Brincadeiras e desenvolvimento: Como jogos e brincadeiras estimulam o aprendizado infantil

Brincadeiras e desenvolvimento: Como jogos e brincadeiras estimulam o aprendizado infantil

A importância do brincar

O brincar habita o imaginário da humanidade desde sempre, seja com atividades mais próximas da realidade dos seus pais e cuidadores, até os jogos mais voltados para o mundo da fantasia. A criança que brinca desenvolve com maior destreza

  • A criatividade,
  • A linguagem,
  • Os movimentos do corpo,
  • A concentração,
  • A memória,
  • O raciocínio
  • Entre outras habilidades sociais.

Principalmente quando está em grupo, a criança vai elaborando o contato com novos grupos, para além da família, no qual é o seu primeiro grupo social.

Os vários tipos de brincadeira

Existem inúmeras possibilidade de brincar com os pequenos, desde brincadeiras na cozinha elaborando comidas sempre com supervisão de adultos, no qual é possível despertar na criança o desejo de trabalho em equipe, engajamento, planejamento e muita diversão.

Outra possibilidade é através da contação de história, seja para crianças que ainda não sabem ler ou em fase escolar. A história conduz a navegar por outros lugares, seja contos de fadas ou locais que já existem. É uma prática que estimula principalmente e bastante a criatividade e a linguagem, sendo de muita relevância apresentar livros coloridos. Um exemplo que geralmente atrai as crianças são os desenhos de animais.

Além disso, a prática de contar histórias atrai a criança a sentir interesse pela leitura em outras fases de desenvolvimento da vida. É possível pensar também nas brincadeiras voltadas para as artes, tais como a pintura com lápis, canetas coloridas, tintas, giz de cera, massa de modelar, barro, entre outros, onde é possível se trabalhar a imaginação, a criatividade e desenvolvimento psicomotor.

Em geral, é considerada um tipo de atividade que pode ser praticada em conjunto ou individualmente e que costuma ter uma adesão muito boa por parte das crianças. O desenho também é tido como uma das formas de expressões mais utilizadas durante o processo de psicodiagnóstico, porque, em geral, as crianças têm mais dificuldade em se expressar através da fala a respeito daquilo que as incomoda ou mesmo daquilo que lhes é desconhecido.

Ainda existem as brincadeiras propriamente ditas como infantis, tais como pular corda, amarelinha, jogar bola, corre-corre, que são atividades que mantêm o corpo em movimento através de atividades físicas favorecendo o fortalecimento do tônus muscular.

Os jogos tecnológicos

E as outras brincadeiras infantis também são os jogos de memória, de cartas, de tabuleiros, de montar, onde hoje também é adequado para o formato virtual através de tablet e smartphone. Nesse meio tecnológico cabe sempre uma atenção para observar se a criança está apenas naquele jogo adequado para a sua idade e o tempo de exposição à tela.

Por fim, ainda existem os bonecos e bonecas, sejam aqueles que se assemelham a figuras humanas ou a figuras de desenhos de filmes e séries, onde a criança adota um comportamento similar àquilo que vê e sente.  

É importante ressaltar que não existe uma única forma de brincar com a criança, o que vale é respeitar cada fase em que ela se encontra, até porque possibilita aos pais e cuidadores levar aos profissionais de saúde se a forma de brincar está favorecendo ou não a criança, se há interação, diálogo, compreensão de como realizar cada brincadeira. Ou seja, o lúdico é uma das melhores estratégias de percepção acerca do desenvolvimento humano da criança.  

Geisa Assuncao de Azeved
Últimos posts por Geisa Assuncao de Azeved (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.