Terapia durante a gravidez e o perinatal

Terapia durante a gravidez e o perinatal

Tornar-se mãe

Não há como falar sobre a gravidez e maternidade sem antes falar das mudanças que aconteceram nas últimas décadas na concepção do ser mãe. Aconteceram avanços significativos tecnológicos e também econômicos, já que a mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho e suas diversas atribuições. 

O conceito de família sofre alterações juntamente com esse movimento e, assim, o projeto de ser mãe torna-se um desejo de vida para muitas, mas árduo em diversos aspectos, dentre esses, o psicológico. Diante disso, o torna-se mãe está cada vez menos associado apenas ao cumprir um papel social e bem mais associado à transformação, crescimento materno, busca por nova identidade, que envolve aprendizagem e enfrentamento de novos desafios para o cuidado do filho. 

Pesquisas apontam que a gravidez pode ser um momento de crise emocional no processo de desenvolvimento de qualquer mulher, não apenas naquelas que possuem sofrimento psíquico anterior ao momento.

Ocorrem mudanças de diversas formas:

  • Sociais,
  • Culturais,
  • Hormonais,
  • Físicas,
  • Conjugal,
  • Profissional,
  • Pessoal,
  • Dentre outras mais e individuais de cada mulher.

Para que todas essas alterações sejam vivenciadas com um menor impacto na vida da gestante, é necessário o acompanhamento psicológico. 

O pré-natal psicológico 

O pré-natal é um acompanhamento conhecido das gestantes, mas quando se trata do pré-natal psicológico, a coisa já se torna bem menos conhecida.

O pré-natal psicológico é o atendimento gestacional, realizado dentro da psicoterapia, voltado para promover o cuidado emocional para a mãe, para o casal e também para os familiares envolvidos na rede de apoio da gestante. 

O acompanhamento pode acontecer antes de ter iniciado a gravidez, no momento que há um planejamento familiar, estender-se para durante o período gestacional, pós-parto e processo educacional durante a infância dos filhos. 

O ambiente terapêutico se mantem na missão de acolher as demandas geradas durante o período, promovendo escuta acolhedora dos envolvidos, direcionando e tirando duvidas sobre a gravidez, parto e pós-parto, prevalecendo a promoção de saúde da gestante, introduzindo a vinculação com o bebê e as mudanças que irão ocorrer na relação do casal, além de outras questões que envolve ansiedade, estresse, depressão e preocupações que possam interferir no processo da mãe consigo mesma.  

Por que é essencial fazer terapia durante a gravidez e o perinatal?

A gravidez acarreta diversas transformações, como foi esclarecido no decorrer desse texto. Sendo assim, vivenciar tudo isso vai além das estimadas 40 semanas. É recomendado um acompanhamento multidisciplinar para que o momento seja observado como um todo, e não apenas os sintomas e mudanças físicas da mãe e do bebê. 

Por esse motivo, é essencial o acompanhamento psicoterápico e de preferencia com um psicólogo perinatal para acrescentar e auxiliar nessa jornada. É por meio desses encontros que será possível a avaliação da saúde emocional da mãe, identificar as alterações e evitar que elas se intensifiquem durante a gestação e no pós-parto. 

Além de promover benefícios à mãe de cuidado, fornece orientações, desconstrução de pensamentos e crenças que causam sofrimento, até mesmo chegando em um autoconhecimento e cuidado único de cada gestação.

Portanto, é importante que se tenha o reconhecimento de si, dos limites, das dificuldades, do erro para que o papel de ser mãe não paralise diante da culpa que nasce a cada nova situação. Tudo se trata de como a maternidade é singular e do valor que ela tem para cada uma, e de acolhermos a sua jornada da forma mais leve possível.

Renata Santos Silva

CRP 19/4238

Referências

  1. ARRAIS, Alessandra da Rocha; MOURÃO, Mariana Alves; FRAGALLE, Bárbara. O pré-natal psicológico como programa de prevenção à depressão pós-parto. Saúde e Sociedadev. 23, n.1, jan./mar. São Paulo, 2014.
  2. Leite, Mirlane Gondim, Rodrigues, Dafne Paiva, Sousa, Albertina Antonielly Sydney de, Melo, Laura Pinto Torres de, & Fialho, Ana Virginia de Melo. (2014). Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes. Psicologia em Estudo19(1), 115-124. https://doi.org/10.1590/1413-7372189590011
  3. MALDONADO, M. T. Psicologia da gravidez. Editora Ideias & Letras, 2017.
Renata Santos Silva
Últimos posts por Renata Santos Silva (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.