O que é?
TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo é um tipo de transtorno mental que causa extremo sofrimento e comprometimento do tempo do indivíduo.
Características:
É caracterizado pela presença de compulsões e obsessões e, por consequência, evitação de situações nas quais o indivíduo se sente ansioso, o que acaba por piorar os sintomas. Para o alívio da angústia causada pelo TOC, o indivíduo realiza o que nós, psicólogos, chamamos de ritual, o que consome parte do dia deste.
O que é o ritual?
São atos mentais ou comportamentos que são realizados repetidas vezes a fim de que algo de ruim não aconteça, isto porque o sujeito acredita que não realizando tais atos algo de ruim acontecerá.
Exemplos de rituais:
- Rituais mentais: contar várias vezes mentalmente até certo número.
- Rituais comportamentais: pular determinadas vezes, contar até certo número, verificar o que já foi verificado.
Como se manifesta?
Pode apresentar uma diversidade de sintomas diferentes, mas todos estes têm o mesmo objetivo: o alívio da ansiedade e evitar que algo de ruim aconteça.
Alguns sintomas são:
- Medo exagerado de contaminação,
- Verificação,
- Exagero em simetria,
- Ordem e cores,
- Compulsão em acúmulo de coisas variáveis,
- Ansiedade e sensação de perca de controle,
- Angústia profunda,
- Tremedeira, mão soando ou pinicando (derivados da ansiedade).
Pode ser dividido em:
Comportamentos Compulsivos:
- Repetir palavras, gestos, sons,
- Lavagem de mãos,
- Verificar portas, janelas, casa,
- Simetria,
- Ordem,
- Compulsão por armazenar objetos,
- Organização exagerada com cores,
Tudo isto como maneira de aliviar a ansiedade.
Pensamentos Obsessivos:
- Preocupação exagerada com doenças,
- Pensamentos intrusivos de acidentes com pais,
- Imagens ou pensamentos de conteúdo inaceitável com pais, irmãos, violência ou de fator religioso.
Como saber se seu filho tem TOC?
- Ficar atento se sua criança apresenta comportamentos repetitivos e se isso está causando ansiedade a ela,
- Observar se fica colocando e tirando brinquedos do mesmo lugar diversas vezes,
- Observar se o medo de contaminação é extremamente exagerado causando medo ou pavor ao entrar em contato,
- Se há extrema preocupação com os pais,
- Repetição de comportamentos corporais sem necessidade.
Estes são apenas algumas observações que os pais podem estar fazendo, mas atenção, o diagnóstico só pode ser feito por um profissional da saúde, porém é de extrema importância ter acesso a informações e poder ajudar seu filho com acompanhamentos psicológicos.
Diagnóstico
Somente realizado por um profissional da saúde, mas para este ser feito é necessário que compulsões e pensamentos consumam um tempo razoável do dia da criança, que cause angústia, ansiedade ou qualquer outro desconforto, e que não tenha relação direta com o uso de substâncias ou que sejam sintomas de outras doenças neurológicas.
Tratamento
Farmacológico, terapêutico ou ambos.
O psicólogo ajudará a localizar os gatilhos (situações) e pensamentos que trazem ansiedade, a encontrar maneiras de enfrentamento de medos e a resistir aos rituais, substituindo pensamentos ruins por bons, um exemplo seria mostrar à criança que se ela não realizar determinado ritual, nada de mais acontecerá com seus pais, fazer isto de forma leve e devagar, assim contribuindo para o enfraquecimento do transtorno.
Hevellyn Aparecida Martins Viçosos Silva
-Capacitação em Psicologia da Educação
-Transtornos Comportamentais
-Noções Básicas em Psicologia Organizacional
-Introdução a Psicologia Criminal
-Transtorno Obsessivo Compulsivo
-Terapia Cognitiva Comportamental
-Saúde reprodutiva
Realizei estágios acadêmicos em escolas, nestes acompanhei turmas e alunos que apresentavam determinadas dificuldades específicas. Fui participante do Projeto de Extensão, realizado pela minha professora da Universidade, neste, contribuí realizando apresentações de palestras para alunos, professores e empresas como a SAINT-GOBAIN, visando sempre o bem estar destes, levando sempre em consideração suas especificidades.
Atualmente, estou cursando a pós graduação Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pela Universidade UNYLEYA, na qual tenho tido um grande aproveitamento e rendimento.
Estou atendendo meus pacientes de forma on-line e presencial, tenho tido um maior número de atendimentos on-line devido a facilidade de acesso e também pela não necessidade de locomoção.
O que quero para o futuro? Pretendo me especializar no Transtorno do Espectro Autista, é uma área que tenho uma paixão muito grande, e quem sabe um dia, fundar um local acolhedor para a recepção destes pacientes, com o principal objetivo de acolher, entender e proporcionar a eles uma melhor autonomia sobre suas próprias vidas.
Novamente queria desejar boas vindas a você, e dizer aqui, que lhe proporcionarei um atendimento acolhedor, sem julgamentos, no qual você se sentirá livre e a vontade para falar e expressar seus sentimentos, irei lhe ajudar com seu autoconhecimento, iremos ter muitos momentos de trocas e farei o máximo possível para que se sinta completamente aberto/a, para assim conseguirmos alcançar suas metas, um grande abraço!!!
- TOC infantil: O que é e como tratar? - 10 de junho de 2022