Ícone do site Psicologia Viva

Como mulheres podem superar a insegurança e se destacar na carreira?

As experiências relacionadas ao trabalho constituem e estruturam muitas de nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Afinal, o trabalho é um dos aspectos mais importantes na nossa vida e passamos a maior parte do dia dedicados a ele. O trabalho é fruto de satisfação, realização, autonomia, mas também de frustração, ansiedade, angústias e insegurança. 

A insegurança relacionada ao desempenho no trabalho é muito comum em uma sociedade competitiva que preza pela produção e alto desempenho. Precisamos ser os melhores, apresentar os melhores resultados e estar bem para dar conta de todas as expectativas.

O mundo do trabalho naturalmente já apresenta enormes desafios para todos os profissionais. No entanto, sabemos que as mulheres experimentam uma vivência de maior pressão, porque ainda são as que concentram a maior parte do trabalho doméstico e a responsabilidade pelo cuidado dos filhos.  

Esse contexto de desafios contribuem enormemente para o sentimento de insegurança em relação ao seu trabalho.

Consequências da insegurança

A insegurança, quando em demasia, pode se tornar incapacitante. Sentimentos de não dar conta, de nunca estar pronta para dar o próximo passo, de não ser competente, pode desencadear uma série de outros sentimentos e sintomas. Inclusive, em situações mais graves, pode favorecer o surgimento de quadros clínicos, como:

Portanto, este é um assunto de extrema importância! Fique atenta! 

É necessário que você olhe para si e se perceba. Acolha os seus sentimentos, ao invés de exigir uma postura que foge da sua realidade nesse momento. 

E se você identificar sentimentos paralisantes, está na hora de buscar auxílio! O processo se torna mais leve quando temos um suporte que nos auxilie na construção de recursos para lidar com os desafios que enfrentamos. 

Confira abaixo 6 dicas e reflexões que podem auxiliar nesse processo de evolução e busca de melhores resultados na carreira. 

#1 – Autoconhecimento 

O autoconhecimento é um processo gradual e contínuo. Conhecer e compreender as nossas características de personalidade, nossas habilidades, comportamentos típicos, atitudes diante de situações de escolha, valores, motivações, interesses e autopercepção auxiliam na tomada de decisão em diversos âmbitos da nossa vida.

O seu modo de ser vai dar forma e cores ao seu modo de atuar profissionalmente. E é através dessa reflexão que você pode fazer escolhas conscientes que sejam significativas para a sua vida.

Portanto, saiba o que você deseja, quais são seus sonhos e expectativas em sua profissão. 

Conheça e compreenda o que você faz de melhor, no que você se destaca, o que você realiza com facilidade e invista nisso, pois isso gera segurança e, consequentemente, autoconfiança. 

#2 – Autoconfiança 

É uma habilidade que geralmente é desenvolvida como consequência do autoconhecimento. Confiar em si mesmo não é um processo fácil, mas ter segurança sobre o que fazemos auxilia nessa construção. 

Muitas vezes pensamos que a confiança e a segurança vem primeiro para depois as coisas acontecerem. Quando na verdade é fazendo, colocando em prática, aos poucos, que se vai conseguindo evoluir cada vez mais, que se vai desenvolvendo inclusive maturidade para lidar com as situações que aparecerem. Erros e acertos farão parte dessa caminhada. E é imprescindível que você os acolha. Acolha os sentimentos e também as frustrações. O desconforto faz parte do processo, mas é só assim que crescemos!

#3 – Busque se especializar na sua área de atuação 

O estudo e aperfeiçoamento são essenciais para se destacar no mercado, porém, tome cuidado para que a sensação de nunca saber o suficiente, de sempre precisar buscar mais antes de ir em frente não a paralise! 

É verdade, nunca saberemos tudo! Precisaremos sempre estar em movimento e buscando conhecimentos, mas para tudo isso fazer efeito, precisamos associar o conhecimento à prática.

#4 – Pratique 

É só com a prática que vamos, aos poucos, criando segurança no que fazemos. 

A teoria e o conhecimento são importantes, sim! No entanto, precisamos entender que a teoria sozinha não faz milagres. É preciso praticar!

Esta é uma das estratégias que auxiliam na conquista de resultados concretos dentro da carreira. As mulheres que se destacam colocam em prática os seus conhecimentos, e elas fazem isso mesmo com medo, mesmo com insegurança.

Estes sentimentos são naturais, sempre estarão presentes em situações novas e desafiadoras e, de forma adaptativa, eles são positivos. O que você precisa é utilizar o potencial deles, pois eles nos deixam mais atentas, mais preparadas para o que vier.

#5 – Faça um planejamento de carreira e priorize-o

Ter uma visão mais ampla, a médio e a longo prazo do que você espera da sua carreira pode ser muito positivo. Planejar auxilia a identificar os próximos passos e a focar no que você realmente deseja.  

Identificar as prioridades aproxima você dos seus objetivos. 

Você já fez um planejamento de carreira? Ou já pensou em realizar um?

#6 – Psicoterapia 

A psicoterapia é um recurso que você pode investir como suporte e auxílio no desenvolvimento de todos os aspectos mencionados aqui. 

Investir em você, em sua saúde e qualidade de vida é um passo muito importante na construção de uma carreira de sucesso.  

Afinal, se você não fizer isso por você mesma, quem fará?

Você percebe o quanto todos esses pontos se conectam e se complementam?  

Compreender e ressignificar o sentido do trabalho em sua vida vai auxiliar a encontrar o seu propósito e, com isso, o seu destaque profissional virá naturalmente. 

Se você quiser conversar mais sobre o assunto ou identificou que precisa de auxílio, entre em contato! Ficarei muito feliz em trilhar esse caminho com você.