13 sintomas de ansiedade para ter mais atenção

ansiedade
13 sintomas de ansiedade para ter mais atenção

A ansiedade é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Embora seja normal sentir ansiedade em determinadas situações, quando ela se torna constante e começa a afetar a qualidade de vida, é importante buscar formas de diminuí-la.

Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade. Neste artigo, vamos explorar algumas delas.

Confira as dicas de Jonas Pessanha Alves, psicólogo da Psicologia Viva.

 

O que é ansiedade?

Segundo o profissional, a ansiedade é natural ao homem, toda vez que estamos expostos à uma situação de risco.

Porém, torna-se um problema quando ela começa a nos impedir de fazer tarefas que antes conseguíamos executar normalmente.

Dessa forma, a ansiedade pode levar a outros transtornos se não trabalhada em níveis mais leves.

“É comum pacientes relatarem só se satisfazerem comendo, praticando exercícios até a exaustão; as compulsões também são formas de a ansiedade dar sinais em nosso corpo. Mas podem ter outros também, como o transtorno do pânico, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC)”, explica o psicólogo.

 

Qual a causa da ansiedade?

Não há uma causa ou situação específica que pode provocar a ansiedade. O psicólogo ainda exemplifica: “uma pessoa que aguarda uma resposta de uma entrevista de emprego ou um resultado de um exame, ambas as situações geram ansiedade ,pois a resposta de ambas as situações pode interferir diretamente na vida dessa pessoa”.

Ele continua: “No entanto, tem fatores que necessariamente não são tão palpáveis que podem gerar a ansiedade. Tenho um paciente que se desespera em comer fora de casa em espaços públicos, ele relata sentir sua garganta se fechar, lhe falta ar. Ao longo das sessões, ele se recordou de um episódio em que quando ele era pequeno, se engasgou com uma pipoca de milho, desde então ele veio evitando comer fora para evitar que isso possa ocorrer novamente. Faz 20 anos que isso ocorreu, mas até hoje ele evita fazer várias atividades que envolvam se alimentar fora de casa”.

“Nesse caso nem existe um risco de fato, mas simplesmente pela experiência que ele teve o coloca neste estado de ansiedade”.

 

Veja os principais sintomas da ansiedade

1 – Sudorese
Geralmente marcado por excesso de suor nas mãos, pés ou em outras partes do corpo.

2 –  Sensação de sufocamento
Sensação em que a garganta está se estreitando; muitos relatam sensação de presença de um líquido subindo.

3 – Tremores
Os tremores também são sintomas muito comuns quando o sujeito é exposto a uma situação – gatilho para a ansiedade; pode ser uma apresentação, uma avaliação dentre tantas outras situações.

4 – Cansaço
Os ansiosos sofrem por tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, iniciar várias tarefas e, na grande maioria das vezes, não conseguir finalizar.

5 – Procrastinação
O psicólogo reforça que “arte do procrastinar” é recorrente nos atendimentos. “Os clientes chegam reclamando que não conseguem colocar em prática determinadas tarefas e no fim ficando para depois”.
O excesso de pensamentos, preocupações em entregar resultados e cumprir prazos, às vezes, nos leva à procrastinação devido ao fluxo de pensamentos provocado pela ansiedade.

6 – Aumento da frequência cardíaca
Batidas aceleradas, acompanhadas de sensação de mal súbito; muitas vezes, a pressão arterial pode subir. O recomendado é sempre buscar ajuda médica, sendo uma crise de ansiedade ou não.

Ainda tem mais pra você ficar de olho…

7 – Sentir mais fome ou menos
A pessoa que está em crise de ansiedade está em busca de conforto, e muitas vezes, esse conforto é encontrado em atividades que lhe traga algum prazer, como comer.

8 – Dificuldades de dormir
Dificuldades para conseguir pegar no sono, inquietação, interrupções do sono ao longo da noite.

9 – Ganho de peso
Devido ao aumento da ingestão de alimentos e bebidas, o paciente tende a ter um ganho de peso.

10 – Medo de falar ou estar em público
É natural ficarmos inseguros ou com medo de estar em exposição, mas esse medo pode ganhar grandes proporções junto à ansiedade, impedido que a pessoa que coloque em tal situação.

11 – Isolamento social
Por muitas vezes, o medo de que algo ruim aconteça pode fazer com que a pessoa deixe de realizar determinadas atividades. São exemplos: participar de uma dinâmica de grupos, ler em público, conhecer pessoas.

12 – Diarreia
A ansiedade em um nível mais acentuado pode provocar a diarreia, nosso corpo libera no cérebro o hormônio (CRH) que, como efeito colateral, pode provocar a diarreia, espasmos ou dores.

13 –  Ejaculação precoce
É muito comum entre os homens ocorrer a ejaculação precoce, seja com uma nova parceira (o) ou em uma relação de maior durabilidade. Isso acontece por vários fatores, expectativas, medo de sair do controle. Toda essa carga emocional potencializada à ansiedade leva a uma relação mais curta. É natural que o episódio se repita até que o homem recupere sua auto confiança.

Não deixe de contar com a ajuda da Psicologia Viva! Clique e confira: https://www.psicologiaviva.com.br/

Fonte: Jonas Pessanha Alves, psicólogo da Psicologia Viva.  O psicólogo é especialista em ansiedade, questões raciais, suicídio, TDAH e outros temas.
Para marcar uma consulta, acesse: https://perfil.psicologiaviva.com.br/jonaspessanha

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.