Caminhos para a cultura dos relacionamentos

Caminhos para a cultura dos relacionamentos

Relacionamento 

Existem inúmeras questões de relacionamentos, como os interpessoais – em relação à família, amigos, trabalho, casal e outras relações que vamos estabelecendo ao longo de nossas vidas. Essas questões estão ligadas ao afeto que temos com o outro, pois temos os mesmos objetivos e interesses, e isso envolve convivência, comunicação, afinidade e atitudes que devem ser recíprocas.

Nos primórdios, o relacionamento era vivido por conta da procriação e eles eram algo escolhido pelos familiares, e com o tempo veio a questão do amor romântico a romantização do afeto entre dois seres, já hoje não vemos mais a questão do relacionamento como víamos antes, hoje existem novas termologias para o tema e o vivenciamos de forma mais fluída, aprendemos a estabelecer contratos e acordos para que as relações perdurem. 

A mudança dos relacionamentos veio cheia de novas estruturas e novas questões, por exemplo: “será que é isso que eu realmente quero vivenciar?”.

Relacionamento afetivo

São as relações pautadas nos sentimentos que as pessoas vão desenvolvendo pelo outro o amor (amor romântico), é uma descoberta nova, ambas as pessoas vão se “completar”, pois cada sujeito é único e singular. Porém, quando ele está disposto a essa relação a dois, eles têm a intenção de agregar a vida do parceiro e elas são mantidas pela cumplicidade, afinidade emocional e intelectual entre as pessoas envolvidas.

No contexto afetivo dos relacionamentos entre casais, existem diferentes maneiras de se relacionar com alguém:

  • Monogamia,
  • Relacionamento aberto,
  • Poli amor,
  • Liberal,
  • Relacionamento à distância,
  • Sério,
  • Relações Livres,
  • Anarquia relacional e
  • Don’t ask, don’t tell (não pergunte, não fale). 

E eles dão certo pela questão do acordo que são estabelecidos em cada relacionamento que o casal decide seguir.

Como nos relacionamos?

As mulheres

As mulheres pensam e sentem de uma forma diferente da do homem em uma relação afetiva, pois geralmente as mulheres são ensinadas desde a sua infância a serem carinhosas, compreensivas, abertas e até mesmo não demostrar em palavras o que sente (fechar-se para alguns questões) e temos alguns tabus referente a esse universos feminino mais sensível e sentimental. Podemos dizer que algumas gerações de mulheres vivenciam o padrão de amor Disney, pois cresceram assistindo os contos de fadas e levam isso como algo possível, e ele pode ser possível mas é algo diferenciado do que se trata nas grandes telas. 

Os homens

Os homens são mais racionais e práticos, é o famoso sim ou não, é ou não é, o talvez é uma alternativa que não existe muitas vezes (8 ou 80), e assim como as mulheres, também são ensinados desde pequenos algumas ações como ser errado chorar, não poder expressar sentimentos e são mais livres para falar o que realmente sentem. Os homens têm vivenciando cada vez mais a relação visual, do que é o posto como belo e o que lhes der prazer com o olhar. 

E como isso afeta a nossa vida adulta?

Cada sujeito vem se desenvolvendo de forma relativamente diferentes, mas ambos têm a escolha de mudar o que eles foram ensinados e desenvolver outros pontos. Quando escolhemos nos relacionar com alguém de forma afetiva, a escolha deveria ser de forma saudável e “cheia de frio na barriga”, pois você está disposto a se entregar ao outro e esse outro vai adentrar em sua vida, pode ser que perdure por anos ou seja só temporário, e isso só pode ser efetivo quando a nossa relação interpessoal está saudável.

Quando de fato nos conhecemos, nos cuidamos e nos damos o devido valor, isso também remete à questão de como enxergamos as relações ao nosso redor, quando a nossa relação não está boa podemos nos machucar e até mesmo machucar o outro, pois a relação é feita de duas pessoas ou mais, mas há sempre uma regra a ser dita.

Como enxergamos nós nessa relação, onde tudo o que temos são dois corpos que estão dispostos a abrir um pouco dos dois mundos e duas histórias para viver um corpo só:

[…] não tenho um corpo, mas sim, eu sou corpo; corpo que percebe e é simultaneamente percebido […] é a partir do corpo próprio, do corpo vivido, que posso estar no mundo em relação com os outros e com as coisas. O corpo é a nossa ancoragem no mundo […] é nosso meio geral de ter o mundo. (Merleau-Ponty, 1994, citado por Polak, 1997, p. 35)

E além das nossas histórias, nosso corpo é a forma que temos de nos expressarmos e estarmos presentes nas relações, pois ele é único e quando abrimos para o outro estamos dispostos a vivenciar o coletivo.

Diferenciação dos tipos de relação 

Vem a ser a questão dos acordos (pactos) que vamos constituindo com o outro (relacionamento monogamia) ou com os outros (relacionamento aberto), pois quando entramos em uma relação afetiva devemos deixar as cartas na mesa de quem eu sou e do que de fato eu gosto, e o outro a mesma coisa, e assim estabelecemos o dito e isso fica claro ao longo do processo, ou seja, a regra foi posta.

Se podemos mudar e se existe essa possibilidade é necessário reformular este acordo, pois entramos numa relação em que ambos são subjetivos e têm interesses diferentes, mas que estão dispostos a confiar e deixar que o outro adentre a sua realidade. A grande diferença de fato vem a ser a regra, pois se é uma relação monogâmica são apenas 2 pessoas, se é um relacionamento aberto, pode ser 1 pessoa para dois ou 2 pessoas uma para cada, ou podemos nos envolver com outros, à distância, podemos continuar na monogamia ou mesmo se dar conta de que se quer um relacionamento liberal, etc., são diálogos e constituições que estamos dispostos a escrever e que queremos vivenciar com o outro. 

Como a psicoterapia auxilia você no processo das relações

O processo de psicoterapeuta é uma espaço de acolhimento, escuta, onde você leva todos os assuntos e não há um espaço para o julgamento da sua fala. São assuntos que nesse momento são importantes para você que sejam dialogados, você será escutada e compreendida e as suas questões seriam respondidas em conjunto com o profissional. 

Quando sentimos que há necessidade podemos sentar e decidir em conjunto se é necessário fazer uma terapia de casal, pois vocês podem estar cada um vivendo a relação de uma forma e isso pode ser um problema, quando levamos essas questões para terapia em casal, estamos dispostos a escutar e vivenciar o lado e o olhar do outro sobre essa relação. 

Referências

  1. COMIN, Fabio Scorsolini-; AMORIM, Katia de Souza. Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682008000100011> Acesso em: 03 de Outubro de 2021. 
  2. MARQUES, Sílvia. As três afinidades essenciais para um relacionamento afetivo. Disponível em: <http://obviousmag.org/cinema_pensante/2015/04/-as-tres-afinidades-essenciais-para-um-relacionamento-afetivo.html> Acesso em: 03 de Outubro de 2021. 
  3. NETO, Orestes Diniz; CARNEIRO, Terezinha Féres. Psicoterapia de casal na pós-modernidade: rupturas e possibilidades. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/estpsi/a/XbD8scBcQN7XHvGvDhnrHPM/?lang=pt> Acesso em: 03 de Outubro de 2021.
Thais Trevizan Ribeiro
Últimos posts por Thais Trevizan Ribeiro (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.