Ícone do site Psicologia Viva

Custo benefício: orientação psicológica vale a pena?

Valorizar e investir na própria saúde deveria ser uma prioridade para todas as pessoas, mas isso nem sempre acontece. Muitas pessoas alegam que os custos dos serviços psicológicos são altos e neste texto vamos abordar o custo benefício de investir em sua saúde emocional e qualidade de vida, leia até o fim para tirar sua própria conclusão.

Será que os altos custos das consequências trazidas por um desajustamento emocional, conflitos pessoais e profissionais são maiores que o investimento no tratamento psicológico?

A dor, a exaustão emocional e o fato de alimentarmos alguns sentimentos, os quais podemos denominar de sentimentos tóxicos, trazem sérios prejuízos para a nossa saúde psíquica e física. O que incomoda a nossa psique reflete no nosso corpo e o inverso também é verdadeiro.

Saúde emocional: qual o custo benefício?

Sem saúde emocional não há parcimônia mente/corpo, por isso a necessidade de equilíbrio entre ambos. Este equilíbrio pode ser encontrado com ajuda profissional do psicólogo, o qual está qualificado para entender, amparar e clarificar algumas situações que impedem a pessoa de crescer e sair de um limbo psíquico que sabotam pensamentos e comportamentos.

Portanto, vale colocar na balança o que você prefere:

– Deixar que determinadas situações se tornem recorrentes e levem ao adoecimento psíquico e físico?

– Ou, realizar o que chamamos de faxina emocional e melhorar a autoestima, resgatar a autoconfiança e o autocontrole?

Quanto vale sofrimento e inquietações emocionais?

É doloroso pensar e refletir sobre questões que nos incomodam. O acompanhamento psicológico envolve análise das suas emoções, atitudes, angústias, inseguranças, sentimentos negativos, medos e aflições.

Porém para conquistarmos uma melhor qualidade de vida é importante enfrentar nossa resistência e olhar com carinho para o que nos incomoda, do contrário esses sentimentos que cercam a nossa vida tornam-se limitantes e nos paralisam. Se nos anteciparmos e cuidarmos de nossas emoções podemos atingir um melhor gerenciamento da nossa vida; de forma a alcançarmos condições ideais e de desempenho e produtividade no cotidiano.

Quanto custa nossa qualidade de vida?

O fato de aceitarmos que queremos mudar já é um grande passo. A ajuda profissional vem  agregar nesse processo. Portanto, quando pensamos em custo benefício devemos levar em consideração o investimento financeiro e os ganhos deste investimento; uma psique saudável é tão importante quanto o cuidado com o corpo físico.

O processo de ressignificar, transformar sua realidade e reajustar padrões emocionais disfuncionais demandam ajuda profissional, pois o mesmo vai ajudar o paciente a reestruturar-se, enxergar seu próprio potencial e perceber hábitos inconsciente, o que irá promover uma melhoria no seu funcionamento emocional e cognitivo.

Porque não conversar com um amigo?

A psicologia está para além do senso comum.  O profissional deve passar por um curso de formação além de um processo de qualificação e aperfeiçoamento contínuos para atender a demanda da subjetividade humana com as abordagens e técnicas adequadas.

Toda mudança começa a partir de você, no entanto, o processo de ressignificar e interpretar a si mesmo não é um processo solitário. É necessária a intervenção de um olhar técnico, um profissional que irá abordar suas questões de forma neutra, sem preconceitos ou julgamentos, para isso há todo um preparo teórico, técnico e prático.

Nós seres humanos trazemos questões inconscientes que muitas vezes tornam-se obstáculos do dia a dia, interrompendo ciclos de vida importantes no desenvolvimento pessoal. Para dar conta de toda essa subjetividade são anos de estudos que o profissional investe. Isto tudo na intenção de oferecer o melhor tratamento possível a todos que buscam ajuda!