Treino encoberto: veja como se preparar para a partida

Treino encoberto: veja como se preparar para a partida

Você já ouviu falar sobre o treino encoberto? Ele é uma técnica muito útil que pode ser usado em pequenos espaços de tempo para ajudar você a aprimorar sua mecânica dentro do jogo.

O preparo técnico é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para qualquer jogador, principalmente para quem almeja o cenário profissional. Entretanto, às vezes é necessário aprender coisas novas em curtos espaços de tempo, como jogar uma matchup diferente, por exemplo.

Nessas situações o treino encoberto vai lhe ajudar bastante. A seguir vou explicar o passo a passo do que precisa ser feito para que essa técnica funcione. Confira!

Entenda quais são seus objetivos

O treino encoberto é uma técnica simples, mas muito eficaz. Só que para ela funcionar, você precisa ter uma ideia muito clara do que deve ser feito durante sua partida. Não adianta apenas pensar que quer vencer.

Se você vai jogar um moba, por exemplo, seria interessante pensar nas micro jogadas, como as trocas na lane, o farm, o controle de visão e as rotações. Quais são seus objetivos iniciais?

Em uma matchup desfavorável, você provavelmente vai querer apenas juntar recursos. Então, que tal seu objetivo ser “não morrer até os 10 minutos de partida” e “conseguir 100 de farm até os 12 minutos”?

Além disso, veja, também, o que é preciso fazer na lane. Quando é a melhor hora de atacar? Quando é que você consegue ganhar a troca? Em que momentos você deve recuar por que o jungle está se aproximando?

Tende pensar em todas essas questões antes de entrar na partida. Aproveite o tempo de seleção de personagens para elaborar essas micro jogadas em sua mente.

Escolha a melhor estratégia

Além do micro game, você provavelmente sabe que as macro jogadas são fundamentais para alcançar a vitória, correto? Elas envolvem trabalho em equipe, controle de objetivos globais e uma boa estratégia.

Só que as macro jogadas não começam do nada. Alguém do seu time precisa dar as chamadas, iniciar as rotações, controlar a visão inimiga e impedir que os oponentes acumulem recursos.

Que tal você ser essa pessoa? Após entender o que deve ser feito em seu jogo individual, comece a pensar sobre objetivos maiores. Imagine quando é que uma rotação é necessária, em que momentos você deve abandonar sua posição etc.

Lembre-se de considerar os objetivos globais e as características de cada jogador da sua equipe. Pense sobre os melhores momentos para conquistar os alvos e preocupe-se em evitar riscos desnecessários.

Feche os olhos e treine

Depois de ter pensado em tudo isso, chegou a hora de fazer o verdadeiro treino encoberto. Até aqui eu só falei de como você coleta informações, agora vamos ver o que deve ser feito com elas.

Primeiramente, você precisa entender que o treino encoberto é uma prática que usa a imaginação. “Ah, mas isso funciona?”. Sim, meu caro amigo, pensar em algo ou fazer a coisa na vida real são comportamentos equivalentes.

Não importa se estamos fazendo ou pensando em alguma atividade, nosso cérebro interpreta as duas informações exatamente da mesma maneira. Isso significa que as áreas ativas do cérebro são as mesmas para quando você está jogando ou quando está pensando em jogar.

Como o esporte eletrônico não exige tenacidade muscular, ao treinar nosso cérebro acabamos melhorando o desempenho durante as partidas. Bem interessante, não é mesmo? Essa situação não acontece com um fisiculturista, por exemplo.

Por isso o treino encoberto é tão útil para atletas e jogadores casuais dos e-sports.

Dito isto, que tal partirmos para a prática?

O treino encoberto é uma atividade de imaginação. Você precisa fechar seus olhos, relaxar o corpo controlar sua respiração e se imaginar jogando. É muito importante que você sinta como se estivesse jogando de verdade.

Durante esse treino (é legal usar o tempo de carregamento das partidas para fazê-lo) você precisa executar as jogadas que fará no game. Pule as partes monótonas e foque nos principais objetivos, aqueles que você já delimitou na tela de seleção de personagens.

Preste atenção no movimento dos seus dedos, nas ações feitas dentro do jogo, na movimentação do oponente e nas suas respostas em relação a cada acontecimento. Veja o tempo de partida, como você fez cada rotação e sinta a sensação de fazer as coisas dessa maneira.

Abra os olhos após terminar de imaginar isso. Feche-os novamente e repita o treinamento mais uma vez. A cada nova vez que for fazer o treino, passe as imagens mais rapidamente na sua mente, sempre tentando treinar o máximo possível antes da partida começar.

Use o treino encoberto na sua vida

Além de essa ser uma excelente estratégia para se preparar para as partidas e evitar a derrota, você também pode usar o treino encoberto na sua vida. Com ele dá para se preparar para uma prova difícil ou uma apresentação de trabalho.

Eu sei que, apesar de parecer simples, o treino encoberto exige bastante esforço e dedicação. Provavelmente suas primeiras tentativas não vão ter a consequência que você gostaria, mas eu tenho uma boa notícia: quanto mais treino for feito, melhores serão os seus resultado!

Se mesmo sabendo disso você ainda fica com alguma dificuldade para usar o treino encoberto, tudo bem. Pode me chamar que eu lhe ajudo a colocar isso em prática!

Wendell Coutinho
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.