Psicologia, sexualidade e gênero: a experiência de ser pessoa trans no Brasil

Ser pessoa transexual ou transgênero deixou de ser considerado doença mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, depois de muitas lutas e reivindicações de direitos pelos movimentos sociais. Entretanto, a realidade social brasileira é cruel e permanece atacando … Continue reading Psicologia, sexualidade e gênero: a experiência de ser pessoa trans no Brasil

Exposição ao risco de contágio: como a ideação suicida opera em tempos de pandemia

A emergência da pandemia da Covid-19 e as ações de isolamento e distanciamento social impactam diretamente sobre a saúde mental e emocional da população. Durante tamanha crise, as perspectivas de vida e de futuro minguam, as esperanças se esvaem e … Continue reading Exposição ao risco de contágio: como a ideação suicida opera em tempos de pandemia

Psicologia, sexualidade e gênero: como a violência de gênero opera na pandemia?

A sociedade funciona ainda com sistemas de marginalização que aumentam a vulnerabilidade de pessoas com as diversas identidades de gênero, principalmente em relação às mulheres e pessoas trans. O machismo, a misoginia, o patriarcalismo e a transfobia são violências estruturais … Continue reading Psicologia, sexualidade e gênero: como a violência de gênero opera na pandemia?

Psicologia, sexualidade e gênero: identidade de gênero e orientação sexual são a mesma coisa?

Existem ainda muitas dúvidas e confusão entre a diversidade das identidades de gênero e orientações sexuais. Embora o número de pesquisas e conteúdos informativos venha aumentando exponencialmente nos últimos anos, boa parte da população continua desinformada e confusa acerca desses … Continue reading Psicologia, sexualidade e gênero: identidade de gênero e orientação sexual são a mesma coisa?

Psicologia, sexualidade e gênero: como as relações de gênero podem interferir no seu cotidiano?

O gênero pode ser interpretado muitas vezes como um conceito abstrato, teórico e ideológico que sofre distorções que implicam, sutil ou intensamente, no cotidiano das relações sociais e estruturais da sociedade. Você pode não perceber diretamente, mas as relações de … Continue reading Psicologia, sexualidade e gênero: como as relações de gênero podem interferir no seu cotidiano?