Ícone do site Psicologia Viva

Relacionamentos abusivos: você vive um relacionamento abusivo?

Quando você ouve ou pensa em RELACIONAMENTOS ABUSIVOS, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

O abuso não é só físico

Muitos ligam o ABUSIVO à violência física, mas vai muito além disso. Estar em um relacionamento abusivo não quer dizer necessariamente ser agredido fisicamente.

Em muitos casos a violência toma outras formas de manifestações, como a violência psicológica, sexual e financeira. Elas se manifestam de forma muito mais sutil que a agressão física, por isso mesmo são mais difíceis de serem percebidas, podendo acontecer em qualquer tipo de relação (seja no âmbito amoroso, familiar, profissional ou ciclo de amigos).

Algumas particularidades de viver dentro de um relacionamento abusivo são, por exemplo, sentir-se submisso(a), ameaçado(a), inferior, destruído(a), controlado(a), dominado(a), isolado(a), anulado(a), dificuldade de dizer NÃO, sempre ceder às vontades alheias, depender financeiramente, etc.

Um relacionamento abusivo ocorre quando um dos envolvidos (independente do gênero) assume a posição de sempre satisfazer o outro, de forma que os desejos e vontades do parceiro(a) sejam a prioridade na relação, enquanto os seus são anulados ou colocados em segundo plano.

Muitas pessoas ficam dentro desta “relação” durante muito tempo, sem entender o abuso que sofrem, criando uma relação de dependência. Nesta relação predomina o excesso de “poder” sobre o parceiro, o desejo de controlá-lo, de tê-lo para si o tempo todo (independente de haver ou não infidelidade).

Como reconhecer uma pessoa abusiva

Abaixo alguns exemplos de situações que nos permite reconhecer um relacionamento abusivo, algumas são mais simples do que outras:

Importante saber

Se você se identificou com algumas dessas situações lembre-se…

E principalmente: conheça-se melhor!

O AUTOCONHECIMENTO precisa ser desenvolvido. Através dele você se conhece, descobre seus limites, fortalece sua autoestima, sabe o que quer, quando quer, o que te faz bem e principalmente, QUEM te faz bem!