Psicologia geral

Atendimento On-line de psicólogos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), pela resolução nº 011/2012, estabelece normas técnicas para o atendimento on-line feito por psicólogos. A resolução pode ser conferida na íntegra aqui.

Considerando o Código de Ética dos psicólogos esta resolução regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

Os serviços reconhecidos pelo CFP por meio de comunicação a distância devem ser pontuais, informativos e focados no tema proposto, por isso as Orientações Psicológicas não podem ultrapassar 20 encontros virtuais, sejam eles síncronos (por vídeo) ou assíncronos (por exemplo, e-mail).

Existem regras quanto ao site onde o serviço é oferecido. Entre outras, estão: Identificar o nome e número do registro no CRP do psicólogo que prestará o serviço; informar o número máximo de sessões (20) que esta resolução permite e manter links na página inicial para o Código de Ética Profissional dos psicólogos; a resolução 011/2012; o site do Conselho Regional de Psicologia e o site do Conselho Federal de Psicologia.

A equipe Psicologia Viva montou um site que atende todas as exigências do CFP, onde os psicólogos podem se cadastrar e alugar consultórios virtuais para fazer os atendimentos. Cada consultório virtual é um site a parte, com endereço próprio, exclusivo do psicólogo que o utiliza e que também atendem as normas da resolução 011/2012.

O atendimento por meios tecnológicos de comunicação a distância possibilita manter o vínculo entre psicólogos e pacientes que por motivos maiores precisarem interromper os encontros regulares no consultório, seja por dificuldades temporárias de locomoção ou viagem a negócios ou férias.

Em várias situações o atendimento on-line pode ser útil, como em entrevistas iniciais, por exemplo.

Tanto o Código de Ética quanto a resolução que regulamenta este tipo de atendimento exigem que o psicólogo fale sobre o sigilo das informações, sejam dados pessoais ou relatos do paciente em sessão. No caso dos atendimentos a distância é preciso também informar os recursos tecnológicos utilizados para isso, como firewall e anti-vírus.

O atendimento a distância não é uma nova profissão que surge com o avanço da tecnologia mas sim uma nova modalidade de atuação que acompanha a realidade atual mas, regulamentado por normas que visam garantir uma boa prestação de serviço.

https://www.psicologiaviva.com.br/psicologos/

Links:

Conselho Federal de Psicologia (CFP): http://site.cfp.org.br/

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP): http://www.crpsp.org.br/portal/

Resolução 011/2012: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdf

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75 Comentários

      1. Boa tarde, pode me enviar informações sobre o consultório virtual e o valor? No sistema on line do consultório existe link para os artigos em destaque da Psicologia VIVA?

    1. Boa tarde Débora. Com certeza alguém da Equipe Psicologia Viva entrará em contato com você.
      O CFP determina regras para a construção de sites que oferecem atenção online, porém a plataforma Psicologia Viva supre todas essas necessidades.
      Em vez de fazer um site basta você fazer o seu cadastro.

  1. Tenho a seguinte dúvida: Existe o limite de até 20 seções. Porém, você inicia com o cliente/paciente, chega neste limite de seções e o cliente/paciente deseja dar continuidade? Sou proibido de iniciar um novo contrato com o mesmo por mais 20 seções? Existe alguma interpretação acerca disto?

  2. Olá, gostaria de mais informações sobre como funciona e valores para obter um consultório virtual através da plataforma do Psicologia Viva.
    Obrigada

  3. Olá gostaria de receber mais informações a respeito de como obter meu consultório virtual. Quanto custa? Pode mandar todas as informações para meu e-mail?
    Grata!

  4. Gostaria de saber mais informacoes sobre o Consultorio Online, por favor encaminhar as informacoes no email mika,abdon@gmail.com Obrigada.

  5. Boa tarde, gostaria de receber em meu email as informações sobre o consultório virtual. Como funciona, o que preciso para cria-lo e valores. Agradeço desde já.

  6. Olá sou psicóloga e tenho o meu cadastro ativo, gostaria das informações referentes de como funciona os atendimentos, oque preciso para cria-lo…

  7. Boa tarde, sou psicóloga, gostaria de saber mais detalhes sobre o consultório virtual, forma de pagamento, como funciona… Obrigada, Claudia Marcia

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