Saiba mais sobre a psicologia das emoções

Mulher sentada expressando preocupação, estudo da psicologia das emoções
Saiba mais sobre a psicologia das emoções

Você recebeu uma notícia boa e abre um sorriso. Seus filhos aprontam na escola e você fica aborrecido. Essas e outras expressões sentimentais que fazemos inconscientemente são pesquisadas pela psicologia das emoções.

Essa área do conhecimento dispõe de técnicas e estudos para tentar compreender de onde vêm as emoções. Também tenta explicar quais são as expressões mais comuns entre os seres humanos.

Quer saber mais? Acompanhe o texto e conheça alguns aspectos sobre a psicologia das emoções. Confira!

O que é a psicologia das emoções

Este é o ramo da Psicologia que busca entender como as emoções acontecem, considerando os fatores internos e provocações externas. Por meio de pesquisas científicas, a psicologia das emoções quer saber como elas interferem no comportamento humano.

Para essa ciência, a emoção é um estado mental e fisiológico que está ligado a uma variedade de sentimentos, pensamentos e maneiras de agir. Por exemplo, uma emoção se manifesta de maneira subjetiva por meio dos afetos. Ela também pode se expressar pelas vias fisiológicas, que são o suor excessivo, as pupilas dilatadas e o batimento cardíaco acelerado.

Ainda, a emoção traz modificações comportamentais. É o caso da mudança de voz, na postura e nos movimentos. Sem falar das expressões faciais. Todas essas manifestações são objetos de pesquisa para a psicologia das emoções.

As teorias das emoções

São muitas as teorias que tentam explicar as emoções. Alguns especialistas as consideram fruto de fatores culturais, outros de momentos afetivos e ainda há aqueles que pensam que emoções são processos simplesmente cognitivos.

Por exemplo, existem estudos que demonstram que a emoção advém de uma sensação momentânea. Ou seja, circunstâncias de cunho afetivo modificam o comportamento psico-fisiológico do sujeito e provoca determinada emoção.

Outros estudos indicam que a emoção é uma resposta neurológica. Isto é, ela é produto do sistema nervoso que reage a um estímulo específico.

Para o mestre da evolução das espécies, Charles Darwin, as emoções, principalmente aquelas que advêm das expressões faciais, são inatas. Quer dizer que já nascemos sabendo exprimi-las, como ele mesmo constatou em sua observações em primatas e pessoas que nasceram cegas que sabem expressar emoções naturalmente.

As emoções mais comuns

As emoções não variam muito nas diferentes culturas. O que ocorre é uma mudança na transformação facial para representar cada uma. Sendo assim, as emoções mais frequentes são a raiva, a alegria, a tristeza, o nojo, o medo e a surpresa.

Essas emoções foram retratadas no filme Divertida Mente. A animação traz em seu enredo personagens que representam as emoções mais básicas nas pessoas. O filme se baseou em estudos de psicologia das emoções para formular as habilidades de cada personagem.

Mas, essas emoções não são as únicas. Elas podem dar origem a outras, misturando-se entre si. Por exemplo, a decepção é produto da união da tristeza com a surpresa.

É interessante perceber que as emoções podem surgir em contextos teoricamente inapropriados. É o caso da pessoa ter um ataque de pânico em um ambiente aparentemente acolhedor e tranquilo. Situações como esta demonstram um descontrole no mecanismo das emoções e suas relações com o meio externo. Mais um campo de estudo para a psicologia das emoções.

Conclusão

Essas foram algumas informações sobre a psicologia das emoções. É importante sempre sentir que há um equilíbrio entre as emoções mais comuns. Caso você esteja sofrendo com emoções muito intensas ou queira desenvolver maior controle das emoções e inteligência emocional, é interessante procurar por uma orientação psicológica e entender como funciona o trabalho de um psicólogo.

Se você sente que algo está fugindo do controle emocionalmente? Leia mais sobre saúde emocional.


Referências:

Bock, Ana Mercês Bahia, Odair Furtado, and Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Psicologia. Saraiva Educação SA, 2019.

MENDES, JESSICA PAULA DE PÁDUA. “O TRABALHO DO PSICÓLOGO NAS EMOÇÕES INFANTIS: CONSIDERAÇÕES NEUROFISIOLÓGICAS DAS EMOÇÕES.” (2019).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.