Psicologia do Esporte – Como é atuação do Psicólogo no esporte?

Psicologia do Esporte – Como é atuação do Psicólogo no esporte?

A Psicologia do Esporte é a ciência que estuda a otimização da performance de atletas e equipes. Através da compreensão da influência das emoções e sentimentos na boa realização do esporte é possível auxiliar para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Que tal entender um pouco melhor sobre como a Psicologia pode auxiliar atletas profissionais e amadores a ter melhores rendimentos?

O que é psicologia do esporte?

A Psicologia do esporte é considerada o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício e atividade física e aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana¹.

Mente e esporte

É interessante ver a quantidade de pessoas hoje que pratica corrida nas ruas. É um esporte democrático e de baixo custo, não é obrigatório um investimento em equipamentos, você precisa de você mesmo e de roupas e calçado confortáveis apenas.

Entretanto, se você está despreparado “mentalmente” será muito difícil conseguir correr longas distâncias, por mais que tenha capacidade física para isto.

Imagine só, é um dia propício e você está pronto para iniciar sua primeira corrida. UAU! Você está realmente animado, vestiu-se, ajustou os cadarços e o celular (para medir a distância e tempo percorrido, óbvio), respirou fundo e foi. Eis que está tudo bem, mas começa a pensar sobre milhares de outras coisas que nada tem a ver com aquele momento.

De repente, percebe que existe uma dificuldade de respirar e de continuar correndo bem. Olha no celular e percebe que correu 400m apesar de ter certeza que já tinha atingido 1km.

A sensação de que não vai conseguir atingir sua meta inicial, de 2km, começa a aumentar. Sente que seu corpo não responde e assume que é incapaz. Por fim, faz 1km e sente que não é possível atingir a meta.

Este exemplo é de uma pessoa comum mas você pode identificar que a pessoa estava preparada para iniciar um treino físico em todos os aspectos menos o emocional. Saber lidar com a dificuldade inerente a realizar um esporte requer treino físico e mental.

O principal aspecto aqui é ser capaz de gerenciar a ansiedade e os pensamentos enquanto pratica o esporte.

O ideal para atletas

O atleta necessita aprender lidar com a ansiedade e responder adequadamente as pressões por resultados. Muitas vezes, o treino é ótimo e consegue ter um alto rendimento, mas ao chegar na competição não se tem os resultados esperados. Ser capaz de fazer um gerenciamento emocional adequado é essencial e inegável.

Ouvimos muito treinadores a falar “precisamos estar prontos psicologicamente para esta partida”. É inegável que atletas que saibam utilizar ferramentas adequadas para não se deixar levar pela emoção do momento irão apresentar ótimos resultados. Mas como conquistar essas ferramentas?

O que é principal é conhecer sua limitação/fragilidade. Reconhecer e assumir qual a sua limitação/fragilidade é o primeiro ponto para encontrar outras soluções para essa questão.

Nem todos irão ter dificuldade em lidar com a pressão, mas talvez você tenha. Encontrar a razão pela qual essa dificuldade exista e traçar um novo caminho quando ela aparece é uma das maneiras de conquistar melhores resultados.

Mais ainda do que perceber os aspectos a serem melhorados, é muito importante saber quais os seus pontos fortes. Quais as melhores características que tornam você bom nesse esporte?

Não valem comparações com outros que você julga “melhores” que você. O que queremos aqui é saber o que em você é muito bom para fortalecer ainda mais esses pontos.

Exercendo o equilíbrio entre limitação x capacidade o atleta pode ser capaz de experimentar equilíbrio durante a competição.

Essa temática é muito extensa e, é possível falar sobre assuntos muito específicos sobre atletas que competem individualmente e em grupo. Mas, antes de estender mais o assunto nos conte você o que te interessa e quais as tuas dúvidas? Espero que tenha gostado.

¹American Psychological Association. Com cede nos Estados Unidos, a APA tem por objetivo, a atualização e conceitualização de novos campos de atuação da Psicologia no mundo.

Nathalia Brandolim Becker
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.