Esportes
    Publicado em 5 de agosto de 2022

    Vencer x perder: a psicologia esportiva explica

    Psicologia do Esporte é a ciência que estuda o comportamento de pessoas envolvidas no contexto…
    Família
    Publicado em 27 de julho de 2022

    Planejamento familiar: A psicologia pode ajudar!

    O que é o planejamento familiar?  O planejamento familiar tem como objetivo auxiliar e orientar…
    Psicologia geral
    Publicado em 21 de julho de 2022

    A pluralidade do masculino na Psicologia 

    Somos estimulados culturalmente a associar que certos produtos, serviços e interesses são intrinsecamente característicos a…
    Psicologia geral
    Publicado em 19 de julho de 2022

    Como lidar com o pensamento diferente a partir da psicologia

    Por natureza, aprendemos a trilhar os nossos próprios caminhos e fazer nossas próprias escolhas. Também…

    Últimas Postagens

    • EsportesPhoto of Vencer x perder: a psicologia esportiva explica

      Vencer x perder: a psicologia esportiva explica

      Psicologia do Esporte é a ciência que estuda o comportamento de pessoas envolvidas no contexto esportivo. Dessa forma, o objetivo da psicologia do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam no desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do indivíduo. O esporte está presente na vida das pessoas desde a antiguidade e vem se modernizando continuamente. Psicologia do esporte: entenda melhor! Acompanhando este crescimento da prática espor­tiva de forma geral e, não somente do esporte de alto rendimento, surge também um interesse maior por parte de psicólogos. O…

      Leia mais »
    • FamíliaPhoto of Planejamento familiar: A psicologia pode ajudar!

      Planejamento familiar: A psicologia pode ajudar!

      O que é o planejamento familiar?  O planejamento familiar tem como objetivo auxiliar e orientar ações preventivas e educativas. O modo como isso pode ocorrer é através da garantia dos direitos, tendo todos acesso igualitário a meios, informações, métodos e técnicas disponíveis com o objetivo de garantir a saúde da mulher, da família e da criança. A nossa constituição garante que todo cidadão, não somente o casal, faça o planejamento familiar de forma livre, não cabendo ao Estado e nem à sociedade estabelecer condições e limites para isso. Sendo assim, o planejamento é de livre decisão do casal, cabendo ao…

      Leia mais »
    • Psicologia geralPhoto of A pluralidade do masculino na Psicologia 

      A pluralidade do masculino na Psicologia 

      Somos estimulados culturalmente a associar que certos produtos, serviços e interesses são intrinsecamente característicos a um gênero — e desde muito cedo. As mudanças culturais e as outras formas de ser do masculino na sociedade A máxima onde “o menino veste azul e a menina veste rosa” é um bom exemplo disso, assim como a divisão entre brincadeiras “certas” para cada sexo. A verdade é que as mudanças culturais que as novas gerações vêm promovendo estão abalando algumas convicções, de modo a tornar necessário repensar no modo como estabelecemos e consolidamos nossas crenças. O mundo afeta nossa maneira de estar-consigo, estremece…

      Leia mais »
    • Psicologia geralPhoto of Como lidar com o pensamento diferente a partir da psicologia

      Como lidar com o pensamento diferente a partir da psicologia

      Por natureza, aprendemos a trilhar os nossos próprios caminhos e fazer nossas próprias escolhas. Também por natureza nos mantemos em caminhos que asseguram o mínimo de segurança. O pensamento exige que disponibilizemos habilidades e recursos para o enfrentamento de situações novas, e isso muitas vezes se constitui um desafio. Romper com a impossibilidade é se lançar ao desconhecido lugar oposto às trilhas confortáveis que conhecemos e por onde já passamos, mas que nos mantém em comodidade, em uma cena familiar. Por isto mesmo o desconforto: lidar com o diferente exige uma complexa articulação cognitiva. Neste texto gostaria de propor duas…

      Leia mais »
    • FamíliaPhoto of Meus avós estão envelhecendo: O que eu posso fazer para ajudar?

      Meus avós estão envelhecendo: O que eu posso fazer para ajudar?

      Segundo o Censo de 2021 do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é de 76,6 anos de idade e muda de acordo com a idade e o gênero, sendo que a taxa de mortalidade é mais prevalecente para homens que para mulheres. A expectativa foi mudando e aumentando ao longo dos tempos por meio dos avanços científicos e das transformações no mundo.   o que é ser uma pessoa idosa? O que é ser uma pessoa idosa? Ser uma pessoa idosa é entrar para um ciclo de processos e mudanças progressivas que trazem alterações nos aspectos biopsicossociais e que demandam adaptação…

      Leia mais »
      Publicado em 5 de agosto de 2022

      Vencer x perder: a psicologia esportiva explica

      Psicologia do Esporte é a ciência que estuda o comportamento de pessoas envolvidas no contexto esportivo. Dessa forma, o objetivo…
      Publicado em 1 de agosto de 2022 - Modificado em 3 de agosto de 2022

      O ser humano integral como objeto da intervenção psicossocial 

      O aumento do trabalho à distância A crise sanitária trouxe uma nova realidade laboral para os trabalhadores: o trabalho à…
      Fechar
      Fechar