Ícone do site Psicologia Viva

Como se controlar diante de uma crise nervosa?

Vários fatores podem ser causadores de uma crise nervosa e  grandes alterações emocionais, por exemplo: estar sob grande pressão no seu trabalho, conflitos em seus relacionamentos interpessoais , desemprego, violência, assédio moral, estresse e problemas recorrentes de ansiedade .

Aprender a se controlar diante de uma situação como esta , parte de  conhecer os sintomas gerados por transtornos ansiosos, as causas , formas de tratamento, e terapia para ajudar a manter a calma. E para saber de tudo isso, continue lendo este texto.

Como surge a crise nervosa?

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico.

Todavia, é um termo genérico que pode  acontecer a um indivíduo que esteja  passando por momentos  difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

A crise nervosa pode ser desencadeada por inúmeras respostas emocionais,físicas  que podem agravar seu estado, tais como: irritabilidade, crises de choro,alterações de apetite, falta de interesse na vida social, reatividade, dependência de álcool e drogas( forma de escapar da realidade), desmotivação, extrema raiva, violência, isolar-se das pessoas, insônia, medo, pânico, sudorese, dor, fadiga, agitação entre outros.

Pode estar associada aos transtornos de ansiedade, estresse  e quadro  neurológico a ser avaliado por profissionais.

Você pode verificar se  está tendo esses sintomas com bastante frequência  e se os mesmos estão lhe trazendo prejuízos em sua vida familiar, social e principalmente no trabalho.

Como se comportar diante de uma crise nervosa?

É preciso que durante uma crise nervosa, procure-se acalmar com exercícios de respiração, observando o movimento do diafragma em inspirar e expirar sempre de forma lenta por pelo menos 3 vezes , até sentir uma certa leveza.

Pois esse processo da respiração que chamamos de técnica de relaxamento, ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos em hiperventilação, devido à grande adrenalina.

Tente fazer isso, pois você estará mais ciente do seu estado mental e emocional.

Porque é importante procurar ajuda de um profissional?

É  Importante procurar  ajuda profissional  já que em muitos casos, há necessidade  de medicação  associada à psicoterapia .

Assim, você terá um tratamento completo e direcionado a tratar pensamentos, emoções , forma de agir  e de  se controlar .

Isso se dá por meio da externalização de suas questões e de um processo de análise, que proporciona ferramentas e técnicas que ajudam  o paciente a se conhecer melhor e lidar  com uma crise nervosa.

Faça isso e você estará adquirindo um resultado eficaz para ter uma vida mais feliz e sem ataque de nervos.

Ao perceber uma mudança drástica em seu humor, emoções e estado mental , procure rapidamente uma ajuda específica como citada acima  e não espere ter outras crises , pois , melhor é se cuidar e prevenir de um uma crise nervosa grave.

Enfim, procure ser mais generoso, solidário, ser mais flexível, curtir seus momentos de lazer com qualidade. Procure  apoio de seus cônjuges, familiares, filhos e  todas as pessoas que você ama. Seja mais saudável , busque sempre  alternativas que proporcionem maior tranquilidade emocional e comportamental.