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Quais as vantagens do mapeamento do perfil profissional de funcionários?

quatro bonecos cada um com um perfil profissional

A área de recursos humanos (RH) de qualquer empresa tem um papel essencial no alcance de seu sucesso. Afinal, é ela a responsável por captar e contratar os colaboradores, que são os responsáveis pelo trabalho no dia a dia da empresa e, consequentemente, o alcance de resultados.

Para garantir que esse processo se dê de forma positiva para gestores e trabalhadores, é preciso que o RH se esforce em conhecer seus colaboradores. Dessa forma, ele poderá distribuir melhor os funcionários, fornecer feedbacks embasados e aumentar a sua satisfação.

Por isso, no post de hoje falaremos sobre o mapeamento do perfil profissional de colaboradores e como ele é importante para a empresa. Acompanhe!

O que é o mapeamento do perfil profissional de colaboradores?

É um processo de identificação de diversos aspectos do colaborador que influenciam sua atuação e seu  bem-estar dentro da empresa: competências, metas, objetivos, satisfação, experiências. O RH busca descobrir questões que vão além da análise de currículo e entrevista convencionais.

O mapeamento ajuda a empresa a conhecer melhor a sua equipe, e também ajuda o funcionário a se conhecer melhor e sua atuação no trabalho. O gestor tem a oportunidade de saber mais detalhadamente as habilidades de cada membro da equipe, além de suas tendências de comportamento e necessidades pessoais.

Como ele é realizado?

O mapeamento geralmente é realizado a partir de testes, que contêm questionários com perguntas estruturadas, que buscam identificar o perfil profissional e comportamental do funcionário. Essa avaliação deve ser iniciada já nas primeiras fases do processo seletivo, com reavaliações periódicas.

As respostas são preenchidas pelo próprio colaborador, a partir de suas percepções, valores e prioridades. Isso garante maior confiabilidade do resultado encontrado, já que a própria pessoa definiu o que responderia.

Hoje em dia são utilizados diversos softwares para a realização dos testes e análise dos resultados encontrados, fornecendo análises ágeis, seguras e imparciais. Todo o mapeamento deve ser realizado por uma equipe capacitada para interpretar e utilizar adequadamente os resultados, que conta com, pelo menos, um psicólogo.

Os principais objetivos da realização do mapeamento são:

  • identificar as principais forças e competências dos colaboradores;
  • verificar se o funcionário exerce uma função que está de acordo com seu perfil;
  • buscar descobrir a motivação da equipe; e
  • ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho, a partir da identificação de pontos fortes e fracos.

Qual a sua importância?

O mapeamento permite que os gestores identifiquem as características e o perfil dos integrantes da equipe, incluindo questões como: níveis de satisfação e energia, poder de comunicação e persuasão, capacidade de tomada de decisões, criatividade, perfil de liderança, colaboração entre os funcionários, entre várias outras.

Essa caracterização traz benefícios, pois:

  • permite comparar o perfil de um candidato com o perfil esperado para a vaga;
  • facilita a gestão de equipes e criação de equipes com alta performance;
  • possibilita que o colaborador seja destinado a um cargo ideal para seu perfil, de forma que ele trabalhe melhor e alcance melhores resultados;
  • fornece base para a elaboração de um plano de treinamento;
  • gera relações internas mais fluidas e produtivas; e
  • ajuda na identificação das causas de conflitos e entraves no processo de trabalho.

É importante ressaltar que a aplicação dos testes de mapeamento do perfil de colaboradores é apenas o primeiro passo. O RH precisa dar continuidade ao processo, para solucionar os problemas encontrados, proporcionar melhores condições de trabalho e destinar os funcionários aos melhores cargos para eles.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts — Psicologia: entenda como ela ajuda a ser promovido no trabalho!

 


Referências:

de Mattos Martins, Marcos Madeira. A empresa e o valor do trabalho humano. Grupo Almedina, 2019.

de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.

De Souza, Sheila Elisabete Regiane, et al. “CAPITAL HUMANO: EVIDENCIAÇÃO DOS INTANGÍVEIS E DESAFIOS COMENSURÁVEIS.” Revista Ciência Contemporânea 1.5 (2020): 246-265.