Mãe dos meus pais – Como lidar com esta tarefa?

Mãe dos meus pais – Como lidar com esta tarefa?

Cuidar de quem já cuidou de mim? Como assim?

Há momentos em que algumas situações ocorrem sem que tenhamos controle sobre elas. Um exemplo disso é a velhice de seus pais ou de pessoas que antes já foram as responsáveis pelo seu cuidado. Sem data marcada, um deles (às vezes os dois) se torna completamente dependente.

O que fazer? Como ter paciência para lidar com isso? De que forma daremos conta de algo que não havia sido planejado?

Todos estes questionamentos são naturais e podem se tornar angustiantes. Geralmente, essa responsabilidade de cuidar dos pais recai sobre a mulher da família – no caso a filha – pois ela é vista como tendo o instinto natural de cuidar, quase que maternal.

É comum ouvir que se tornaram mães de seus pais, muitas vezes até abrindo mão de seus interesses pessoais pensando no bem-estar deles.

Ninguém nasce sabendo

Não há manual que consiga dar conta dos anseios que envolvem a prática do cuidado com o próximo. Um dos lados depende completamente de que o outro consiga lidar com uma série de tarefas e responsabilidades. Afinal, há muita coisa envolvida – medicações, consultas médicas, doenças e por aí vai.

Geralmente, falar sobre a velhice e fazer planos para lidar com ela ainda é visto com certo desconforto pela sociedade, então não estamos acostumados a tratar o tema de forma natural.

Tente não se culpar

É muito comum a existência de sensações de medo, tristeza, ansiedade, raiva e diversos outros sentimentos diante da responsabilidade pelo cuidado dos pais. O que você pensa e sente sofre influência do modo como as relações foram estabelecidas até ali.

Tente não se julgar por ter pensamentos e emoções não tão positivas frente a situação, procure entender suas emoções.

Uma criação sem a presença de vínculos saudáveis entre pais e filhos pode trazer sentimentos negativos e muitos conflitos, tornando o processo de adaptação mais difícil. Situações como estas podem ser bastante desafiadoras e causar manifestações físicas e psicológicas em algumas pessoas, podendo evoluir para um quadro de esgotamento e depressão.

Fortaleça e conheça sua rede de apoio

Cuidar de idosos demanda muita compreensão e paciência. É preciso dividir as responsabilidades com a família, para que não haja sobrecarga com o acúmulo de funções. Em casos onde haja conflitos, pode-se dividir as tarefas por nível de afinidade ou de vínculo.

Se for viável, não há problema algum em contar com a ajuda de profissionais de saúde que possam auxiliar a dar conta da rotina. É importante ter conhecimento sobre a rede de apoio e os serviços de saúde pública disponíveis na região, caso seja necessário.

Cuidar do outro requer o cuidado de si

Cuidar da saúde mental da família é importante para que as angústias e outros sentimentos sejam acolhidos por profissionais habilitados. Para que você possa cuidar de alguém, o autocuidado deve vir primeiro. Quando necessitam de cuidados, idosos estão vulneráveis e precisam de amparo.

Porém, é importante salientar que eles continuam sendo quem são, não deixaram de ser seus pais, por isso esses papéis precisam ser preservados.

O diálogo, a paciência e a compreensão são essenciais para a adaptação a novos arranjos e a construção de relações mais saudáveis entre a família.

Se você está passando por uma situação como essa e precisa de ajuda, conte comigo!

Referências

  1. FERREIRA, Camila Rafael; ISAAC, Letícia; XIMENES, Vanessa Santiago. Cuidar de idosos: um assunto de mulher?. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 9, n. 1, p. 108-125, jun. 2018 .
Mariana Martins Castro
Últimos posts por Mariana Martins Castro (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.