Ícone do site Psicologia Viva

Trauma infantil: A terapia para crianças pode ajudar 

Atualmente, o estudo das consequências emocionais do trauma infantil tem se propagado, ao passo que o principal aspecto do problema é a manobra da mente para suportar essa avalanche de emoções negativas. 

O que é trauma? 

O trauma infantil ocorre quando a situação é tão intensa negativamente que a mente não consegue “digerir” e lidar com a avalanche de emoções negativas. Na criança, o trauma é muito mais perigoso porque o cérebro está ainda em desenvolvimento, e não terá recursos para lidar com acontecimentos conflitantes. 

Como situações que podem gerar traumas na criança, podemos citar: 

 Nesse momento, alterações físicas e psicológicas vão ocorrer, com o objetivo de proteger a saúde emocional da criança, e isso se manifesta na mudança de comportamento.  

Consequências do trauma para a criança 

O trauma infantil se arrasta por muito tempo, uma vez que os cuidadores que não conseguem satisfazer as necessidades emocionais da criança vão fazer com que a mesma experiencie o estresse quase que diariamente.

A mente infantil irá entender que pessoas não são confiáveis e isso dificultará e muito o seu processo de socialização com outros.

Alguns sintomas que denunciam que a criança pode ter sofrido trauma emocional são:

Não podemos nos esquecer também dos eventos que por si só são traumatizantes, como:

A lista é muito extensa, porém os resultados não fugirão muito do que já foi dito.  

O trauma infantil, caso não seja tratado adequadamente, vai originar sintomas que permanecerão pela vida toda.

Na vida adulta, as pessoas que experienciaram trauma emocional na infância apresentarão comportamentos como:

Como a psicoterapia infantil pode ajudar 

A terapia infantil pode reestabelecer os padrões de confiança da criança e fortalecer a autoestima, ao mesmo tempo que proporciona um espaço saudável para que ela identifique e lide com as emoções que são geradas em situações negativas, de maneira mais adequada.  

Outro ponto forte também é a orientação dos cuidadores, que são fundamentais no processo de reabilitação da criança. Como a criança introjeta tudo que vem do meio, quanto mais em sintonia com as necessidades infantis os cuidadores tiverem, mais desenvolvimento emocional positivo a criança vai experienciar.

Utilizando de diferentes técnicas, o psicólogo será capaz de identificar as dificuldades emocionais da criança e auxiliá-la no processo de autonomia e autoconfiança, tão necessárias para interagir adequadamente com o meio e desenvolver resiliência para superar os desafios.

Além disso, o trabalho terapêutico pode prevenir que a criança que enfrentou trauma na infância seja um adulto comprometido pelas características citadas acima.