Ícone do site Psicologia Viva

Manifestações Clínicas dos Transtornos de Ansiedade

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 9,3% da população brasileira.

A ansiedade é uma sensação considerada normal nos seres humanos, porém, quando começa a afetar seu funcionamento de vida diária passa a ser visto como patologia. 

Procure ajuda profissional caso identifique-se com os sintomas, pois a ansiedade pode acarretar outros transtornos mentais.

Transtorno de ansiedade generalizada 

De acordo com o DSM IV, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle, com duração de no mínimo seis meses. 

Ocorre por fatores genéticos relacionados a fatores externos. A ansiedade passa a predominar no dia a dia da pessoa, ou seja, ganha sua forma patológica de se manifestar. 

Ainda que consiga-se perceber que as preocupações e medos são maiores que o necessário, é difícil manter o controle dos pensamentos disfuncionais (assim chamados pelos profissionais)

Fobias específicas 

São medos persistentes, excessivos e irracionais de algum objeto, animais ou situação. Por exemplo: locais fechados, sangue, aranhas, multidões. É na infância que origina-se 90% desses medos provenientes de uma experiência traumática.

Transtorno ou síndrome do pânico 

É caracterizado por crises de ansiedade de intenso medo que dura de cinco a dez minutos, ocasionando diversos sintomas físicos, tais como taquicardia, tremores, sudorese, falta de ar, formigamento, náuseas, etc.

Sintomas comportamentais: agitação, dificuldade na fala, fuga; sintomas emocionais: nervosismo, impaciência, medo e frustração e sintomas cognitivos: baixa concentração, memória fraca, hipervigilância. 

O medo é sempre relacionado à morte e/ou perca de controle. A pessoa pode confundir estes sintomas de ansiedade com os sintomas de alguma patologia biológica grave e intensificar sua crença de que algo ruim está por acontecer. 

Transtorno de ansiedade de separação 

É caracterizado por um sofrimento profundo e exagerado após separação de entes queridos e até mesmo do lar. Afeta crianças, adolescentes e adultos quando os sintomas não foram percebidos e tratados na infância. 

Ocorre devido a uma predisposição da criança à ansiedade (fator genético) somado a estímulos ambientais, como por exemplo mudanças bruscas na vida da criança e vivência de ambientes conflituosos.

A importância da ajuda profissional

Sofrer de ansiedade passa a ser em determinado momento muito desgastante para alguém. Procure ajuda profissional e aprenda a controlar os sintomas e extinguir as crises. 

As manifestações apresentadas neste texto são tratadas com ajuda de psicólogos e/ou psiquiatras, podendo ou não necessitar de tratamento medicamentoso.