Ícone do site Psicologia Viva

Saiba como o sexólogo online pode ajudar casais em crise sexual

sexólogo online

sexólogo online

Segundo Maslow, psicólogo americano que propôs a teoria da Hierarquia das Necessidades, o sexo é uma necessidade primária e fisiológica de todas as pessoas, assim como se alimentar, beber água e dormir. Então, se tais carências não são supridas ao menos em parte, a pessoa não consegue se dedicar com eficiência aos seus demais objetivos.

Além disso, uma vida sexual insatisfatória pode ainda desencadear outros problemas, como a depressão e a baixa autoestima. Justamente por isso, entre as diversas modalidades de ajuda que um psicólogo pode oferecer aos seus pacientes, existe a de sexólogo online.

Então, quer saber um pouco sobre essa forma de atendimento psicológico? Continue lendo e confira!

O que é a terapia sexual?

Kaplan, em “A Nova Terapia do Sexo”, afirma:

a nossa cultura sexualmente perturbada cria uma grande quantidade de informações errôneas e destrutivas, que devem ser eliminadas para beneficiar a função dos casais.

O que ele quis dizer com isso é que o sexo ainda é um tabu na nossa sociedade. E, muitas vezes, as pessoas crescem escutando afirmações machistas, preconceituosas, imprecisas — introjeção esta que pode colaborar para disfunções no futuro.

A terapia sexual, portanto, surge com o foco de ajudar o indivíduo com alguma questão da área sexual que o esteja incomodando. Seus assuntos podem ser diversos: falta de libido, dificuldade para chegar ao orgasmo ou para manter a ereção, ejaculação precoce ou tardia, dores durante o ato — enfim, as possibilidades são inúmeras.

Como é o processo de atendimento?

Inicialmente, o sexólogo precisará identificar o que está por trás da queixa. Afinal, ainda que existam muitas pessoas com o mesmo tipo de problema, os motivos para que ele surja podem ser completamente diferentes. Uma dificuldade de ereção pode vir, por exemplo, de mitos ou crenças limitantes, de cobranças excessivas internas, de uma ansiedade por desempenho, de estresse no trabalho etc.

Para isso, o profissional vai escutar o relato e precisará fazer muitas perguntas para entender o porquê de tudo. Essas conversas serão, na maioria das vezes, sobre a rotina sexual do paciente — logo, será inevitável abordar questões bem íntimas da pessoa ou do casal.

Cabe deixar claro, no entanto, que tudo o que for comentado nos atendimentos será mantido sob sigilo. Este é um dos preceitos do Código de Ética Profissional, que o psicólogo é obrigado a seguir.

Os objetivos gerais da terapia sexual serão:

Detalhes são importantes para um melhor respaldo ao formular a intervenção, porém, questões cotidianas relacionadas a diversas áreas também poderão ser abordadas. Além disso, é comum que o profissional recomende alguns exercícios para serem realizados fora da sessão, nos momentos íntimos da pessoa. Dicas para melhorar o relacionamento também podem fazer parte das orientações.

Por que consultar com um sexólogo online?

Em primeiro lugar, os métodos de atendimento online costumam ser um pouco mais objetivos, pois existe um limite de sessões que o Conselho Federal de Psicologia permite. Além disso, entre as grandes vantagens de se consultar com um sexólogo online, podemos citar:

Por isso, se você estiver passando por alguma angústia em relação ao sexo, não negligencie os seus problemas! Como vimos, um sexólogo online pode dar muitas orientações positivas e ajudar a melhorar o seu bem-estar e sua autoestima.

Nós, da Psicologia Viva, contamos com uma lista de profissionais capacitados para o apoio psicológico que você precisar. Entre em contato conosco e agende já sua consulta online!

_____________________

Referências

Hekma, Gert. “Uma história da sexologia: Aspectos sociais e históricos da sexualidade.” De Safo a Sade: Momentos da história da sexualidade (1995): 237-264.

NUNES, J. “Silveira: Aspectos Históricos e Epistemológicos da Sexologia Clínica.” Sexualidade, J. Gomes Pedro; A. Barbosa (eds.). Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina de Lisboa (2000): 9-25.