Como superar o medo exagerado? 4 dicas infalíveis!

Como superar o medo exagerado? 4 dicas infalíveis!

O medo é uma reação natural e normal do ser humano, geralmente ligado ao estado de alerta, quando algum perigo está próximo de nós. Porém, em algumas situações, o medo pode ser paralisante, e é aí que precisa ser investigado.

Como nos tornamos escravos do medo

A partir do momento em que o medo passa a controlar nossas vidas, nos tornamos escravos dele. Deixamos de sair de casa, ir trabalhar, sair para um passeio, e nos isolamos da nossa realidade, com a ideia perturbadora de que algo muito ruim pode nos acontecer. 

De um modo geral, existem alguns tipos de medo mais frequentes, como por exemplo: altura, dirigir, viajar de avião, falar em público, morte, insetos, etc. Sentir medo dessas e outras coisas é normal, porém, quando esses medos passam a nos controlar, esse caso pode ser evoluído para o que chamamos de fobia, que é um medo persistente e irracional, o qual provoca ansiedade extrema.

Com o passar do tempo, independente do tipo de medo que estamos lidando, percebemos que sua tendência natural é aumentar cada vez mais, e com isso, ele nos paralisa e nos incapacita de realizar atividades que antes nos eram comum. 

O que acontece se não nos tratamos?

Se não é tratado a tempo, o medo pode se transformar em transtornos de ansiedade, sem contar que pode agravar-se cada vez mais, nos sufocando em meio às nossas emoções. 

Então nos surge a seguinte pergunta: se estamos sujeitos a sentir tantos medos em nossa vida, como podemos controlá-los?

Pensando nisso, listei 4 dicas para controlar o medo exagerado:

4 dicas para controlar o medo exagerado

1ª Dica: Conheça seu medo! 

O primeiro passo para superar o medo é a aceitação, pois de nada adianta você negar a situação, e fingir que está tudo sob controle. Aceite seu medo e o reconheça.  

2ª Dica: Entenda seu medo! 

O segundo passo é procurar entender em quais situações você se sente com mais medo, e o mais importante, saber o motivo de você estar se sentindo assim.

3ª Dica: Não tenha vergonha!

O terceiro passo é não sentir vergonha ou culpa por ter medo de algo, pois todos nós, diariamente, estamos sujeitos a situações estressoras, as quais interferem em nosso humor, pensamentos e sentimentos. ?

Sentir medo não é sinal de fraqueza ou vergonha, muito pelo contrário, é um alerta de que algo não está bem em nós, e nesse caso, precisamos buscar ajuda. 

4ª Dica: Procure ajuda!

O quarto e mais importante passo é procurar ajuda. Através da psicoterapia, o terapeuta procura descobrir quais são os gatilhos, ou seja, o que te faz sentir-se assim. 

A partir do momento que se descobre a causa, técnicas terapêuticas são utilizadas para controlar e reconhecer situações que causam medo.

Essas são algumas dicas para que você consiga entender e superar seus medos. Como disse anteriormente, não sintam vergonha ou culpa por se sentirem com medo de algo. Apenas não deixe que esse medo o sufoque, e o impeça de viver sua vida da forma mais linda que pode ser vivida. Seja forte e procure ajuda, e acredite, após enfrentar seus medos, sua vida será muito mais leve. 

 

Últimos posts por Thais Ramos Josué Thoma (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.