Você sabe se comportar nas redes sociais? Descubra já!

Você sabe se comportar nas redes sociais? Descubra já!

As novas mudanças que afetam o comportamento

As mudanças estão acontecendo de forma rápida na vida das pessoas quando o assunto se refere ao impacto das redes sociais na vida do ser humano. O acesso facilitado da comunicação e socialização traz consequências diversas no comportamento humano. E a partir dessa interação virtual, diversas novas categorias, conceitos e percepções vêm despontando.

Nesse contexto, de tempos de acelerada transformação, um dos maiores desafios que vem enfrentando o profissional de Psicologia é a elucidação de como o comportamento e as relações têm se estabelecido nesse cenário e quais as consequências dessa dinâmica para a saúde emocional das pessoas.

O conceito de bolha

A partir da análise desse quadro e de suas características fundamentais, desenvolveu-se, no meio acadêmico, o conceito de “bolha”, esferas demarcadas de experiência que, no âmbito virtual, assumem um realismo bastante particular. Temos a bolha pessoal, bolhas sociais de cunho ideológico, político, mercadológico, religioso e outros.

Bolha pessoal e social

Bolha pessoal se refere ao que está vinculado aos gostos, pensamentos, amigos, ações de uma só pessoa, que realiza a divulgação, por diversas forma, nas redes sociais e na Internet. Em regra, são postados aspectos positivos, imaginários ou não, relacionados à vida daquele indivíduo.

Já bolhas sociais são grupos de pessoas que têm os mesmos objetivos, ou seja, compartilham nas redes sociais posição ou percepção que lhes são comum e que lhes parecem úteis ou agradáveis.

Aí são disseminados muitos conteúdos informativos, inclusive as chamadas fake news, e rastreados comportamentos para identificar gostos e preferências com fins comerciais.

O efeito positivo dessas interações, além de possibilitar o acesso rápido aos temas do interesse de cada um e o compartilhamento de pensamentos, experiências e opiniões dos integrantes do grupo, é facilitar novos vínculos sociais.

Seu efeito negativo, porém, é estimular a intolerância com ideias ou comportamentos contrários ou diferentes dos ali defendidos e estimulados, resultando em perda de empatia e, consequentemente, maior animosidade entre grupos de opinião.

Nesse contexto, é sempre bom estarmos atentos aos nossos estados emocionais nessas interações, evitando conexões virtuais tóxicas e buscando aquelas favoráveis ao nosso bem-estar e saúde mental.

Últimos posts por Hiderlene da Ponte Montenegro (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.