Como a violência psicológica interfere na saúde mental das mulheres?

Como a violência psicológica interfere na saúde mental das mulheres?

A violência psicológica é um fenômeno complexo e costuma ser entendida como uma síndrome psicossocial multidimensional. É considerada psicossocial porque afeta indivíduos, grupos de trabalho, e organizações, e produz disfunções tanto no nível individual quanto no coletivo, produzindo influencias externas importantes.

É tido como multidimensional porque costuma apresentar uma serie de sintomas psicológicos e físicos, específicos e não específicos, e que não apresentam uma configuração típica e fácil de ser diagnosticada.

A violência psicológica sempre foi uma realidade vivenciada pelas mulheres, vindo a afetar a multidimensionalidade da mulher, e sua invisibilidade deixa marcas ocasionadas por sua frequência, e a forma trivial com a qual é tratada causa uma desestruturação da identidade individual. 

A violência de gênero contra a mulher deve ser considerada como um problema de saúde pública, e é caracterizada como qualquer ato que gere ou tenha a probabilidade de gerar dano ou sofrimento, seja ele psicológico, sexual ou físico a mulher.

Atualmente existem programas de apoio a essas vítimas, e através da práticas desses programas de atendimento pode-se perceber que a maioria das queixas surgem de mulheres que são vítimas de violência dentro de suas casas. Esta informação deixa em evidencia que a violência doméstica, seja ela física ou não, vem transformando-se em uma maneira cada vez mais agressiva de violência contra a mulher. 

É importante ressaltar que a maioria das mulheres que passa ou já passou por uma situação de abuso psicológico não conseguem identifica-la facilmente. Visto que as agressões começam de forma sutil e vão se agravando conforme o tempo vai passando.

Violência doméstica

A violência doméstica acontece dentro do ambiente doméstico e pode ser praticada por qualquer membro da família. Existem várias formas de violência que podem vir a acontecer nesse espaço, e geralmente esses atos são cometidos principalmente pelos maridos, namorados, ex-namorados.

Ademais, a violência domestica divide-se em:

Violência física:

Caracterizada por um dano físico, devido ao uso de instrumentos que causem a lesão;

Violência sexual:

Onde a pessoa que detém o poder obriga a outra a praticar o ato sexual contra sua vontade, utilizando força física ou coagindo-a psicologicamente;

Violência psicológica:

Que vem a ser qualquer ato que cause ou tenha a intenção de causar dano à identidade, à autoestima ou ao desenvolvimento da pessoa, incluindo humilhações, chantagens, ameaças, criticas sobre todos os atos da pessoa, privação de liberdade, privação de contato com outras pessoas. 

Esta vem a ser a forma mais frequente de abuso e a mais difícil de ser identificada, capaz de causar danos enormes ao psicológico da vítima, porque inicia de forma sutil e vai piorando ao longo do tempo, deixando a vítima totalmente debilitada emocionalmente e psicologicamente, acabando com sua autoestima.

Violência psicológica e saúde mental das mulheres

A naturalização é confundida com a banalização da violência contra a mulher, especialmente a violência psicológica, porque esta não deixa marcas ou cicatrizes no corpo, e também atua como “porta de entrada” para a ocorrência e continuação de outras formas de violência.

A violência psicológica está ocorrendo gradualmente e aumentando. Começa bem leve e vai se intensificando ao longo do tempo. No início, a atitude do parceiro é em relação ao controle da mulher e da restrição da liberdade dela, como por exemplo: sugerir que ela troque de roupa, troque de maquiagem ou desista de ir a algum lugar com a família ou amigos.

Com o passar do tempo, o comportamento do homem torna-se mais rude e a agressão verbal torna-se mais evidente, como por meio de exposições públicas, críticas, gritos, xingamentos e humilhações. Nessa fase, é normal que a mulher comece a inventar desculpas para si mesma e para os outros a respeito do comportamento do parceiro.

