05 dicas para evitar custos com a rotatividade de pessoal

05 dicas para evitar custos com a rotatividade de pessoal

Selecionar um colaborador é uma tarefa estratégica para as empresas. A contratação de um talento que se encaixe com a cultura e os valores da organização traz diversas vantagens para o time. Entretanto, a contratação errada gera grandes perdas.


Você já contratou um funcionário que não correspondeu às suas expectativas e precisou lidar com os resultados disso? Saiba que algumas ações pontuais podem ajudar a evitar custos com a rotatividade de pessoal.

Conheça quais são as cinco principais neste artigo.

1 – Entenda os valores da empresa

Antes de contratar um candidato, é importante que o recrutador esteja engajado com a cultura, a missão e os valores da empresa contratante.

Dessa forma, ele conseguirá compreender qual é o candidato mais adequado para a vaga em aberto. Esse alinhamento pode ser um fator decisório para evitar o turnover da organização.

2 -Defina o perfil da vaga

Para preencher um cargo aberto na empresa, é preciso determinar com clareza qual é o perfil do candidato buscado.

É necessário traçar os valores e missão da organização; as atribuições e requisitos do cargo; as características, competências e habilidades desejadas para se trabalhar com a equipe e o gestor; quais benefícios serão ofertados ao candidato e todas as informações que expliquem da melhor forma o que a empresa precisa, para assim encontrar o perfil ideal para o posto.

3 – Analise os currículos com atenção

Ao definir bem o perfil da vaga, os currículos recebidos serão mais compatíveis com a mesma, dessa forma ficará fácil eliminar aqueles que não atendem ao perfil desejado. Ainda assim, antes de chamar os candidatos para uma entrevista, é fundamental ler os currículos com muita atenção.

Esse momento deve ser voltado para a análise das características e competências dos aspirantes à vaga, para verificar se eles são compatíveis e anotar possíveis dúvidas e curiosidades encontradas.

4 – Prepare-se para a entrevista

Com os currículos analisados em mãos, é hora de se preparar para as entrevistas. Esteja preparado com um roteiro contendo as perguntas que serão feitas durante a entrevista e os demais assuntos a serem abordados.

É válido fazer perguntas diretas e outras que levem o candidato a contar uma história para analisar a sua resposta e, assim, extrair informações relevantes. Dinâmicas em grupo também são interessantes, pois elas mostram a capacidade de trabalhar em equipe e revelam traços como o de liderança, por exemplo.

5 – Descubra os objetivos do candidato a fim de evitar custos com a rotatividade de pessoal

Para evitar a rotatividade de pessoal é fundamental conhecer os objetivos do candidato. Aproveite o momento da entrevista para apresentar a sua empresa: sua estrutura, rotina e o que se espera dos futuros profissionais que irão fazer parte do time.

Identifique quais são as expectativas de ascensão profissional do entrevistado, dessa forma, é possível evitar um desligamento futuro devido a não adaptação do mesmo ou pela vaga não ser exatamente o que ele esperava.

Extra:  cuidados com a pós-contratação

Muitas empresas se preocupam tanto com o processo de seleção que não dão a devida importância à uma etapa fundamental do processo: o período pós-seleção. É fundamental o acompanhamento do novo integrante do time para o sucesso dele.

Para garantir uma boa pós-contratação, algumas dicas fundamentais são:

  • Apresente a empresa com seus benefícios e obrigações ao novato.
  • Capacite o novo funcionário —  dessa forma você o valoriza e ganha um grande aliado no período de adaptação.
  • Peça e ouça feedbacks do novato e das pessoas diretamente ligadas a ele.
  • Tenha um formulário de avaliação do período de experiência para avaliar o desempenho do novo integrante.

Sendo assim, para evitar custos com a rotatividade de pessoal, procure se planejar bastante para executar um bom processo seletivo. Não busque apenas por alguém com os conhecimentos necessários para o cargo, lembre-se de avaliar o perfil comportamental e o alinhamento do candidato com os valores e cultura da empresa.

Gostou do nosso conteúdo sobre evitar custos com a rotatividade de pessoal? Então curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de todos os nossos próximos conteúdos.

Qualidade de vida dos colaboradores
Últimos posts por Vulpi (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.