Psicologia geral

Entenda como funciona o atendimento online e veja as vantagens para pacientes e psicólogos!

A cada dia estamos mais conectados. Sim, essa frase parece clichê, mas você consegue imaginar a sua vida sem a Internet?

Sem assistir suas séries e filmes onde e quando quiser? Fazer compras, pedir comida, conversar com os amigos que moram longe… Já imaginou não poder mais fazer isso online?

A verdade é que a nossa vida foi se moldando conforme as novas tecnologias foram surgindo e não há mais volta.

O mundo mudou, novos desafios surgiram, as necessidades não são mais as mesmas e quem não se adaptar corre o risco de não se tornar competitivo no mercado, inclusive na área psicológica.

Não, a intenção aqui não é assustar ninguém. Muito pelo contrário! Essa é uma grande oportunidade.

Inclusive, se comparado a outros países, no Brasil, o atendimento online psicológico ainda tem muito espaço para crescer.

Vale ressaltar que a todo momento surgem estudos que comprovam a eficácia do atendimento à distância, aumentando a confiabilidade desse tipo de tratamento.

Então, essa é a hora de você dar um importante passo na sua carreira e oferecer consultas online aos seus pacientes.

Para lhe ajudar, separamos algumas informações muito importantes sobre o atendimento online.

Atendimento online: por que oferecer essa modalidade?

Esse não é um debate novo: há algumas décadas já se discutia o atendimento de psicólogos por telefone e novas tecnologias que foram surgindo. Conforme já mencionado, a internet ocupa um papel fundamental em nossas vidas.

É praticamente impossível realizarmos nossas tarefas, até mesmo as mais básicas, sem o uso dela. Por estarmos tão habituados ao mundo online, a tendência é levarmos, cada vez mais, nossas atividades para lá.

E o atendimento psicológico não seria diferente. Além de não demandar o deslocamento, os horários são bem mais flexíveis e democráticos. Afinal de contas, nem todo mundo consegue uma brecha na agenda no meio do dia para fazer terapia.

Ademais, sabemos que existem diversas objeções que as pessoas acabam criando para evitarem o consultório psicológico. Não é fácil sair da zona de conforto, não é mesmo?

Por isso, ao afastar algumas dificuldades, mais pessoas podem se beneficiar dos tratamentos psicológicos.

Democratização e maior acesso à psicologia

Por incrível que pareça, apesar de sermos uma nação com milhares de profissionais formados, em muitas localidades não há qualquer assistência psicológica. Em diversos casos, a distância é o maior impedimento.

Já em cidades menores, pode haver o desconforto de se consultar com um conhecido. Temos ainda os brasileiros que se mudaram do país e que gostariam de conversar com um psicólogo que fale a mesma língua.

Ou então um paciente que se consultava presencialmente e, precisando mudar, não deseja parar a terapia iniciada e perder o vínculo já estabelecido.

As possibilidades são infinitas! E, além de práticas, as consultas pela Internet são extremamente seguras.

Como funciona a segurança nas consultas psicológicas online?

Primeiramente, vale ressaltar que o atendimento psicológico online é devidamente autorizado e regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Inclusive, o atendimento online deve seguir o que prevê o código de ética da profissão, exatamente como as consultas presenciais.

E como em qualquer atividade realizada pela Internet, é fundamental que as pessoas tomem alguns cuidados.

Não há dúvidas que os aplicativos de comunicação trouxeram muita facilidade para a nossa vida. Ocorre que, nos casos de consultas psicológicas, eles não oferecem a segurança necessária para proteção do sigilo do paciente e dos seus dados.

Por isso, a utilização de uma plataforma digital com essa função específica e que possua certificação de segurança é o ideal.

Além da segurança, trabalhar em uma plataforma proporciona amplo suporte e uma verdadeira rede de apoio possibilitando que as consultas ocorram da melhor forma possível.

Também é recomendado que os psicólogos não utilizem computadores ou dispositivos públicos, bem como não guardem registros e dados dos atendimentos em local não adequado, sem senha. Lembre-se, o paciente confia em você!

Assim, com as devidas precauções, as consultas ocorrem de forma segura para ambas as partes.

Atendimento online: quais os benefícios para os profissionais?

Já falamos sobre as inúmeras vantagens que o atendimento online traz para os pacientes, mas e os psicólogos?

Atendendo pela Internet, os profissionais têm a possibilidade de ser encontrado por pessoas localizadas em todo o mundo, aumentando a gama de pacientes, experiência e ganhos financeiros.

Por ser online, as consultas podem ser realizadas na casa do psicólogo, diminuindo os custos com a abertura e manutenção de um consultório.

Os investimentos são baixos: um equipamento conectado à Internet e só. Se você já possuir um ambiente adequado em casa, não é necessário realizar adaptações significativas.

Em decorrência da flexibilidade de horários e dias de atendimento, o profissional pode adequar a agenda às suas necessidades, conseguindo tempo para realizar outras atividades, inclusive manter pacientes presenciais.

É claro que, para poder realizar os atendimentos, o psicólogo deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia, além de possuir cadastro no sistema E-psi do CFP.

O cadastro no E-psi é obrigatório, gratuito e o procedimento é totalmente online.

E não se preocupe, não é necessário ser um especialista em informática para trabalhar na Internet. A plataforma é intuitiva, autoexplicativa e, sempre que precisar, você pode contar com a ajuda do suporte.

Por fim, você é capaz de dar continuidade aos tratamentos mesmo em casos graves como epidemias e catástrofes naturais, o que seria impossível no presencial.

A hora é agora

A digitalização das nossas atividades é um caminho sem volta, mas não precisa ser encarada como algo negativo. O atendimento online até pode ser um desafio para os profissionais, mas jamais uma barreira. Não sendo possível impedir a evolução, adaptar-se ao novo é sempre o melhor caminho.

Conheça todas as possibilidades que as consultas pela Internet têm a oferecer, pesquise, tire suas dúvidas e tome a sua decisão.

Como você viu neste conteúdo, o atendimento online é uma maneira de trazer mais vantagens e benefícios para os pacientes e também para os profissionais, que conseguem reduzir seus custos de operação e se destacar perante a concorrência.

Gostou dessas dicas e quer começar a atender à distância? Conheça a Psicologia Viva e invista no seu crescimento pessoal e realização profissional!


Referências:

Mallen, Michael J., David L. Vogel, and Aaron B. Rochlen. “The practical aspects of online counseling: Ethics, training, technology, and competency.” The counseling psychologist 33.6 (2005): 776-818.

Pieta, Maria Adélia Minghelli, and William B. Gomes. “Online therapy: viable or unviable?.” Psicologia: Ciência e Profissão 34.1 (2014): 18-31.

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