Atitudes práticas para ajudar nos momentos de: ideação, planejamento e tentativa de Suicídio

Atitudes práticas para ajudar nos momentos de: ideação, planejamento e tentativa de Suicídio

Ao perceber que uma pessoa pode estar desenvolvendo ideação (pensamento), planejamento e/ou tentativa de suicídio tente compreender inicialmente a gravidade apresentada e selecione quais passos a seguir podem ser mais adequados:

Crie um diálogo sobre o assunto:

Pergunte sobre quais são os pensamentos que surgem, quando começou, qual é a frequência, como seria a tentativa, quais são seus problemas, como se sente… mas, não faça críticas nem julgamentos. Ouça, deixando a pessoa falar livremente, e mantenha o contato visual.

Tudo isso poderá gerar uma sensação de conforto e de compreensão.

Demonstre empatia:

Coloque-se na situação do outro e compreenda seus sentimentos, dê apoio emocional, suscite na pessoa a sensação de proteção. Assim você estará abrindo caminho para viabilizar a abertura de aceitação para os próximos passos.

Ajude a pessoa a traçar alternativas para suas dores

Mostre que está interessado em ajudar, sugira ter mais pessoas como aliadas. Fale sobre as equipes de profissionais descritas a seguir, para juntos escolherem a mais indicada no momento.

Mas, reconheça os seus limites: tenha clareza que todos temos a responsabilidade de ajudar, embora nem todos consigam em casos peculiares.

Então se não se sente apto, especialmente nas situações de alto risco, não é vergonhoso pedir para outra pessoa auxiliar e acionar urgentemente órgãos públicos.

Encaminhe para profissionais da saúde

Se a pessoa estiver em acompanhamento/tratamento médico ou psicológico, procure entrar em contato com esse profissional, que já tem conhecimento sobre seu paciente, para explicar o que você percebeu e receber orientações de como proceder.

Mesmo se o caso necessitar das outras atitudes mais ostensivas descritas ou se ela nunca teve qualquer acompanhamento/tratamento, posteriormente a crise, leve essa pessoa para avaliação e conduta psiquiátrica e psicológica, pois ela precisará ser assistida por esses profissionais.

Ligue para o Centro de Valorização da Vida-CVV 188:

CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que presta serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e com total sigilo, também podem receber contato por chat no seu site: www.cvv.org.br, funciona 24 horas.

Leve para Unidade de Pronto Atendimento-UPA ou ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192:

Caso a pessoa demonstre dificuldades no funcionamento cognitivo, descontrole emocional exacerbado ou ferimentos você deve levá-la para uma UPA, mas se não for possível ligue para o SAMU 192, quer irá buscar e seguir com o protocolo de atendimento.

A pessoa que tem um plano definido e/ou o meio para cometer o suicídio é considerada de alto risco, o ideal é não deixá-la sozinha até a chegada de equipes capacitadas para conduzir o caso, e se for possível retire gentilmente das proximidades esse meio (remédio, tesoura, faca, corda, veneno, arma e etc.).

Ligue para o Corpo de Bombeiros 193

Se a situação for grave a ponto de iminente risco de morte, como de uma pessoa que pode cair de locais altos, o Corpo de Bombeiro deve ser acionado para auxiliar.

Ligue para a Polícia Militar-PM 190

Havendo grave risco da sua integridade física ou de outras pessoas, como em casos em que a pessoa está agressiva ou se aglomeramentos de curiosos pode piorar a manutenção do controle e ordem da situação, a polícia irá garantir a ordem e segurança.

Procure pela Rede de Atenção Psicossocial-RAPS

A RAPS pode ser formada pelas Unidades Básicas de saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, ambulatório de Saúde Mental, além do SAMU, UPA e Serviços Hospitalares de Referência que recebem urgências e podem ter enfermarias especializadas para internação voluntária ou compulsória. Esses profissionais devem priorizar o desenvolvimento de trabalhos específicos sobre suicídio, além de ter o dever de acompanhar e conduzir o tratamento que cada pessoas precisae.

Busque oferecer Apoio Ssocial

Permaneça dando apoio àa pessoa nas semanas e meses seguintes. E se puder amplie essa rede de apoio com familiares, amigos, colegas de trabalho ou de estudo, comunidade, instituições ou grupos religiosos que desenvolvam trabalhos notáveis sobre esse tema.   

Precisamos diminuir o estigma e os tabus sobre o suicídio, então busque frequentemente informações. Muitas pessoas podem ser encorajadas a buscar ajuda se essas opções forem mostradas com naturalidade, assim evitaremos a morte precoce e evitaremos consequentemente que depois você não passe anos sofrendo pelo vazio de angústias ou dúvidas pela falta de atitude ou compreensão do fato.

Gisele Maraschin
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.