(Filme) Parasita: Onde o amor impera, não há desejo de poder

(Filme) Parasita: Onde o amor impera, não há desejo de poder

Introdução

O filme Parasita realmente possui muitas mensagens, e também muitos ensinamentos à população mundial; além do contexto de três classes sociais (vou falar assim: rico (família Park), pobre (família Kim) e miséria (a primeira governante e seu companheiro), existe a realidade da desigualdade social, tecnologia e as questões sobre status, amor e poder.

Se você pesquisar o significado de parasita, irá compreender mais ainda o enredo do filme: Organismo que vive dentro de outro organismo, obtendo alimento e não raro, causando-lhe dano. Ou: indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça.

Então, comecemos a análise. A partir do significado do tema do filme, vamos ver a dependência de duas classes sociais (pobre e miserável) na classe rica. Isso com intensidade e oscilação de sentimentos das duas classes, pela família Park.

No entanto, na maior parte do filme, o foco é na família Park e família Kim — ambas possuem o mesmo número de pessoas (4), sendo os papéis: marido, esposa, filha e filho. Tais famílias começam a ter uma relação de hierarquia: patrões e empregados; é daqui o início do contexto do filme.

Análise dentro da abordagem Analítica de Carl Gustav Jung

Os Kim são pobres e vivem em um porão, cuja situação é de extrema luta diária pela sobrevivência. Os pais estão desempregados e lutam para ter o básico, trabalham modelando caixas para pizza. Mas, nem neste serviço conseguem se manter. Aí entram os filhos ajudando também, mas sem êxito. Os filhos, mesmo ajudando, querem crescer na vida e começam a utilizar a inteligência: canalizam a libido para fins manipuladores em busca do poder.

Através de uma proposta e indicação de um amigo para Kim – Ki – woo, de tornar-se tutor da filha primogênita dos Park (fingindo ser quem não é, assumindo um papel que ele sempre idealizou), começando a obsessão doentia pelo poder. Um por um dos membros da família começam a entrar na mansão dos Park através de ambição desenfreada, ganância, mentiras, falcatruas, falsidade, enganos, manipulação, sem medir a consequência de tudo isso.

Através de uma idealização desses personagens (no qual, era realmente o que cada um gostaria de ser), cito uma frase famosa de Jung: Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.

Este é mais um filme citando a sombra da sociedade. O uso de máscaras, os defeitos não trabalhados e aceitos de maneira equilibrada, vindo à tona como uma revolta. Tal revolta camuflada de bondade e engano.

A partir daqui relato mais: os Kim agora querem poder, custe o que custar. Fazendo o que for possível ou impossível para sair da situação de pobreza, humilhação e descaso. A busca pelo poder começa a dar sinais que não precisa – se mais das formas honestas de trabalho para vencer na vida. Assim, Kim – Ki – Woo é indicado por um amigo para ser tutor da primogênita dos Park – Da – HYE, iniciando, assim, a infiltração.

Este, usará de todos os pontos fracos dos Park para infiltrar cada membro da família. Ele observa cada falha e vai tirando proveito daí. Exemplo: a carência da primogênita, a agitação da criança, a preocupação excessiva e protetora da mãe e, ao mesmo tempo como é ela quem toma as decisões da casa, pois o marido trabalha muito, a alergia da governanta e assim sucessivamente. 

Tendo observado esta mãe e sua fragilidade. Ela é tão preocupada que dá sinais de superproteção, comportamentos manifestos de TOC (também do esposo), pela casa e por cada um da família deles. O perfeccionismo também impera, mas é um lar que ainda vejo o amor. Nestas brechas entram os demais integrantes da família Kim dentro da mansão. Através de planos destrutivos, sem nenhuma piedade, a infiltração está completa. Sabendo que os Park são orientados por indicação, status e admiram pessoas conceituadas e estudiosas, não buscando mais informações de cada pessoa que entra na casa deles, eis que o domínio já está realizado!

Aqui o famoso ditado: as aparências enganam, vira uma grande afirmação!

