Ícone do site Psicologia Viva

Ansiedade: um crescente mal que assola o mundo atual

Imagem: Rawpixel

Conheça um pouco mais sobre a ansiedade

O mundo moderno traz consigo muitos desafios que exigem cada vez mais das pessoas. E é nesse contexto de muitos desafios, cobranças e mudanças repentinas de cenários que surge a ansiedade, que com o passar do tempo pode ir se agravando e transformar-se em um transtorno que afeta o bem-estar físico, mental e também social.

A ansiedade é considerada o mal do século, pois aflige pessoas em diferentes faixas etárias e se manifesta independente da posição social ou cultural, afligindo a sociedade de modo geral.

O fato de tudo ocorrer numa velocidade espantosa, graças, em parte, ao aparato tecnológico que desfrutamos, que levam as pessoas a estarem sempre com pressa, tudo é “pra ontem”, “pra já”, a correria não cessa, é uma aceleração constante, são preocupações com a vida, família, economia, segurança, bens, procura por status, as perdas, o estresse do dia a dia, todo esse acúmulo de situações estressantes podem levar cada vez mais pessoas a desenvolverem o transtorno de ansiedade.

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com o transtorno de ansiedade tem crescido e gira em torno de 18,6 milhões de brasileiros, sofrendo com este mal.

Mas o que é a ansiedade?

A ansiedade e o medo geralmente andam juntos e são reações naturais e normais diante de situações novas ou de perigo e ameaça.

Até certo ponto o medo e a ansiedade são normais e fazem parte da vida, pois são essenciais para a sobrevivência e nos processos de adaptação a situações novas. 

Um exemplo, quando se tem metas a atingir no trabalho, quando há mudanças para uma nova cidade, quando se chega a um lugar novo em que não se conhece ninguém, antes de uma prova, antes de uma viagem, diante de uma entrevista de emprego, diante de decisões difíceis do dia a dia, ou todas as vezes que se enfrenta uma situação nova, alheia ao seu controle. 

O medo é uma resposta emocional que tem por característica geral a preservação da vida, e geralmente se manifesta diante do perigo possível ou real. Já a ansiedade, trata-se da antecipação de uma ameaça futura.

                                     

Como identificar e diferenciar se o medo ou a ansiedade são normais?

Se a ansiedade e o medo forem excessivos, ocorrendo reações físicas persistentes por um longo período de tempo, é sinal que precisam de atenção. A ansiedade se torna patológica quando provocado por estresse, e por serem persistentes os seus sintomas por mais de seis meses.

Pessoas com transtorno de ansiedade geralmente superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam, como por exemplo, pessoas que têm medo de viajar de avião, não o fazem com receio de que irá acontecer alguma situação catastrófica com elas; ou, as pessoas que não se sentem bem no meio social, não querem falar em público ou expor suas ideias, por medo de serem julgadas e/ou ridicularizadas, etc.

Segundo o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), a ansiedade é um transtorno que apresenta características de medo, e excessivas perturbações na mente, que são refletidos por meio do comportamento.

Quais são estas perturbações excessivas, como é possível ver no comportamento os sintomas de ansiedade? Vamos destacar seus sinais e sintomas para que você consiga entender melhor.

Sinais que merecem sua atenção

Os sintomas da ansiedade podem apresentar-se tanto no corpo quanto na mente. A lista a seguir demonstram as muitas formas de manifestação do transtorno de ansiedade:

Através desta lista é possível ter uma ideia do sofrimento das pessoas que sofrem com este transtorno.

Como tratar?

O tratamento para ansiedade pode ser realizado por meio de psicoterapia, e em alguns casos o tratamento pode ser medicamentoso, para alívio de alguns sintomas.

O tratamento através da psicoterapia pode auxiliar na identificação dos pensamentos disfuncionais fazendo com que a pessoa aprenda a lidar melhor com os sintomas.

Além de propiciar ao paciente a oportunidade de compreender a relação entre os seus pensamentos e como eles interferem nos seus sentimentos e no seu comportamento diário, e ainda pode ajudar a pessoa a desenvolver um repertório de habilidades que vão permitir viver de forma saudável e mais leve, sem a tensão constante que este transtorno traz.

Infelizmente muitas pessoas preferem viver com a ansiedade, sendo condenadas a uma vida de infelicidade, pois os sintomas ao longo do tempo podem se tornar debilitantes, podendo levar a pessoa ao alcoolismo, ou ao uso de drogas, à depressão e à incapacidade funcional.

Reconhecer que precisa de tratamento é a atitude mais acertada para aqueles que sofrem sob a tirania da ansiedade.

Lembre-se que quando não tratado, o transtorno de Ansiedade tende a se intensificar e trazer muitos prejuízos não só ao indivíduo como a outras pessoas ao seu redor.