2020: Um ano vivido pelas telas

2020: Um ano vivido pelas telas

Um ano diferente

Veja você, todas as mudanças que estavam programadas para talvez daqui a uns cinco anos – sim, pois estávamos caminhando lentamente para o mundo digital – porém, qual não foi nossa surpresa ao sermos invadidos de repente por esta imensa onda que trouxe grandes mudanças em nosso cenário?

O computador e o celular passaram a ser ferramentas essenciais em nosso dia a dia, e isto foi mundial, e para todos os humanos, sem distinção.

Só que esta mudança veio para ficar. Portanto, teremos que nos reinventar: Home office, delivery, compras on-line, e agora com tudo isso vem também o cansaço real do virtual!

E como devemos nos adaptar às mudanças?

Como se adaptar às mudanças, e sem estresse? A resposta é: reinventando-se!

O que é reinventar-se? 

Reinventar-se é deixar para trás o passado, transformar nossa vida, mudar o rumo de nossa história.

Há diferença entre reinventar e descobrir?

Descobrir é achar uma coisa que estava ali aparentemente coberta ou oculta. Inventar é criar algo que não existia. Já reinventar significa: DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS.

Saiba que já não é mais possível aquela coisa de entra ano, sai ano, você faz mil promessas de mudanças, e quando vai ver não cumpriu nem mesmo um terço de suas promessas. Para os próximos anos devemos estar cientes de que o caminho para o sucesso é inovar sempre, pois o mundo tecnológico nos leva a esta rapidez, e aquele que não quiser acompanhar infelizmente ficará para trás.

Portanto, para você que não quer ficar para trás, descubra quais são suas habilidades, no que você é bom, o que gosta de fazer. Você pode ter estado todo este tempo em um trabalho que já não mais lhe trazia prazer!

Então, agora é o momento de mudar! 

Confie em você, pratique a autoconfiança, vá em busca de sua felicidade sem medo, sem culpa.

Se você tem 40 anos ou mais, faça uma autoanalise, observe suas habilidades e interesses, procure entender o que lhe faz sentir realização, procure pensar quantas coisas que você faz e não gosta de fazer, mas continua fazendo, por quê?

Procure fazer novos contatos com pessoas que possam agregar algo a você, tire um tempo para se desenvolver, fazer coisas de que gosta!

Aí você pensa: é, mas e as contas no final do mês que não param de chegar? Como ficam? É nesse momento que você deve usar sua inteligência. Como assim? Agir de forma a não permitir que problemas externos venham lhe derrotar, desafios e problemas sempre iremos enfrentar, porém é importante usar a inteligência para vencer estes momentos com sabedoria.

Seja dono do tempo, não permita que o tempo seja seu dono!

Surpreenda as pessoas, fuja do pessimismo e dos pessimistas, aproveite as oportunidades deixadas pelos desistentes.

Trace meta alcançável para seus planos, crie uma estratégia e acredite que pode vencer!

Criando metas alcançáveis

Comece com objetivos alcançáveis:

  • Derrube pensamentos derrotistas,
  • Encontre pessoas de confiança para trocar experiências,
  • Atualize-se, mas do jeito certo para você!,
  • Faça tarefas que nunca tenha feito antes, desafie-se você consegue!,
  • Substitua o medo pela tranquilidade interior e pela determinação.

Pesquise ofertas de emprego, veja em quais delas você pode se encaixar, mesmo que tenha que se submeter a um treinamento, sim! Existem habilidades que podem ser treinadas.

Enfim, saiba que você de 40 + já não está sozinho(a) neste barco, a partir de agora todos teremos de nos adaptar ao novo, pois a mudança é para todos. Neste novo ano, não poderemos mais fazer como em anos anteriores, onde fazíamos uma lista de coisas para realizar, e no ano seguinte a lista permanecia ali, sem nenhuma mudança!  

Para este ano teremos que realmente estabelecer metas, colocar em ordem de prioridade as tarefas a serem feitas, até que se atinja os objetivos.

Lembre-se que se fizermos como nos anos anteriores, o resultado final será caótico!

Não podemos mais parar no tempo, pense em como é bom descobrir o quanto você é poderoso(a).

Vamos de verdade nos reinventar, pois é essencial para nossa sobrevivência.

Uma pergunta!

Mediante toda esta mudança, será que o virtual irá substituir o presencial?

O que você responderia, já que o mundo está totalmente tecnológico, e é sabido até que muitas profissões serão extintas, assim como foram extintos Office boys, datilógrafos, ascensoristas, e outros, e a cada movimento para o progresso, mudanças irão ocorrer, porém quanto à pergunta se o virtual irá substituir o presencial minha resposta é não!

Pois o ser humano tem a necessidade do olho no olho, do abraço, estamos sentindo isto neste momento de isolamento, quantos de nós nos pegamos com desejo de abraçar alguém querido, ou de estar próximo, e o mais interessante é que ao estarmos próximos fisicamente do outro, não nos sentimos cansados, ao passo que através da tela é preciso uma superatenção.

Mas como foi mencionado em trechos anteriores, este é um caminho sem volta.

 

Referência:

Alguns trechos foram retirados do G1 Globo.com, do texto de Moacyr Scliar.

Últimos posts por Vera Lucia Martins de Oliveira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.