O tabu da psicoterapia: descubra como vencê-lo agora mesmo!

O tabu da psicoterapia: descubra como vencê-lo agora mesmo!

Muitas pessoas possuem o receio de buscar a ajuda profissional para lidar com seus problemas ou sofrimentos, pois em algum momento ouviu dizer ou foi orientado de que a ajuda do psicólogo era somente para doentes mentais, ou como dizemos popularmente: a psicoterapia ou a procura psicológica são para os loucos.

Mesmo isso não sendo uma total verdade (visto que a área profissional do psicólogo é vasta, sendo possível trabalhar com diversas demandas e áreas distintas, bem como suas atividades), o fato é que esse tipo de pensamento fez com que a psicoterapia virasse um tabu em nossa sociedade. 

O indivíduo que começa a identificar que sozinho não será possível sair da situação da qual está vivendo, as pessoas ao seu redor não sabem compreende-lo ou não possuem conhecimento de como fazê-lo, além do sofrimento e angústia de sua situação ainda depara-se com diversas opiniões populares sobre a procura psicológica.

Temos também casos de pessoas que, estando no processo terapêutico, por vezes não contam a ninguém de seus tratamentos, com medo ou receio de serem julgados. A pior situação é quando o individuo precisa do tratamento e não procura ajuda, devido o preconceito.

E por que a psicoterapia ainda é um tabu? 

O termo tabu é utilizado para designar aqueles assuntos de que não se pode ou não se deve falar.

A sociedade ainda vê o trabalho do psicólogo, e até mesmo a psicoterapia, como sinônimo de “loucura”. Este preconceito vem sendo desconstruído aos poucos, mas temos ainda um caminho a percorrer para que seja desmistificado.

Esse conceito de loucura é arcaico, antigamente somente as pessoas com transtornos mentais graves realizavam o processo, este marco histórico ainda é persistente na sociedade que possui um preconceito do significado de loucura.

A loucura é considerada por pensamentos ou atitudes do qual a maioria considera “anormal”. Mas o que seria o normal, se todos são diferentes? O conceito de loucura também é um grande tabu em nossa sociedade e esta associação com a psicologia e também com a psiquiatria faz com que os dois conceitos: loucura e psicoterapia sejam pouco discutidos nos âmbitos sociais e também profissionais; fazendo com que ambos fossem entendidos como sinônimos. 

E então, quem pode realizar a psicoterapia?

As pessoas se perguntam qual o momento ou quem pode procurar o serviço de psicoterapia. Esta procura pode ser realizada por meio de diversas demandas, não necessariamente quando há dor ou sofrimento, um exemplo disso é quando uma pessoa busca a psicoterapia com o objetivo de ampliar o conhecimento de si mesma.

Desta forma, qualquer pessoa pode realizar a psicoterapia, em qualquer momento da vida.

Todos podem realizar a psicoterapia, com qualquer situação apresentada, seja para melhoria ou para tratamento. Não há restrição de idade, sexo ou demanda. 

Como é a psicoterapia?

A psicoterapia é a atividade do psicólogo clínico, ela ocorre através de sessões que promovem ao paciente a realização de construções, além de favorecer a busca de novos caminhos para a queixa apresentada.

As sessões normalmente são semanais e a assiduidade no processo é de grande importância, mas o profissional e o paciente podem combinar a melhor forma de atendimento conforme a subjetividade da demanda.

Dentre as diversas formas de atendimento nós temos: a psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos), a terapia de casal, a terapia familiar e a terapia em grupo; podendo ser no presencial ou online.

Alguns temas apresentados nas sessões são: queixas diversas relacionadas com sintomas físicos (sim, há sintomas físicos que são de origem emocional, ou tais sintomas acabam atingindo a nossa saúde mental); situações de conflitos entre familiares; aprimoramento ou dificuldades na carreira profissional ou estudantil; situações de álcool e drogas; transtornos alimentares, etc.

Vale lembrar que os atendimentos são sigilosos, e mesmo em grupos as pessoas se comprometem a manter o sigilo fora do setting terapêutico.  

Cuidamos muito da saúde física, mas esquecemos da saúde mental, que é de grande importância.

Por que buscar a psicoterapia?

É importante sabermos o porquê de realizar ou buscar a psicoterapia, ou até mesmo o motivo pelo qual se está em processo psicoterapêutico.

Esta definição auxilia no enfrentamento dos questionamentos das pessoas que previamente julgam quem estão na busca ou no processo. Como mencionamos acima, a sessão de psicoterapia é sigilosa e cabe ao paciente decidir com quem quer dividir ou não seu processo. A rede de apoio é importante para diversas demandas, seu psicólogo irá auxiliar e definir esta rede juntamente com você.

Como mencionado, há diversas demandas possíveis para o atendimento, desta forma nossa sociedade precisaria ter mais contato com este serviço, ou o conhecimento da importância do mesmo. 

Como enfrentar o preconceito?

A autoconfiança e segurança de estar participando de algo que trará benefícios, através de teorias e métodos comprovados cientificamente, faz com que tais preconceitos não o atinjam de forma negativa.

Através da orientação, do transmitir o conhecimento de forma educada e compreensível, é possível fazer com que o preconceito diminua. A educação (conhecimento) é a base para desmistificarmos qualquer situação de preconceito ou descriminação. 

Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais ele deixa de ser um tabu; deixando de ser um tabu as pessoas diminuem o preconceito e ficam informadas da real importância da psicoterapia.

E quando a sociedade sabe da importância deste trabalho, o acesso a ele será facilitado, e a psicoterapia ou a procura do psicólogo será uma forma de prevenção da saúde mental.

No código de ética do psicólogo é incluso o dever de realizar a psicoeducação perante a sociedade.

Ajude também a compartilhar o conhecimento do trabalho e a importância do mesmo para as pessoas e grupos.

E o mais importante 

A psicoterapia o auxiliará também no modo de lidar com o tabu, com a construção da confiança através da subjetividade de cada pessoa.

Somos únicos, e cada caminho construído também será.

Cuide-se.

Valeria Azevedo Garcia
Últimos posts por Valeria Azevedo Garcia (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.