Ícone do site Psicologia Viva

Qual seu tipo de ciúme: normal, exagerado, obsessivo ou patológico?

fights relationship

O questionário não deve ser considerado como um diagnóstico, apenas como uma orientação dos níveis dos sinais. Nesse caso, sempre é recomendado consultar um profissional capacitado para uma avaliação completa.

É muito comum nós seres humanos termos ciúmes de diferentes coisas, no entanto, os ciúmes no relacionamento conjugal, podem afetar de forma avassaladora.

Ao longo da vida é necessário que cada um faça sua autoavaliação para identificar a intensidade destes ciúmes e se estão sendo benéficos ou prejudiciais. Atente-se a estas diferenças para se autoavaliar:

Ciúme normal:

Geralmente surge em breves momentos quando uma pessoa sente-se insegura da possibilidade de perder seu companheiro. Este ciúme costuma ser proporcional ao motivo, e a pessoa consegue guardar para si se for necessário ou sabe falar com o companheiro de forma apropriada.

Assim como ele surgiu, desaparece e não causa desconforto significativo ao companheiro.

Ciúme exagerado:

Acontece em pessoas que são inseguras, que têm medo de perder e têm baixa autoestima. Para desencadear o ciúme exagerado pode haver ou não um motivo, pois a pessoa pode fantasiar algo e acaba agindo de uma forma que causa sofrimento no companheiro.,

Por exemplo: quando a pessoa tem interesse em saber sobre todos os relacionamentos anteriores; verifica onde o companheiro está, com quem está e quer saber o máximo sobre essas pessoas; confere o smartphone, redes sociais, carteira e roupas íntimas; pode até chegar a mentir para testar se a resposta do companheiro é igual a uma outra resposta dada anteriormente.

A intensidade deste ciúme é moderada, a pessoa tem dificuldade em se perceber como ciumento e ainda pode ter doenças mentais.

Ciúme obsessivo:

Corresponde à pessoa que tem pensamentos indesejáveis, involuntários, repetitivos e até absurdos sobre a infidelidade.

Muitas vezes, mesmo sabendo do pensamento infundado, pode: ficar refletindo sobre provas infundadas e angustiantes quanto a possibilidade de traição; perde um tempo significativo pensando; o sentimento do amor é uma imposição, uma força avassaladora que domina e manda na pessoa.

Existe uma briga interna na pessoa ciumenta e frequentemente ela está comprometida com outras doenças mentais.

É importante lembrar que o resultado do questionário não é uma avaliação psicológica. Assim, apenas por esse resultado, não é possível diagnosticar um quadro de baixa autoestima.

Ciúme patológico:

Quando a pessoa tem suspeitas fantasiosas, imaginárias e infundadas, geralmente sem corresponder com a realidade sobre seu companheiro.

Este ciúme patológico pode gerar atitudes como:

O ciúme tem um tempo de duração indefinido, a pessoa geralmente não se aceita como ciumento, é dissimulada, mente muito, engana e pode chegar ao homicídio e ter patologias emocionais sérias.

Uma pessoa com ciúme prejudicial, primeiramente precisa ter o insight, reconhecer que está sendo ciumenta de forma intensa e lesiva, depois deve procurar avaliação e tratamento psicológico, ainda pode ser encaminhada para conduta psiquiátrica.

Note que o ciúme normal sujeita o companheiro a se sentir valorizado, faz bem.

Mas, o ciúme exagerado, obsessivo ou patológico leva ao sofrimento do companheiro, e ele pode ser considerado codependente, ou seja:

Então esse codependente não vivencia de forma saudável, apresenta dificuldades em lidar com questões emocionais e também precisa de avaliação e tratamento psicológico.

O ciúme danoso prejudica muitas vidas, então a autoavaliação do ciúme não pode ser deixada de lado! Se for necessário busque orientação psicológica.