Como iniciar uma transição de carreira?

Mudanças: como fazer uma transição de carreira?
Como iniciar uma transição de carreira?

Você não está contente no atual trabalho? Tem aquela sensação ruim quando vai exercer suas atividades? Talvez seja a hora de você mudar de carreira, afinal, existem momentos da nossa vida que pedem por mudanças.

Pensa só: para que seu corpo crescesse, você precisou deixar as roupas que não te serviam mais, precisou sair da escola, da faculdade para chegar no lugar em que está agora.

Mas você já se questionou se realmente está onde deveria estar?  Será que este não é o momento de tentar uma nova profissão?

Conversamos com Gabriela Moreira, psicóloga da Psicologia Viva, para que você possa refletir sobre uma mudança de carreira. Também separamos dicas para uma boa recolocação profissional. Veja só!

Mudanças e carreira

Expectativa X Realidade

Em algum momento, você pode começar a refletir se o que você faz no dia a dia corresponde ao que você imaginava. Pode pensar que quando aceitou essa oferta de emprego é porque estava precisando, mas que você tem outros sonhos para a sua carreira.

Gabriela explica que alguns pacientes se dão conta que a atividade que exercem já não faz mais sentido para eles. Compreendem que chegaram até essa profissão por ser algo do momento, outros tinham o sonho de cursar uma área totalmente diferente e por força maior, acabaram indo para a atual rotina.

Talvez este seja momento de parar, olhar para os seus objetivos e desejos pessoais e profissionais e pensar em uma mudança de carreira. Se você não tiver este momento de reflexão, as incertezas podem não ficar apenas na sua cabeça, mas se espalhar para o corpo, que começa a dar sinais de algo não anda bem.
A Dra. Gabriela dá exemplos de alguns destes sinais:

  • Estresse
  • Insônia
  • Dor de cabeça
  • Dor no estômago
  • Dor nas costas
  • Problemas de relacionamento no trabalho
  • Perda de identificação com a atividade que executa

Mas a mudança, por mais que seja necessária, não é tão fácil quanto mudar de roupa. É um processo que precisa de tempo, dedicação e cuidado (com si mesmo).

Mudanças geram medo

É normal sentir medo diante de uma situação desconhecida, mas apenas olhar para o abismo não vai te ajudar a atravessá-lo; é preciso enfrentá-lo. Mas como vencer o medo e ter a coragem de tomar o primeiro passo para a mudança?

Não existe uma fórmula para ser seguro, mas segundo a psicóloga Gabriela, você pode:

  • Avaliar quais são os prós e os contras da sua decisão.
  • Analisar quais são os riscos a serem enfrentados.
  • Refletir sobre as suas questões pessoais.
  • Estudar sobre outras áreas.
  • Investir em cursos de aperfeiçoamento.

Depois que você tiver pensado sobre isso, chegou a hora de colocar a mão na massa! Faça um planejamento dos passos que pode tomar, sempre estabelecendo pequenas metas  – e realistas.

E a terapia pode auxiliar nas mudanças?

Psicoterapia

Gabriela continua nos falando que a terapia pode ser uma super aliada em qualquer momento, pois durante as sessões, o paciente pode falar sobre seus receios, sonhos, percepções. Mas durante o processo de transição de carreira, a terapia pode auxiliar ainda mais, pois irá ajudar o paciente a refletir sobre os motivos que o fazem querer essa mudança, seus atuais valores, o que faz sentido ou não para ele manter daqui para a frente, as organizações que combinam com o que ele busca para sua carreira.

Além disso, é na terapia que tomamos consciência de diversos assuntos da nossa vida que acabam ficando no automático. E com a escuta qualificada do terapeuta, temos a oportunidade de trabalhar todas essas questões que nos incomodam e que faz parte de quem somos.

Orientação profissional

Outro caminho para quem já não se identifica com a sua profissão é iniciar um processo que é um pouco diferente da terapia convencional: a orientação profissional.

O que diferencia é que essas sessões são mais estruturadas e direcionadas para a reflexão dos aspectos subjetivos que influenciam na tomada de decisão da profissão. Em outras palavras, são feitas práticas que te levam a pensar sobre as suas preferências, seu perfil de comportamento e as diferentes profissões.

Em alguns casos, o profissional utiliza algumas sessões para mostrar as características das profissões, a grade curricular de cada instituição que pode te capacitar para exercer a função escolhida e o dia a dia de quem já trabalha com isso. Assim, fica muito mais fácil de tomar a sua decisão de forma mais consciente e com segurança!

Psicóloga te dá 5 dicas para mudanças de carreira

Mas para que isso realmente aconteça e você seja bem- sucedido (a) na sua transição de carreira, separamos algumas dicas que a psicóloga Gabriela separou exclusivamente para você:

  1. Reflita sobre pontos de evolução: aumente seus conhecimentos através de livros, vídeos, mentorias e formação profissional.
  2. Pense em empreender: comece aos poucos nessa nova atividade, divulgue aos seus contatos e redes sociais e insira ela na sua rotina como uma atividade extra
  3. Junte uma reserva:  tenha um valor de emergência para ser usado em caso de imprevistos
  4. Estipule prazos:  defina um prazo para sair do trabalho atual e estar 100% dedicado a conseguir um novo
  5. Seja flexível: você pode mudar de ideia no processo e passar por imprevistos

Veja mais dicas para ter mais segurança aqui!

Parece que essa virada de ponta cabeça é justamente o que faz as coisas ficarem no eixo. Se você precisa de uma mãozinha (ou melhor de um ouvido) neste momento, conte com a Psicologia Viva. Encontre a psicóloga Gabriela Moreira e outros profissionais que podem te ajudar através da psicoterapia ou da orientação profissional.

 

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.