Ícone do site Psicologia Viva

7 dúvidas sobre o trabalho do psicólogo

psicólogos no tratamento da ansiedade

Há momentos na vida em que precisamos enfrentar determinadas situações, ou ainda, rever a forma como nos relacionamos com os outros, nos reencontrar profissionalmente ou passar pelo luto.

Superar esses acontecimentos sozinho é muito difícil, e, na hora de procurar ajuda, surgem muitas dúvidas sobre o trabalho do psicólogo.

Neste post, vamos responder 7 questionamentos frequentes na hora de entender como esse profissional trabalha. Acompanhe!

1. O psicólogo é um médico que transforma a cabeça das pessoas?

O psicólogo é um profissional de saúde, não um médico. Utilizando técnicas científicas, faz avaliação psicológica, acompanhamento, elucida algumas questões e ajuda a pessoa a resolver os conflitos, lidar com situações difíceis, etc.

Seu trabalho vai permitir entender o que é necessário mudar na forma de pensar ou de agir, e não fazer uma interferência na cabeça.

2. Quem deve procurar o trabalho do psicólogo?

Não são apenas pessoas doentes ou com desordens mentais que procuram esse profissional, isso é um mito. Como não é um médico, o psicólogo não vê o indivíduo sob a ótica da doença.

Essa orientação pode ser solicitada por aqueles que precisam enfrentar um problema difícil, que buscam autoconhecimento, que têm dificuldade para se relacionar ou outras necessidades.

3. Não posso resolver meus problemas sozinho?

Existe uma crença de que não precisamos de ajuda para solucionar questões pessoais. Há ainda quem suponha que os problemas vão se resolver sozinhos, quando o tempo passar. Porém, muitas dessas dificuldades não surgiram de repente ou sem motivo.

Além disso, quem está envolvido em uma determinada situação costuma encontrar obstáculos para enxergá-la com clareza. Por conta dessa junção de fatores, o trabalho do psicólogo é necessário.

O profissional tem a capacidade de auxiliar com uma avaliação especializada e utilizar técnicas e conhecimentos científicos para esclarecer questões, fazendo a pessoa se sentir melhor.

4. O que os amigos e familiares vão pensar quando eu procurar um psicólogo?

Muitas pessoas sentem vergonha de procurar um psicólogo por conta da ideia equivocada de que apenas doentes necessitam desse auxílio. Felizmente, esse engano está sendo cada vez mais esclarecido, à medida que circulam mais informações corretas sobre essa profissão.

Além disso, ninguém deve se importar com o prejulgamento que outras pessoas farão. Quem precisa de ajuda deve fazer algo por si, e posteriormente, as pessoas vão enxergar os benefícios.

5. Vou pagar para ouvir conselhos?

Não. O psicólogo não dá palpites ou conselhos. O profissional realiza um trabalho de avaliação, ajudando a pessoa a entender as associações daquilo que ela pensa, sente e vive.

Também auxilia a compreender a causa do problema, como ele funciona e quais são as possibilidades de solucioná-lo, prestando assistência para que a pessoa enxergue com mais clareza e seja estimulada a buscar a melhor solução para suas ocorrências.

6. O que posso ou devo contar ao psicólogo?

Você deve falar o que se sente à vontade para dizer, não é obrigado a contar nada. Mas o profissional está ali para ajudar, e toda a informação útil para entender o que você está passando vai colaborar com os resultados.

Caso sinta vergonha de abordar algum tema, pode falar só o necessário ou aguardar que a confiança no psicólogo cresça. Mentir para ele será uma sabotagem consigo mesmo. Além disso, tudo o que se passa em uma sessão é confidencial, seguindo as normas éticas da profissão.

7. Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e o psiquiatra?

O psiquiatra é um médico que, após ter concluído sua formação inicial, faz residência nessa área. Estuda neurologia, psicofarmacologia, entre outras disciplinas que permitem tratar doenças e desordens mentais. Pode prescrever medicamentos.

O psicólogo se forma por meio de uma graduação em psicologia. É o profissional que estuda os processos mentais e o comportamento humano, entendendo como se formam os pensamentos, os sentimentos e a razão. Atua em várias áreas que lidam com o ser humano, como empresas, escolas, instituições e consultórios. Nos consultórios prestam serviço de Aconselhamento, Orientação Psicológica, Psicoterapia, Psicodiagnóstico, Orientação Profissional e de vida, sempre visando o bem estar dos pacientes.

Psicanalista é o profissional que se forma em psicanálise, que é a teoria e método de tratamento criado por Sigmund Freud, que interpreta os conteúdos inconscientes, revelados por meio de palavras, ações e produções imaginárias.

E então, esclareceu suas dúvidas sobre o trabalho do psicólogo? Aproveite a oportunidade e veja também o nosso post sobre orientação psicológica!


Referências:

Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt, and Paula Inez Cunha Gomide. “O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional.” Psicologia: ciência e profissão 9.1 (1989): 6-15.

Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt, and Sônia Maria Guedes Gondim. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Boarini, Maria Lucia. “A formação do psicólogo.” Psicologia em Estudo 12.2 (2007): 443-444.

Botomé, Silvio Paulo. “A quem nós, psicólogos, servimos de fato.” Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil (2010): 169-202.