Como atender idosos no consultório psicológico? 

Como atender idosos no consultório psicológico? 

Você já se perguntou sobre isso? 

Você sabe como a ciência psicológica pode ajudar no processo do envelhecer? 

Como ponto de partida vamos ter conhecimento da quantidade de pessoas que fazem parte desse grupo lindo e cheio de histórias? 

Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. 

Olhando para esses dados, somos desafiados e instigados a estar prontos e aptos para receber no consultório este grupo que tanto cresce, que precisa de acolhimento, escuta, estimulação e sempre um olhar individualizado para acolher suas demandas de forma ética, técnica, científica e humanizada.

E agora? O que fazer?

Vamos lá, atender o idoso no consultório, seja presencial ou on-line, é importante que estejamos aberto para este encontro. O idoso precisa muitas vezes se conectar com o corpo e a mente. Fazer esse trabalho de unificação é criar possíveis e novas formas saudáveis de vivência e convivência.

É preciso lembrar que somos seres bio-psico-sócio-cultural-espiritual, é preciso se sentir valorizado e oferecer valor para nós mesmos em todos esses aspectos.

Como assim?

Você já ouviu a frase “Ah, eu até gostaria, mas meu corpo não permite mais” ou então “Meu corpo é de 73 anos, mas minha mente é de 60 anos”. Podemos perceber nessas colocações o quanto podemos experimentar uma dessintonia entre corpo e mente, ou seja, da forma como sente que seria bom, feliz e confortável, com a forma que realmente se comporta.

Trabalhar esta conexão de corpo e mente, onde o idoso pode desenvolver suas habilidades, reconhecendo suas potências e permitindo o equilíbrio é o desafio da clínica. Fazendo com que o mesmo possa se reconhecer como parte de um meio que está inserido. Pois muitas vezes o que chega nos consultórios são idosos que se reconhecem desconectados do “todo” e nosso trabalho é inserir e mostrar que deste “todo” eles também fazem parte. 

É importante lembrar que nem sempre será nesta ordem: podemos ter um idoso que não se sente bem, não consegue se encaixar, demonstra falta de vontade para suas atividades diárias e também para socializar, porém, não tem barreiras físicas, somente existenciais.

Nosso trabalho continua, olhar, acolher e buscar junto ao idoso formas possíveis de conectar suas vontades e desejos naquele corpo, que está vivo e precisa de fato viver, e viver muito bem, viver lindas histórias.  

É possível? 

Sim, é possivél, é lindo o processo, é libertador – liberta a dor.

Essas são algumas formas e maneiras de trabalhar e atender os idosos. Lembrando, você precisa entender primeiro quem é seu cliente/paciente/consulente, quais são suas queixas principais? Como ele chegou até você? Nem sempre a queixa principal é a demanda real, então precisamos estar atentos, quanto mais eu sei sobre meu cliente/paciente/consulente mais eficazes são as formas e ferramentas utilizadas no processo psicoterapêutico.

Algumas das possibilidades de trabalhar com os idosos:

  • Potencializar as habilidades cognitivas através de estímulos;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Escuta de qualidade;
  • Trabalho focado na autoestima;
  • Autoconhecimento;
  • Desenvolvimento de habilidades em grupo;
  • Etc.

Elisângela Bispo da Silva Alcarria 

Psicóloga Clínica e Pedagoga 

Pós Graduada em Sexualidade 

CRP12/15285

Referências

  1. https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade/ 
  2. http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1086.pdf
Elisângela Bispo da Silva Alcarria
Últimos posts por Elisângela Bispo da Silva Alcarria (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.