Fragilidade nos tempos atuais: qual a importância em ser frágil?

fragilidade
Fragilidade nos tempos atuais: qual a importância em ser frágil?

Você, quando criança, já deve ter ouvido que não podia chorar em público, ficar triste e mostrar a sua fragilidade aos outros, não é mesmo?

Mas qual a importância da fragilidade?

Foi essa a pergunta que a nossa equipe fez para Laíza Carreira, psicóloga da Psicologia Viva que explicou mais detalhes sobre o tema.

Veja só!

O que é fragilidade

Afinal, o que é ser emocionalmente frágil? Uma pessoa com emoções frágeis tem dificuldades em gerenciar as emoções, se desestabilizando mesmo com pequenas preocupações.

“Alguns teóricos consideram a fragilidade como algo quebradiço”, diz a profissional.

É importante salientar que os momentos de tristeza e de irritação podem causar uma instabilidade emocional.

 

E qual a diferença ente fragilidade e vulnerabilidade?

“Pensando na epistemologia da palavra, a vulnerabilidade vem do latim e significa o que pode ser ferido ou atacado”, afirma a psicóloga.

Dessa forma, as pessoas vulneráveis são aquelas que estão “desprotegidas”, em alguma situação frágil.

Sexo frágil

Provavelmente, você já ouviu que as mulheres são o sexo frágil.  A frase, inclusive, é dita há muito tempo e historiadores apontam registros na Idade Média.

E por que isso acontece?

A psicóloga explica que a sociedade ainda entende fragilidade à fraqueza física, não emocional. Dessa forma, a mulher é colocada em uma posição de sexo frágil.

“Entretanto, estatisticamente, as mulheres vivem mais anos por cuidarem mais de suas emoções”, diz a profissional.

Vale a reflexão: todos nós não somos apenas potência e força.

“Ninguém é só luz e ninguém é só sombra”.

 

Como agir
O importante é entender que não há um certo e um errado e que é preciso entender o que estamos sentindo.

“É muito nesse sentido de olhar para as emoções, olhar para o que emerge”, aconselha Dra. Laíza.

Buscar atendimento terapêutico pode ser o primeiro passo! Saiba mais detalhes e conheça melhor a Psicologia Viva, empresa da Conexa.

 

Um poema de Renata Stein:
Pessoas vulneráveis são a beleza manifesta do que brota da Terra. São seres que pulsam, transbordam, rompem, arriscam.
Corpos em revolta se contorcendo de raiva, medo, deleite e prazer, estabelecendo conexões verdadeiras, gargalhando felicidades e nervosismo, se descascando de suas certezas e abraçando a mudança, se despedindo de suas armaduras, proteções e medos para viverem trocas reais e conectadas. 
Conscientes de seus corações dão voz às pulsações. Sentindo a terra e a água de ser quem se é, percorrem caminhos de renovação.
Seres que não paralisam suas emoções, vulneráveis, se doando, olhando no olho, sendo fortes e corajosos, contorcendo de dor, de insatisfação revolvendo suas entranhas em busca de reflorescimento, se despedaçando para se reconstruir. Estar vulnerável é estar vivo.
Se não, o corpo é como um pedaço de carne. Se não vazio e frio, desamor e desconexão. Vulnerabilidade é permissão para uma nova pele a todo momento, para estar um passo mais perto do eu. Descascar-se de apegos, passado, preconceitos e verdades. 
Reconhecer quando a pele que habitava não é mais capaz de acolher o novo e a nova que habitará e um dia tampouco representará. Ir descansando-se aos poucos do que você pensa ser, renascendo quem você tem potencial para ser.
Vulnerabilidade é sobre a verdade do coração exposta ao mundo. Esconder é couraça de proteção e vulneráveis são corpos-exposição. Vulnerabilidade é sobre sinceridade profunda.

Fonte
Laíza Carreira é psicóloga da Psicologia Viva, pós-graduada em Arteterapia e em Aprimoramento Psicologia e Trabalho Corporal em Tempos de Pandemia. A profissional é especialista em compulsões, conflitos familiares, síndrome do pânico e depressão, entre outros temas.
Agende uma consulta clicando aqui.

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.