Planejamento familiar: A psicologia pode ajudar!

Planejamento familiar: A psicologia pode ajudar!

O que é o planejamento familiar? 

O planejamento familiar tem como objetivo auxiliar e orientar ações preventivas e educativas. O modo como isso pode ocorrer é através da garantia dos direitos, tendo todos acesso igualitário a meios, informações, métodos e técnicas disponíveis com o objetivo de garantir a saúde da mulher, da família e da criança.

A nossa constituição garante que todo cidadão, não somente o casal, faça o planejamento familiar de forma livre, não cabendo ao Estado e nem à sociedade estabelecer condições e limites para isso. Sendo assim, o planejamento é de livre decisão do casal, cabendo ao Estado proporcionar os meios científicos e educacionais para esse direito.  

No Brasil, com a baixa escolaridade e condições socioeconômicas, torna-se um fator de risco, visto que 1 em cada 2 mulheres grávidas que não tiveram a sua gestação planejada. Atualmente, as políticas públicas estão voltadas a contracepção, ou seja, a distribuição de camisinhas e a oferta de pílulas anticoncepcionais, não existindo de fato, uma educação para a saúde reprodutiva.

Um bom planejamento familiar poderia diminuir as gestações não planejadas e o grande número de problemas de saúde mental na gestação e no puerpério. Frente a isso, a psicologia pode ajudar! 

Atuação do psicólogo no planejamento familiar

O psicólogo pode atuar de diversas formas com quem tem o desejo de fazer um planejamento familiar, com ou não, a intenção de ter filhos. Algumas dessas formas incluem o atendimento individual, o atendimento do casal, dinâmicas de grupo e palestras informativas.

A partir disso, pode caber ao psicólogo as seguintes ações:

– Avaliar questões emocionais para que seja possível fazer escolhas conscientes e adequadas. 

– Realizar avaliação psicologia pré-cirúrgicas como nos casos da laqueadura e vasectomia. 

– Conhecer a dinâmica da família. 

– Compreender as expectativas e as motivações para o desejo ou não da reprodução. 

– Esclarecer dúvidas sobre métodos contraceptivos e os possíveis procedimentos cirúrgicos. 

– Trabalhar questões ligadas aos mitos, medos e crenças incorretas ou religiosas que podem interferir na decisão.

 

A família na pós-modernidade 

Em 1994, a Organização Mundial da Saúde destacou o conceito de família, não podendo este ser limitado a laços de sangue, parceria sexual, casamento ou adoção. Portanto, ligações que tenham como base a confiança, suporte e destino em comum devem ser considerados como família.  

Tendo isso como base, podemos concluir que o psicólogo poderá acolher as famílias nucleares tradicionais e os novos tipos de família na contemporaneidade.  

Questões que podem surgir durante o planejamento familiar 

  • Infertilidade: De acordo com a OMS, é estimado que 60 e 80 milhões de pessoas no mundo enfrentam dificuldades para que o planejamento parental seja concretizado. A experiência da infertilidade pode ser um evento traumático, gerando culpa e vergonha e, muitas vezes, algo descoberto somente após uma tentativa falha. O que fazer diante dessa situação? Como saber qual a escolha correta a se tomar? Quais as alternativas? São todas questões que podem surgir diante da dificuldade de concretizar o planejamento familiar e que poderão necessitar de uma ajuda psicológica para lidar com todos os sentimentos e dúvidas que cercam essa situação.
  • Gravidez: Uma gravidez pode ser tanto planejada (ou não), recebendo apoio da família e da sociedade (ou não) e ser psicologicamente favorável (ou não). Diante disso a gravidez pode ser um período feliz, de realização de um sonho como também um período de crise, acompanhado de sentimentos negativos. Ademais, a ansiedade e a depressão podem estar presentes nesse período, sendo a última o transtorno mental com maior prevalência durante esse período, podendo trazer diversas consequências para a mãe e para o bebê. 
  • Puerpério: O puerpério é o período de adaptação após o parto no qual o sistema reprodutor da mulher retorna ao seu estado anterior à gravidez. Neste período muitos sentimentos podem surgir, ligados à combinação de perdas e adaptações desta fase, ou então as mudanças no corpo, a experiencia do bebê não mais idealizado e sim real e muitas vezes a falta de atenção própria devido as demandas do bebê.

Sendo assim, o planejamento familiar engloba diversos períodos, desde a vontade (ou não) de reproduzir até as consequências e desafios que englobam este momento juntamente com o puerpério. Portanto, o psicólogo tem como objetivo, auxiliar em todas essas fases, para que elas possam ser o mais leve e positivas possíveis, quais sejam as escolhas e quais sejam as famílias em questão.

 

Ana Laura Anselmo Berton

Psicóloga clinica

CRP: 06/177210

Ana Laura Anselmo Berton
Últimos posts por Ana Laura Anselmo Berton (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.