Dominando aos poucos, os Kim tramam e tiram de cena um a um dos obstáculos (vou chamar assim) que os impedem de concretizar cada plano. As tramas e manipulações ganham força, e sucessivamente geram consequências trágicas. O único que ainda demonstra sentimentos e emoções é o pai. Mas mesmo assim, é repreendido e puxado para as tramas em prol do poder.

Ele consegue demonstrar empatia, arrependimento, preocupação com o outro. Mas nesta altura do campeonato, o poder entra em cena e a razão é necessária. Os demais sabem lidar com suas emoções, possuem autocontrole. Isso tudo utilizado com muita cautela, audácia e sem nenhum receio de machucar alguém. Os sentimentos e emoções não podem ultrapassar a muralha que os cerca. O que passa desta muralha, são jogos de interesse.

O desfecho catastrófico do filme

Como sabemos que tudo que fazemos sempre terá um retorno, aqui menciono que a lei do retorno veio mesmo. Mesmo quando tudo for planejado com riqueza de detalhes como um crime, sempre haverá pistas. Esta pista foi a brecha deles. A ex-governanta sabendo da rotina dos Park, aparece e consegue entrar na casa, destruindo aos poucos tudo que os Kim armaram. Começa aqui a queda deles.

Eles descobrem que a ex-governanta, escondia uma pessoa (que mesmo naquela situação, demonstrava gratidão pelos Park, principalmente pelo senhor Park no porão da mansão), vivendo em condições piores que a deles. Tudo naquela noite conspirou a favor do início da queda dos Kim, que também gerou a queda de todas as classes envolvidas no enredo.

Aqui começa uma série de descobertas de ambas as partes, onde começa também um jogo de manipulação pelo ganho do poder e permanência na casa. Infelizmente entra em cena a violência física, no qual tem como consequências os crimes. Devido as situações, presenciamos situações de surtos, histeria e morte. Mas através destas situações, o verdadeiro EU de cada um vem à tona. Infelizmente, de forma trágica, mas como mencionei: há sempre uma consequência para tudo que realizamos!

No aniversário do caçula dos Park, a tragédia acontece e vale ressaltar: o caçula tido como anormal, é na verdade o mais sensato. Percebeu muitas coisas, inclusive o mesmo cheiro na roupa de cada membro dos Kim. A festa é transformada em tragédia, sangue e muita violência. Todas as famílias perderam familiares, todos sofreram o processo de perda e luto e ainda teve mais consequências: instabilidades emocionais, as sequelas do filho dos Kim, a mudança de casa dos Park, a perda da ex-governanta. O fim foi o mesmo para todos. 

Mas mesmo com a venda da casa dos Park, outro Parasita se instala lá: o pai (Kim). E mesmo o filho sobrevivendo e morando com a mãe, continuam a viver na ilusão de que vão sair desta situação um dia, ou seja, uma projeção que infelizmente não ocorrerá. O filho não aceita e não se adapta à realidade, gerando um mundo de fantasia, onde se vê comprando a casa e vivendo lá.

Aqui, observo a obsessão da parte do filho pela casa e seu contexto de uma vida de luxo, poder e status.

Conclusão

Realmente, vivemos em um mundo onde os sentimentos estão sendo enterrados, onde o amor não possui importância, independente da classe social.

Quer conhecer uma pessoa? Dá-lhe poder!

O poder encobre o amor, e dependendo da personalidade, pode levar-nos a situações onde podemos até alcançar o topo de uma montanha, mas nunca nos levará a tocar o céu! A queda será maior e causará graves danos ou sequelas. Mas tocamos no céu agindo com amor, trabalho honesto e com bom caráter? Também não!

Sabemos que no caminho da individuação nunca seremos perfeitos, mas vamos aprender a lidar com frustrações, enfrentando situações negativas com equilíbrio, canalizando a libido de forma certa e harmoniosa. A busca pelo poder ocorre em qualquer classe social, em qualquer pessoa. A tecnologia está estimulando a ganância e a facilidade na obtenção de informações. Mas nem sempre estão sendo utilizadas para o bem. Precisamos observar mais o bem x mal.

O mal, com efeito, vem criando força e sendo admitido e aceito na personalidade humana com muito mais frequência.

Que possamos refletir e muito com o Parasita!

Últimos posts por Simone Goncalves Vieira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.