Ao adotar esse ato de inventar desculpas para esses comportamentos, a vítima começa a legitimar a violência do agressor e a tomar como verdade as ofensas que lhe são dadas, e também passa a acatar tudo que ele impõe. Diante da exposição constante a esta situação, logo os danos à sua saúde emocional e física, aparecem.

Além disso, a obediência sistemática da mulher ao seu parceiro violento é um processo que, no início é sutil e gradual, quase como uma “lavagem cerebral” que, com o tempo, tira dela a capacidade de se defender. Vários estudos mostraram que mulheres que sofrem violência psicológica repetitiva apresentam vários distúrbios psicopatológicos e significativo sofrimento psíquico.

A violência psicológica compromete a saúde mental, por interferir na crença que a mulher tem sobre sua competência, ou seja, sobre a capacidade de usar adequadamente seus recursos para realizar as tarefas relevantes em sua vida.

A mulher pode apresentar distúrbios na capacidade de se comunicar com outras pessoas, reconhecer e se envolver de forma realista nos desafios encontrados, bem como desenvolver sentimento de insegurança quanto às decisões a serem tomadas. 

Ocorrências expressivas de alterações psíquicas podem surgir em decorrência do trauma, incluindo o estado de choque, que ocorre imediatamente após a agressão e dura várias horas ou dias. Para tentar conseguir lidar com essa realidade, a mulher precisa abrir mão não apenas de seus sentimentos, mas também de suas vontades.

Assim, ela começa a desenvolver um senso de incapacidade, inutilidade e baixa autoestima devido à perda do amor próprio e da valorização de si mesma.

Conclusão

Diante do exposto, conclui-se que a violência psicológica afeta de maneira negativa à saúde psíquica da mulher, que após um certo período de tempo sendo exposta a humilhações, privações, xingamentos, o seu bem-estar é afetado.

Consequentemente a mulher vem a desenvolver transtornos como:

  • Fobias,
  • Ansiedade,
  • Baixa autoestima,
  • Sentimento de insegurança e de impotência,
  • Depressão.

A violência psicológica deve ser um tema bastante abordado, visto que é tido como um problema de saúde pública e de difícil identificação, principalmente para a mulher, trazendo implicações negativas, onde algumas de suas consequências podem ser revertidas e outras, infelizmente, não.

 

Referências Bibliográficas:

  1. BARBOSA, R. Violência psicológica na prática profissional da enfermeira. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 45, n. 1, mar. São Paulo, 2011. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342011000100004&script=sci_arttext>. Acesso em: 14 mar. 2021.
  2. FONSECA, M. P. LUCAS, S. N. T. Violência doméstica contra a mulher e suas consequências psicológicas. Bahia, 2006. Disponível em:<http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/152.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2021.
  3. FONTES, C. G. DINIZ, S. R. G. Gênero, saúde mental e violência: efeitos adversos da violência psicológica na saúde mental de mulheres. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13 Mundos de Mulheres. Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500250768_ARQUIVO_Genero_saudemental_e_violencia_Giordana(1).pdf>. Acesso em: 14 mar. 2021.
  4. KRONBAUER, D. F. J. MENEGHEL, N. S. Perfil da violência de gênero perpetrada por companheiro. Revista de Saúde Pública. v. 39, n. 5, p. 695 – 701. São Leopoldo-RS, 2005. Disponível em:<https://www.scielosp.org/article/rsp/2005.v39n5/695-701/>. Acesso em: 14 mar. 2021.
  5. SILVA, L. L. COELHO, S. B. E. CAPONI, C. N. S. Violência silenciosa: violência psicológica como condição da violência física doméstica. Interface- comunic, Saúde e Educ. v. 11, n. 21, p. 93 – 103, jan. – abr. Florianópolis-SC, 2007. Disponível em:<https://www.scielosp.org/article/icse/2007.v11n21/93-103/>. Acesso em: 14 mar. 2021.
Rayely Cruz dos Santos Santana
Últimos posts por Rayely Cruz dos Santos Santana (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.