Ícone do site Psicologia Viva

Práticas de bem-estar e saúde que não passam pelo contato médico e como elas podem ajudar

Nossa saúde não é apenas física

O conceito de saúde engloba aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais, logo, devemos nos perceber de forma integral, não nos limitando apenas aos aspectos físicos.

Diante disso, para que possamos alcançar qualidade de vida, é importante que desenvolvamos hábitos saudáveis que envolvam esses variados aspectos e que contribuam para o nosso bem-estar. Alguns hábitos já são bem conhecidos, como:

A importância da regulação emocional

Quando se trata de saúde mental, um conceito muito importante é a regulação emocional. Cuidar das emoções é muito importante pois elas estão envolvidas em todas as áreas de nossas vidas. Logo, a saúde emocional contribui para o bem-estar, ajuda nos relacionamentos, na vida profissional e acadêmica, e contribui para a manutenção da saúde de forma plena.

Todos esses são exemplos de hábitos que podem e muito contribuir para a nossa saúde mental. Muitos deles podem parecer bobagem ou perda de tempo, no entanto, fazem total diferença no nosso dia a dia e não devemos subestimar sua importância.

Ademais, podemos mencionar a terapia como uma ferramenta muito eficaz na prevenção, tratamento e manutenção da saúde mental.

Na terapia podemos aprender novas habilidades, tratar questões mal resolvidas, melhorar a saúde emocional entre tantas outras coisas.

Portanto, pode-se compreender que cuidar da saúde vai muito além do cuidado físico e médico, outros aspectos devem ser considerados e outros profissionais podem auxiliar na manutenção da saúde de forma plena, entre eles o psicólogo.

Dayane Costa