, e também não promete que você irá elaborar o luto, afinal, isso depende muito de cada pessoa. Mas pode ser um passo para iniciar sua elaboração.

O programa Eu luto: Elaborando a perda, é online. Composto por vídeos disponibilizadas em módulo, com conteúdos sobre o luto, e a importância de ser vivenciado e elaborar a perda. E também algumas atividades, que possuem objetivo de entrar em contato com seus sentimentos em relação a perda.

Para conhecer mais sobre o programa, clique no link: https://municdias.com.br/programa-eu-luto/?utm_source=psicoviva

 

Um abraço,

Munic D. Zamparoni

Psicóloga CRP 08/22456

Últimos posts por Munic Dias Zamparoni (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.