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05 dicas para evitar custos com a rotatividade de pessoal

Scott graham - unsplash

Selecionar um colaborador é uma tarefa estratégica para as empresas. A contratação de um talento que se encaixe com a cultura e os valores da organização traz diversas vantagens para o time. Entretanto, a contratação errada gera grandes perdas.


Você já contratou um funcionário que não correspondeu às suas expectativas e precisou lidar com os resultados disso? Saiba que algumas ações pontuais podem ajudar a evitar custos com a rotatividade de pessoal.

Conheça quais são as cinco principais neste artigo.

1 – Entenda os valores da empresa

Antes de contratar um candidato, é importante que o recrutador esteja engajado com a cultura, a missão e os valores da empresa contratante.

Dessa forma, ele conseguirá compreender qual é o candidato mais adequado para a vaga em aberto. Esse alinhamento pode ser um fator decisório para evitar o turnover da organização.

2 -Defina o perfil da vaga

Para preencher um cargo aberto na empresa, é preciso determinar com clareza qual é o perfil do candidato buscado.

É necessário traçar os valores e missão da organização; as atribuições e requisitos do cargo; as características, competências e habilidades desejadas para se trabalhar com a equipe e o gestor; quais benefícios serão ofertados ao candidato e todas as informações que expliquem da melhor forma o que a empresa precisa, para assim encontrar o perfil ideal para o posto.

3 – Analise os currículos com atenção

Ao definir bem o perfil da vaga, os currículos recebidos serão mais compatíveis com a mesma, dessa forma ficará fácil eliminar aqueles que não atendem ao perfil desejado. Ainda assim, antes de chamar os candidatos para uma entrevista, é fundamental ler os currículos com muita atenção.

Esse momento deve ser voltado para a análise das características e competências dos aspirantes à vaga, para verificar se eles são compatíveis e anotar possíveis dúvidas e curiosidades encontradas.

4 – Prepare-se para a entrevista

Com os currículos analisados em mãos, é hora de se preparar para as entrevistas. Esteja preparado com um roteiro contendo as perguntas que serão feitas durante a entrevista e os demais assuntos a serem abordados.

É válido fazer perguntas diretas e outras que levem o candidato a contar uma história para analisar a sua resposta e, assim, extrair informações relevantes. Dinâmicas em grupo também são interessantes, pois elas mostram a capacidade de trabalhar em equipe e revelam traços como o de liderança, por exemplo.

5 – Descubra os objetivos do candidato a fim de evitar custos com a rotatividade de pessoal

Para evitar a rotatividade de pessoal é fundamental conhecer os objetivos do candidato. Aproveite o momento da entrevista para apresentar a sua empresa: sua estrutura, rotina e o que se espera dos futuros profissionais que irão fazer parte do time.

Identifique quais são as expectativas de ascensão profissional do entrevistado, dessa forma, é possível evitar um desligamento futuro devido a não adaptação do mesmo ou pela vaga não ser exatamente o que ele esperava.

Extra:  cuidados com a pós-contratação

Muitas empresas se preocupam tanto com o processo de seleção que não dão a devida importância à uma etapa fundamental do processo: o período pós-seleção. É fundamental o acompanhamento do novo integrante do time para o sucesso dele.

Para garantir uma boa pós-contratação, algumas dicas fundamentais são:

Sendo assim, para evitar custos com a rotatividade de pessoal, procure se planejar bastante para executar um bom processo seletivo. Não busque apenas por alguém com os conhecimentos necessários para o cargo, lembre-se de avaliar o perfil comportamental e o alinhamento do candidato com os valores e cultura da empresa.

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